Jomar eleito um dos melhores zagueiros da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 30/09/2013 - 15:29
comentário(s)

Fazer três gols num jogo não é fácil. Mais difícil ainda é conseguir o chamado "hat-trick" sobre uma defesa como a do Corinthians, que em 23 partidas só havia levado 13 gols, simplesmente a melhor do campeonato. Gilberto, atacante da Portuguesa, conseguiu. Foi ele o principal responsável pela histórica goleada da Lusa, por 4 a 0, sobre o Timão, jogo em que mostrou todas as suas credenciais de atacante. Gol de cabeça testando para o chão para abrir o placar; arrancada em velocidade e drible no goleiro para marcar o segundo; e alguma dose de sorte no lance do terceiro gol, em que não pegou em cheio na bola, mas colocou-a na rede. Gilberto recebeu 9,5, nota até então dada apenas a Luan, do Cruzeiro, que também havia feito três gols na oitava rodada, contra o São Paulo. Podem tirar o chapéu pois ele é, com toda a justiça, o craque da rodada#24 do Troféu Armando Nogueira.

De quebra, Gilberto tornou-se vice-artilheiro do Brasileirão, agora com 11 gols (confira a artilharia do Brasileirão). Acima dele, apenas Éderson, do Atlético-PR, que fez mais dois, chegou a 15 e também integra a seleção da rodada. O trio ofensivo se fecha com Maikon Leite, do Náutico, um dos três jogadores de times que estão na zona de rebaixamento que conseguiram ser os melhores de suas posições nos jogos do fim de semana. Os outros são os zagueiros Jomar, do Vasco, e Ferron, da Ponte Preta.

Apenas duas equipes emplacaram mais de um jogador. A Lusa, além de Gilberto, teve o meia Souza na lista. Já o Grêmio tem o goleiro Dida e o lateral-esquerdo Alex Telles. Completam esta seleção o lateral-direito Ayrton, do Vitória, autor de dois gols na rodada, e os volantes Nilton, do Cruzeiro, e Willians, do Internacional.

Vale citar que pela primeira vez nenhum meia obteve nota acima de 7,0. E foram apenas quatro deles com tal nota. Em nenhuma das 23 rodadas anteriores os jogadores dessa posição haviam tido desempenho tão negativo. Para se ter ideia, sete volantes e oito zagueiros obtiveram notas igual ou superiores a 7,0 nos jogos deste fim de semana.

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

GOLEIRO

Ao longo do campeonato, o consistente sistema de marcação do Grêmio evitou que Dida tivesse que trabalhar demais com defesas difíceis. Geralmente, o goleiro tricolor não é tão exigido quanto foi dessa vez contra o São Paulo. No Morumbi, o ex-camisa 1 da Seleção Brasileira mostrou que ainda é capaz de ser decisivo. Sobretudo no duelo com Luis Fabiano, Dida levou a melhor, fez três ótima defesas e ajudou a garantir o resultado de 1 a 0 com uma nota 8,0. Vale a menção honrosa a Marcelo Lomba, do Bahia, outro grande destaque da posição na rodada e que recebeu a mesma avaliação por seu desempenho no 0 a 0 contra o Vasco.

LATERAL-DIREITO

Na 21ª rodada, Ayrton, do Vitória, já havia brilhado diante do Náutico e merecido pela primeira vez um lugar na seleção de uma rodada. Agora, na 24ª, ele repetiu a dose, com uma atuação ainda melhor. Neste domingo, contra o Atlético-PR, ele foi um dos principais responsáveis pelo triunfo por 5 a 3, sendo o autor de dois gols. No primeiro, cobrou a falta e contou com o desvio na barreira para acertar o ângulo. No segundo, matou o jogo a emendar de primeira um cruzamento de William Henrique. Não à toa levou 8,5 dos jurados do Armandão. Superou, entre outros, Corrêa, da Portuguesa, que também foi bem no fim de semana, com dois passes para gols no 4 a 0 sobre o Corinthians.

ZAGUEIROS

A disputa entre os zagueiros foi boa nesta rodada. Oito deles receberam nota 7,0 ou mais. Os dois melhores foram Ferron, da Ponte Preta, e Jomar, do Vasco. O primeiro ajudou a parar o ataque do Botafogo e dar à Macaca a sua primeira vitória na história no Maracanã, por 1 a 0. O segundo não comemorou três pontos, mas teve atuação destacada no empate fora de casa, por 0 a 0, contra o Bahia. Ambos levaram 7,5, superando nomes como Dedé (Cruzeiro), Bolívar (Botafogo), Juan (Internacional), Wallace (Flamengo), Cris (Vasco) e Diego Sacoman (Ponte Preta).

LATERAL-ESQUERDO

Velocidade, persistência e precisão. Foi combinando essas três qualidades que Alex Telles, do Grêmio, garantiu mais uma vez um lugar na seleção de uma rodada deste Brasileirão. Ele volta a ser eleito o melhor de sua posição após 17 rodadas. Dessa vez, com uma nota 7,0 pelo que jogou contra o São Paulo. No lance decisivo, o lateral-esquerdo gremista acreditou que poderia alcançar o passe feito em profundidade, fez o cruzamento já sobre a linha de fundo e pôs a bola na cabeça do chileno Vargas, que fez o gol da vitória por 1 a 0. Assim, superou nomes como Uendel (Ponte Preta) e William Matheus (Goiás), que levaram 6,5.

VOLANTES

Curiosamente os dois melhores volantes da 24ª rodada saíram da mesma partida. No Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS), Nilton, do Cruzeiro, voltou a mostrar que também sabe fazer gols. Foi ele quem abriu o placar para a vitória de 2 a 1 da Raposa sobre o Internacional (assista ao gol, ao lado) e recebeu 8,0. Apesar de o Colorado ter sido derrotado, Willians também conseguiu se destacar. O volante roubou nada menos que cinco bolas e parecia uma barreira intransponível. Willians recebeu 7,5. Outros bons nomes da posição foram Luiz Gustavo (Vitória), Elias e Luiz Antônio (ambos do Flamengo), Pedro Ken (Vasco) e Dadá (Náutico), todos com 7,0.

MEIAS

Numa rodada de desempenho fraco dos meias, Souza, da Portuguesa, foi quem mais se destacou. Na base da experiência, ele soube controlar o ritmo do jogo, explorar as falhas cometidas pelo Corinthians e guiar a Lusa rumo à goleada histórica de 4 a 0. De quebra, deu belo passe, numa enfiada de bola para Wanderson marcar o gol que fechou o placar. Souza levou nota 7,0. Atuando no setor, outros três jogadores merecem ser citados pelo que fizeram no fim de semana: André Santos (Flamengo), Diego Morales (Náutico) e Luan (Atlético-MG).

ATACANTES

Por fim, entre os atacantes, o brilho incontestável de Gilberto, da Portuguesa, que conseguiu fazer três gols na até pouco tempo sólida defesa corintiana. O Timão ainda tem a zaga menos vazada da competição, com sobras, mas vai demorar a se esquecer da goleada de 4 a 0 imposta pela Lusa. Gilberto, que levou nota 9,5, comanda um ataque que tem ainda a presença de Éderson, do Atlético-PR, merecedor de um 8,5. O artilheiro isolado do Brasileirão, agora com 15 gols, fez mais dois na derrota por 5 a 3 para o Vitória (veja um dos gols, ao lado). O trio ofensivo se completa com Maikon Leite, do Náutico, lanterna que surpreendeu muita gente ao aplicar 3 a 0 sobre o Coritiba. Maikon também fez dois gols e levou 8,0.

Fonte: GloboEsporte.com