Presidente da Federação diz que tem 2 opções de fórmula para o Estadual 2014

Quinta-feira, 26/09/2013 - 16:11
comentário(s)

Agora é oficial. Participando do programa Momento Esportivo, da Rádio Brasil, nesta quinta, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, confirmou que, ao invés do dia 12, o Campeonato Carioca iniciará uma semana depois da data proposta pela Confederação Brasileira de Futebol para o começo dos Estaduais em 2014.

"A Federação de Futebol não vai começar o campeonato no dia 12. Começaremos no dia 19 e isso é ponto definido. Porque teremos aí, do dia 7 ao dia 18, pelo menos, 11 dias de adaptação, o que é o que a lei previa (10 dias de preparação, no mínimo). Estamos respeitando aquilo que legalmente nos é estabelecido, nem que pra isso seja feito alguns ajustes na fórmula do campeonato, de forma que ele vai acabar na data que a CBF estabeleceu", disse o mandatário, que também levantou a hipótese de se mudar a fórmula de disputa do torneio.

"O que nos permite esse curto espaço de tempo é que nós venhamos a suprimir duas datas. Se a ideia é começar no dia 19 e antes era dia 12, perderemos duas datas. Isso nos faz trilhar dois caminhos: eliminar as semifinais de cada turno, que tem previsão no regulamento, ou vamos alterar a forma de disputa respeitando esse número de datas. E, uma das formas, é disputar o campeonato de forma direta (15 rodadas). E, ao final, os quatro primeiros colados fariam um playoff em ida e volta. Com isso, teríamos o limite de 19 datas respeitado. Essas são as duas alternativas que encontramos ", complementou o dirigente, omitindo a informação de como seriam declarados, em ambos os casos, os vencedores da Taça Guanabara (primeiro turno) e Taça Rio (segundo turno).

Ao derrotar o Fluminense por 1 a 0, em Volta Redonda, gol marcado por Rafael Marques, o Botafogo se tornou o atual campeão carioca.

Fonte: Futnet