Basquete Base: Christiano Pereira, técnico do Juvenil do Vasco, comenta a campanha da equipe no Estadual

Quarta-feira, 25/09/2013 - 14:55
comentário(s)

Após terminar na sétima colocação no Campeonato Estadual de 2012, o basquete juvenil do Vasco da Gama tenta melhorar a sua colocação em 2013. E tem boas chances de conseguir. Dentro de suas muitas limitações, a equipe, composta em sua maioria por atletas da categoria (sub-17 ou infanto-juvenil) teve um começo de Campeonato muito ruim, perdendo confrontos tidos como diretos por uma melhor colocação. A despeito da vitória sobre o Iguaçu na estreia, derrotas para Botafogo e Municipal comprometeram a campanha. No geral, já tendo disputado quatorze dos dezesseis jogos da primeira fase, o Vasco tem quatro vitórias e dez derrotas na competição.

Veio o segundo turno e a derrota para o Iguaçu no primeiro jogo foi um péssimo resultado. Além disso, o clube perdeu um dos principais atletas do time, Noan, que conquistou uma bolsa nos Estados Unidos. Ainda assim, uma sequência de boas importantes vitórias vascaínas em confrontos diretos (contra Municipal e Botafogo) embolou completamente o meio da tabela, com Flamengo, Tijuca e Associação Macaé de Basquete sendo os principais favoritos e o Fluminense, também com uma boa campanha, intermediando o pelotão de frente e o de baixo, que está muito equilibrado: Botafogo, Vasco, Municipal e Iguaçu brigarão nos últimos jogos para, com o lanterna Jacarepaguá tendo perdido todos os jogos e já sem chance de classificação, tentar fugir das principais equipes nas quartas de final. Em outras palavras: o objetivo dessas equipes é terminar em quinto para pegar o quarto Fluminense nas quartas de final. Com nove equipes na competição, os oito classificados aos playoffs já estão definidos, faltando apenas a definição dos confrontos nestas últimas rodadas.

Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, Christiano Pereira, treinador da categoria, elogiou muito a atuação da equipe nos últimos três jogos na competição: vitórias sobre Municipal e Botafogo (78 a 47 e 52 a 36 respectivamente) e derrota para o Tijuca (89 a 54), forte equipe que está num nível muito acima dos vascaínos:

- Nas últimas três rodadas a equipe teve uma crescente muito boa. Ganhamos do Municipal, de quem a gente havia perdido no turno de dez pontos, por 31 pontos de diferença. Uma postura diferente da equipe. Na mesma semana, na sexta-feira, tivemos uma partida contra o Botafogo, contra quem no turno havíamos ido muito mal com a equipe completa [derrota por 44 a 27], mas, mesmo aos trancos e barrancos, conseguimos uma vitória. Enfrentamos o Tijuca na sexta-feira passada numa partida que ao meu ver foi muito boa da equipe, sem o Alexandre, que é líder dentro do time, um dos maiores pontuadores, que estava suspenso por causa de uma confusão no jogo o Municipal. E, mesmo assim, a equipe se postou de uma maneira muito boa, tanto defensivamente quanto ofensivamente; só que, devido ao volume muito maior dos jogadores do Tijuca, que disputam campeonato adulto, disputam a LDB, que é a liga de desenvolvimento do NBB, saímos com a derrota.

O Vasco tem dois jogos importantes pela frente: nesta quarta-feira (25/09), enfrenta, com seu mando de quadra, o Fluminense a partir das 19h, no ginásio da ABVRJ. Depois, tem o confronto contra o lanterna Jacarepaguá, fora de casa. Christiano projetou estas duas partidas e disse que "a expectativa é muito boa":

- Temos duas partidas agora pela frente: uma contra o Fluminense e outra contra o Jacarepaguá, dois adversários que teoricamente estão brigando diretamente por vaga. Acho que dá para buscar essas duas vitórias. Conseguindo isto, acho que o meio da tabela vai ficar muito empatado e o que vai decidir vai ser confronto direto, cesta average. A expectativa é muito boa.

Para finalizar, o treinador, que possui vinte e sete anos no clube se somarmos o período como jogador e já comandou a equipe adulta de São Januário, enunciou a melhora da participação dos atletas da categoria infanto-juvenil como um fator importante para a melhora do rendimento da equipe juvenil nas últimas partidas:

- Os meninos do infanto estão ganhando uma rodagem boa, estão contribuindo mais durante as partidas do juvenil com pontuação, com uma participação muito melhor. Acho que para esse final de ano a equipe teve uma crescente boa - finalizou Christiano, ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco.

Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-19 (Juvenil):

05/04 - Iguaçu 47 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Iguaçu)
10/04 - Vasco da Gama 43 x 69 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 27 x 44 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
29/04 - Club Municipal 75 x 62 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
08/05 - Vasco da Gama 55 x 66 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 64 x 62 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/06 - Vasco da Gama 55 x 88 Associação Macaé de Basquete (local: ginásio da ABVRJ)
29/06 – Vasco da Gama 73 x 47 Jacarepaguá Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
07/08 – Vasco da Gama 52 x 61 Iguaçu (local: ginásio da ABVRJ)
21/08 - Flamengo 79 x 57 Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - Associação Macaé de Basquete 96 x 46 Vasco da Gama (ginásio do Tênis Clube Macaé)
09/09 - Vasco da Gama 78 x 47 Club Municipal (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 36 x 52 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 89 x 54 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - 19h: Vasco da Gama x Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)
13/10 - 10h: Jacarepaguá Tênis Clube x Vasco da Gama (local: ginásio do Jacarepaguá Tênis Clube)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco