Manuel Barbosa fala das obras emergenciais feitas em São Januário

Sábado, 28/09/2013 - 11:04
comentário(s)

Além da luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco sofre em outro aspecto no segundo semestre de 2013. Por conta da característica antiga, preservando arquitetura e história do clube, o estádio de São Januário passa por obras urgentes que visam adequá-lo para a realização de jogos que não coloquem em risco a segurança do torcedor. A preocupação é considerável na administração Roberto Dinamite em virtude das cobranças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Durante a derrota por 2 a 1 para o Vitória, em 18 de setembro, um pedaço de reboco da marquise de São Januário despencou no local das sociais e caiu no gramado. O fato foi relatado pelas autoridades e iniciou a reforma urgente do setor sob o comando do departamento de patrimônio e engenharia.

O acidente frustrou os envolvidos, já que o espaço passou por uma inspeção recentemente. Porém, a última grande manutenção aconteceu há quatro anos. Na nova análise, até a parte elétrica está sendo trocada para evitar surpresas desagradáveis.

"Sabemos que São Januário é antigo. Estamos no processo de impermeabilização da marquise e teremos jogos no estádio normalmente. O serviço é demorado, pois aproveitamos para refazer a parte elétrica dos refletores. Vamos reformar tudo em termos de energia. O local sempre contou com a manutenção, mas o trabalho atual não era realizado há quatro anos. É um processo completo", afirmou o vice-presidente de patrimônio, Manuel Barbosa.

O time só volta a atuar no estádio no dia 24 de outubro, quando enfrenta o Goiás pela segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil. Por conta da punição aplicada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em razão da briga entre torcedores de Corinthians e Vasco, no estádio Mané Garrincha, a equipe realizará quatro jogos pelo Brasileirão longe dos seus domínios.

Desta forma, a obra para ampliação dos portões e catracas, que foi iniciada para receber o clássico contra o Fluminense (9 de outubro), teve o encerramento adiado para o final do mês de outubro. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar solicitaram as mudanças para facilitar o escoamento do público, aumentar a capacidade do estádio e dar maiores condições de segurança aos espectadores. Inclusive, os dirigentes apostam no novo modelo para mandar os clássicos no Campeonato Carioca de 2014.

"Não estamos com pressa. A obra ficaria pronta para o duelo contra o Fluminense. Agora, o acabamento será feito por volta do dia 15 de outubro. Quem criou o problema foi a torcida do Corinthians e nos sentimos frustrados por isso. Fizemos de tudo para atuar em casa. Era um direito do Vasco. Vamos seguir o trabalho para que não aconteça novamente. A parte do clube está sendo feita", encerrou Barbosa.

O duelo com o Coritiba (3 de novembro) é o único ainda sem local definido. As partidas contra Inter (3 de outubro) e Goiás (16 de outubro) serão realizadas no estádio Moacyrzão, em Macaé. Já o clássico entre Cruzmaltino e Fluminense acontece em Florianópolis.

Fonte: UOL