Basquete Base: Pelo Estadual Sub-17, Vasco vence o Fluminense em São Januário: 61 a 49

Domingo, 22/09/2013 - 05:10
comentário(s)

O Ginásio do Forninho, em São Januário, recebeu no começo da tarde deste sábado (21/09) o duelo entre Vasco da Gama e Fluminense pela antepenúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete Infanto-Juvenil (Sub-17). E, como poucos esperavam, o Gigante da Colina surpreendeu, fez uma grande partida e bateu o vice-líder Fluminense com autoridade.

O jogo

O Vasco desde o primeiro segundo da partida já mostrou que estaria em um dia inspirado e que todos os ventos conspiravam a favor da Colina. Em um início arrasador, a equipe não dava a mínima chance à equipe tricolor. Logo de cara abriu surpreendentes 14 a 0 no placar, deixando pasmos todos os presentes no ginásio, principalmente os jogadores da equipe das Laranjeiras, que mesmo desfalcados, entraram em quadra com salto alto. Já no primeiros minutos os jogadores do Fluminense sentiram o que é jogar em São Januário, contra o Vasco da Gama, historicamente uma das mais tradicionais potências de basquete na América do Sul.

Além do peso da camisa, o que fez a diferença foi a determinação, garra e cada pingo de suor que transpirava dos atletas Cruz-Maltinos. Confirmando toda a evolução durante a competição, o Gigante da Colina fechou o primeiro set pelo placar de 20 a 5.

O Fluminense voltou para o segundo quarto assustado e com medo não só do Vasco, mas também de seu treinador, que extremamente irritado não cansava de dar broncas e mais broncas em seus jogadores. O que não adiantou muito, já que, apesar de entrar mais ligado do que no primeiro quarto, o Fluminense em nenhum momento conseguiu ficar a menos de 10 pontos do Vasco.

E o Vasco, mesmo com alguns momentos instáveis na partida, principalmente no segundo e terceiro quartos, não deixou de ser soberano na partida, provocando os erros tricolores e sendo eficiente no ataque.

No início do último quarto, o Vasco simplesmente começou atropelando, assim como no primeiro, e chegou a abrir 22 pontos no placar, aplicando 53 a 31. Aos poucos o Fluminense foi tirando essa larga vantagem do placar, já que atacava desesperadamente para evitar um vexame ainda maior. A vitória Vascaína foi confirmada com o placar final de 61 a 49.

Luíz Brasília, ídolo e atualmente treinador da equipe sub-17 do Vasco, comentou a vitória sobre o rival tricolor com exclusividade para o Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco. Muito mais calmo do que o habitual após as partidas e com um sorriso no rosto após a bela vitória, o técnico comentou o desempenho da equipe, mas com os pés no chão ressaltou as inconstâncias. Porém se mostrou satisfeito devido às dificuldades que os atletas do Vasco enfrentaram, alguns inclusive por terem jogado ontem à noite pela categoria sub-19 contra a forte equipe do Tijuca. A categoria juvenil é composta em grande partes por atletas do infanto-juvenil.

- Nós esperávamos fazer um bom jogo, realmente o Fluminense tem um plantel melhor do que o nosso, mas nós temos um bom plantel. Mas ele é muito instável. Minha preocupação era o cansaço dos meninos que ontem terminaram um jogo do juvenil às 11 horas da noite com um time todo de infanto-juvenil em quadra. Me preocupava muito o calor que está fazendo hoje e o cansaço, mas graças a Deus o time conseguiu se recuperar e deu o máximo que podia dar. Tivemos a sorte de um bom jogador do Fluminense que faz até a diferença ter se machucado e o time se impôs. É uma constante de altos e baixos, e o time não pode ser assim, tem que ser mais homogêneo, não pode ter tantos altos e baixos desse jeito - analisou o treinador Luiz Brasília.

Destaques

Com uma grande atuação de todos os atletas, é difícil destacar individualmente algum jogador do Vasco, mas o pivô Luiz Felippe, o ala Gabriel e o armador Matheus foram os destaques ofensivos do Vasco, sendo os cestinhas do Gigante na partida. Mas o conjunto prevaleceu, sem nenhum destaque absoluto.

Desempenho da equipe

É surpreendente a evolução da equipe do Vasco da Gama durante a competição. Prova disso é que no primeiro turno contra o mesmo Fluminense, jogando nas Laranjeiras, o Vasco havia perdido pelo acachapante placar de 99 a 44. A atitude dos atletas é diferente, atacam sem medo, defendem com mais responsabilidade, apesar de alternar momentos bons e ruins durante as partidas.

A vitória até certo ponto inesperada, colocou o Vasco em uma situação na qual pode sonhar com um 5º lugar na tabela de classificação, o que o livraria de cruzar com um dos favoritos já nas quartas de final. Após a partida, o treinador relatou ao blog CRVG - Em Todos os Esportes / SuperVasco a importância dessa vitória.

- Essa vitória faz muita diferença, define uma colocação melhor para gente, escapando dos mais fortes nos playoffs. Então temos um jogo contra o Jacarepaguá que obviamente temos que ganhar, e no último jogo decidiremos com o Iguaçu lá dentro, na casa deles, é um jogo difícil, mas temos amplas condições de sair com a vitória e nos classificarmos bem - concluiu o treinador.

Sequência na competição

O Vasco atualmente se encontra na 6ª posição, com os mesmos 19 pontos do ABIG/Jequiá, só que com uma vitória a menos. Nas últimas duas rodadas, o Gigante da Colina enfrentará o Jacarepaguá, penúltimo colocado e o Iguaçu, último colocado. Caso vença as duas partidas, como o esperado, a tendência é que o Vasco consiga alcançar a 5ª colocação, já que o ABIG/Jequiá enfrentará Flamengo e Municipal na sequência, e a tendência seria um tropeço ao menos em uma das duas partidas.

Caso se classifique em 5º, o Vasco provavelmente enfrentaria o Municipal nas quartas de final; caso permaneça em 6º, o Gigante provalmente enfrentará a forte equipe do Tijuca, um dos favoritos ao título. No ano passado, o Vasco terminou em 7° lugar no Campeonato da categoria.

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infanto-Juvenil (Sub-17):

06/04 – Vasco da Gama 32 x 42 ABIG/Jequiá (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
13/04 – Flamengo 104 x 56 Vasco da Gama (local: Gávea)
20/04 – Vasco da Gama 50 x 62 Municipal (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
04/05 - Vasco da Gama 53 x 70 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
11/05 - Vasco da Gama 56 x 34 Botafogo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
19/05 - Fluminense 99 x 44 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
08/06 – Vasco da Gama 69 x 33 Jacarepaguá Tênis Clube (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
19/06 – Vasco da Gama 71 x 68 Iguaçu (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
10/08 - ABIG/Jequiá 48 x 60 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
24/08 - Vasco da Gama 38 x 71 Flamengo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
28/08 - Botafogo 61 x 35 Vasco da Gama (local: General Severiano)
01/09 - Club Municipal 75 x 66 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
15/09 - Tijuca 65 x 48 Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
21/09 - Vasco da Gama 61 x 49 Fluminense (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
28/09 - 9h: Jacarepaguá Tênis Clube x Vasco da Gama (local: ginásio do Jacarepaguá Tênis Clube)

EQUIPE:

Em pé: Leonardo, Luiz Felippe, Giovanni, Daniel, Yan, Christiano Pereira (auxiliar-técnico) e Luiz Brasília (treinador)
Agachados: Breno, Gabriel, Matheus, Marvin, Abraão, Athila e Cássio Santos (estagiário)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco