Futsal Base: Cria de São Januário, goleiro Caio Lus está de volta ao sub-20 do Vasco

Quinta-feira, 26/09/2013 - 10:08
comentário(s)

O goleiro Caio Lus, de 20 anos de idade, está de volta ao futsal do Vasco da Gama, compondo o time juvenil (sub-20). Com uma bela história em São Januário, ele chegou ao clube com oito anos de idade, para a categoria fraldinha do futsal - vindo diretamente de sua cidade natal, Bom Jesus do Norte, no estado do Espírito Santo.

De lá até o final o final de 2012, quando saiu para o Santos Futebol Clube tentando por uma sedutora proposta para atuar numa das até então melhores estruturas de futsal do Brasil e em meio aos problemas que marcaram o esporte no Vasco nos últimos anos, como atrasos no pagamento de ajudas de custo aos atletas do time sub-20, Caio, embora não tenha vingado no futebol de campo vascaíno, passou com sucesso por todas as categorias de base do futsal, até chegar ao sub-20, onde por alguma vezes conquistou com campeonatos estaduais da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), com destaque para a competição do segundo semestre de 2011, quando finalíssima foi disputada no Maracanãzinho e o Vasco foi campeão sobre a Casa de España/Botafogo com uma bela atuação do arqueiro durante todo o Campeonato - e também na final. Além disso, também foi vice-campeão da Taça Brasil sub-20, principal competição brasileira da categoria.

Devidos aos problemas no futsal santista, que cortou profundamente os investimentos e dificultou até mesmo a manutenção dos atletas alojados em Santos (o clube bancava apartamentos para os jogadores de fora), Caio teve a oportunidade de voltar para São Januário. Convidado pelo Departamento de Quadra e Salão vascaíno, o arqueiro, que é tido como uma das principais promessas do futsal brasileiro na posição, aceitou e retornou ao Vasco. Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, ele comentou sobre essa volta:

- A emoção é muito grande, é um clube que serve como referência para mim. E está me ajudando muito, tanto quando eu saí quanto agora, que eu estou voltando. Me apoiou, está contando comigo e isto é muito importante para mim. Eu contando com ele e o clube contando comigo também.

Caio ainda contou que se decepcionou com o clube santista durante esse período em que o defendeu, embora elogie a estrutura física para a prática do futsal. Ele também lamenta a sua sequência de lesões, que atrapalharam-no bastante, e diz que, embora profissionalmente não tenha sido vantajoso, pessoalmente o foi:

- Acho que foi uma boa experiência para a vida, não achei muito boa profissionalmente porque tive muitas lesões, fiquei muito tempo fora. Fiquei dois jogos fora por causa de transferência e depois muitas lesões, uma trás da outra. Não tive uma sequência boa de trabalho. Então, não profissionalmente, mas a experiência de vida foi muito boa, porque aprendi a lidar com as coisas - encerrou o goleiro, ao blog.

Entretanto, o Departamento de Quadra e Salão ainda corre atrás para levantar recursos para tentar inscrevê-lo na FFSERJ. Só pela transferência interestadual é cobrada a quantia de R$ 2 mil, e o vice-presidente Ricardo Leon Haddad e o gerente Marco Bruno procuram maneiras de poder inscrever o goleiro, que foi muito bem recebido de volta, já treina e é tido pelo treinador Marcelo Akra como "jogador de nível nacional".





Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco