Basquete Base: Sub-14 e Sub-19 do Vasco perdem para o Fluminense pelo Estadual

Quinta-feira, 26/09/2013 - 15:01
comentário(s)

No final da tarde e no início da noite desta quarta-feira (25/09), no ginásio da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ), o Vasco perdeu para o Fluminense na reta final da 1ª fase do Campeonato Estadual de basquetebol nas categorias sub-14 e juvenil (sub-19).

Sub-14 - C.R. Vasco da Gama 47 x 62 Fluminense F.C.

A equipe sub-14 vascaína encerrou a sua participação na 1ª fase do Campeonato, totalizando quatro vitórias e seis derrotas nos dez jogos disputados. Se perdeu todos os jogos contra os três favoritos (Flamengo, Tijuca e Fluminense), venceu os confrontos diretos (as quatro partidas que fez contra Botafogo e Jequiá, duas contra cada um) e avançou à segunda fase com a quarta colocação. Agora, os vascaínos esperam o quinto colocado, que muito provavelmente será o Botafogo, a não ser que o Alvinegro consiga surpreender nas últimas rodadas Flamengo e Tijuca, o que é tido como muito improvável. Se tudo ocorrer como previsto, o Vasco, contra qual adversário for, terá a vantagem de fazer dois jogos com mando de quadra na segunda fase na melhor de três. Como há apenas seis equipes na competição, não haverá a tradicional fase de quartas de final, com a primeira fase dos playoffs envolvendo o confronto do 3° colocado contra o 6° e do 4° contra o 5°, com os dois primeiros já avançando diretamente às semifinais. O objetivo vascaíno é estar ao final do Campeonato entre os quatro primeiros, e para tanto precisa superar esse confronto pela segunda fase.

Na partida desta quarta-feira contra o Tricolor, o Vasco fez um primeiro tempo muito ruim, e a partida foi para o intervalo com o placar de 32 a 19 a favor do visitante. No segundo tempo, os vascaínos conseguiram equilibrar a partida (o placar dos dois últimos quartos foi apenas de 30 a 28 para o Fluminense), embora em nenhum momento tenham ameçado a vitória do Flu.

Como destaques vascaínos na partida, Valquécio e Luiz Henrique anotaram 13 pontos cada um. Além deles, Vitinho e Thiaguinho anotaram seis pontos cada. Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, o treinador da equipe, David Gaglianone, fez um balanço da participação do Vasco na primeira fase do Campeonato Estadual da categoria sub-14:

- A gente teve muitos altos e baixos. Apesar de termos de termos chegado a um dos objetivos para esta categoria, que é estar entre os quatro primeiros, isso pode apagar tudo caso a gente saia já nessa primeira fase dos playoffs. O objetivo é chegar à semifinal, terminar entre os quatro primeiros. Tivemos muitos altos e baixos: no jogo contra o Flamengo na abertura do Campeonato, uma derrota por quatorze pontos de diferença, e no returno perdemos por um placar mais elástico; contra o Tijuca perdemos por dois placares elásticos. Tijuca, Fluminense e Flamengo ganham um do outro, e devido a esses altos e baixos que não conseguimos ir além. Contra Botafogo e Jequiá foram quatro partidas em que conseguimos as nossas quatro vitórias, mas mesmo assim muito inconstante dentro das partidas.

Por outro lado, David ressalta que vê qualidade da equipe e preconiza que os atletas tenham mais autoconfiança:

- Então a avaliação para essa primeira fase é de que a equipe esteve muito inconstante dentro dos jogos e do Campeonato, mas que tem qualidade. Os garotos precisam querer mais, acreditar mais que eles podem ganhar algum dos favoritos, que podem chegar mais longe. Acho que eles precisam acreditar mais neles e jogar sem medo - encerrou o treinador.

Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-14:

10/04 - Vasco da Gama 34 x 48 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 59 x 55 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
05/05 - ABIG/Jequiá 40 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
08/05 - Vasco da Gama 33 x 67 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 51 x 45 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/08 - Flamengo 71 x 30 Vasco da Gama (local: Gávea)
09/09 - Vasco da Gama 49 x 40 ABIG/Jequiá (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 57 x 71 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 100 x 33 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - Vasco da Gama 47 x 62 Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)

Sub-19: C.R. Vasco da Gama 62 x 67 Fluminense F.C.

A partida, embora estivesse longe de apresentar um alto nível técnico, com muitos erros de ambas as partes, foi muito emocionante, com o Vasco estando na frente do placar na maior parte da vezes, embora o Tricolor também alternasse bastante com os vascaínos a dianteira na contagem. A partida do turno também havia sido emocionante, com o Fluminense vencendo por 64 a 62 após o Vasco abrir vinte pontos de vantagem. Os vascaínos desperdiçam uma boa oportunidade de chegar ao objetivo traçado (confira mais abaixo) e agora totalizam quatro vitórias e onze derrotas na competição. A equipe encerra a sua participação na primeira fase enfrenta o lanterna Jacarepaguá (que perdeu todos os jogos realizados até o momento) no próximo dia 13 de outubro, a partir das 10h, no ginásio do adversário.

O Vasco fez um bom começo de partida. Forçando o erro dos tricolores, como fez em quase todo o jogo, com uma marcação agressiva, o Gigante da Colina chegou a abrir 15 a 8 no placar, mas o Tricolor cresceu e fechou o primeiro quarto perdendo apenas por três pontos de diferença: 15 a 12.

Com mais uma boa atuação do armador Rodriguinho, que anotou 26 pontos na partida, o Vasco abriu novamente vantagem. Mas os inúmeros erros vascaínos e uma eficiente marcação pressionada fizeram o Flu novamente crescer. Desta vez foi a ponto de ir para o intervalo com vantagem no placar: 32 a 30 para o visitante ao término do segundo quarto.

Chamou a atenção durante toda a partida a grande vantagem que o Fluminense levou no jogo no garrafão, sobretudo nos rebotes. Com diversos rebotes ofensivos, o Tricolor tinha várias segundas chances para anotar pontos no ataque. Em alguns casos, eram terceiras, quartas chances... Com pivôs mais altos e fortes que os vascaínos (os pivôs utilizados pelo treinador do Vasco, Christiano Pereira, na partida são da categoria sub-17, infanto-juvenil: Luiz Felippe, Athila e Daniel). Ainda assim, vale muito a pena ressaltar a briga feroz, embora não suficiente, que os jovens atletas da categoria infanto Luiz Felippe e Athila travaram na área pintada em busca desses rebotes, que, no geral, foram dominados pelo Flu, o que certamente foi o fator determinante para a vitória.

No segundo tempo, a partida cresceu muito em emoção. Nenhuma equipe desgarrava no placar, e a alternância foi até o minuto final da partida, quando o Fluminense abriu cinco pontos de vantagem para fechar a partida em 67 a 62. Ainda assim, na maioria das vezes o Vasco esteve à frente do placar (com um ou dois pontos na frente), mas decresceu intensamente de produção no momento decisivo: no último minuto, o Fluminense simplesmente atropelou e levou uma desvantagem de três pontos (estava 62 a 59 para o Vasco) para uma vantagem de cinco pontos ao final do jogo. Quando o Vasco acertou uma bola de três através de Rodriguinho fazendo a vantagem ficar em três pontos, o Fluminense fez o que não havia feito em todo o jogo: converteu seu único arremesso de três pontos no jogo inteiro no momento crucial (após errar muitos tentados), tornando a empatar a partida: 62 a 62. A partir daí, os tricolores delancharam, mostrando maior desenvoltura no momento decisivo.

A lamentar nesta partida pelo lado do Vasco a extrema dependência que a equipe teve do armador Rodriguinho: com a outra principal peça do time deixando a desejar - o ala Alexandre -, o armador ficou muito sobrecarregado e teve que decidir muitas jogadas individualmente. O desfalque do pivô Samuel, um dos poucos atletas com idade de juvenil da equipe, que torceu o pé no treino na véspera do confronto decisivo contra o Flu, também prejudicou.

Ainda assim, vale muito a pena destacar a atuação de três atletas do time infanto: o armador Matheus (anotou seis pontos) e os pivôs Athila (quatro pontos) e Luiz Felippe. Sobretudo este, que com muita garra conseguiu em muitos momentos se sair bem na situação adversa de lidar com um adversário que foca o seu jogo no garrafão com pivôs altos e fortes, foi bem na defesa, pegou um número considerável de rebotes e foi o segundo principal pontuador da partida - atrás apenas de Rodriguinho -, anotando 13 pontos.

Caso vencesse essa partida, o que esteve próximo de acontecer, o Vasco estaria muito próximo de alcançar o seu objetivo: faltando apenas o jogo contra o lanterna Jacarepaguá, com seis vitórias o Gigante da Colina muito provavelmente encerraria a primeira fase na quinta colocação, cruzando contra o Fluminense nas quartas de final. Entretanto, com essa derrota, o meio da tabela fica muito embolado. Para ainda ter chances de terminar em quinto lugar, caso os resultados tidos como muito prováveis aconteçam (Municipal vença o Jacarepaguá e perca para o Tijuca, Botafogo perca para Flamengo, Associação Macaé de Basquete e Tijuca e o Iguaçu perca para o time macaense e o Flamengo), o Vasco precisa torcer para que o Iguaçu vença o Municipal no confronto direto entre as equipes, a ser realizado no ginásio do clube tijucano no dia 13 de outubro, às 17h. Caso todos esses resultados aconteçam, haverá um impressionante quádruple empate entre os quatro times que estão da 5ª à 8ª colocação, todos com cinco vitórias e onze derrotas. O objetivo é claro para essas quatro equipes: fugir dos três favoritíssimos Flamengo, Tijuca e Macaé e cruzar com o "vencível" Fluminense na primeira fase dos playoffs. Caso algum time chegue a seis vitórias (o Municipal vencendo Jacarepaguá e Iguaçu e o Vasco caso vencesse esse jogo desta quarta-feira contra o Fluminense e o Jacarepaguá no jogo tido como tranquilo na última rodada), este muito provavelmente (a não ser que resultados tidos como óbvios não se concretizem) avança às quartas com a quinta colocação. O Municipal é o time que possui as chances mais concretas para tanto, bastando vencer o Jacarepaguá e o confronto direto contra o Iguaçu em casa. Caso haja este empate na pontuação na quinta colocação, o critério de desempate seria o confronto direto entre as equipes empatadas. Em caso de nova igualdade, o saldo de cestas apenas nos confrontos entre essas equipes. Os oito classificados aos playoffs já estão definidos, faltando a definição dos confrontos das quartas de final. Ou seja, em outras palavras: o Vasco terá que recorrer à calculadora quando teve boas chances de resolver essa situação na quadra vencendo os dois últimos jogos.

O treinador Christiano Pereira iniciou o jogo com a seguinte equipe (pontuação entre parênteses): Rodriguinho (26), Alexandre (11), Gabriel (2), Luiz Felippe (13) e Athila (4). Entraram: Matheus (6), Daniel e Marvin.

Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-19 (Juvenil):

05/04 - Iguaçu 47 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Iguaçu)
10/04 - Vasco da Gama 43 x 69 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 27 x 44 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
29/04 - Club Municipal 75 x 62 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
08/05 - Vasco da Gama 55 x 66 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 64 x 62 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/06 - Vasco da Gama 55 x 88 Associação Macaé de Basquete (local: ginásio da ABVRJ)
29/06 – Vasco da Gama 73 x 47 Jacarepaguá Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
07/08 – Vasco da Gama 52 x 61 Iguaçu (local: ginásio da ABVRJ)
21/08 - Flamengo 79 x 57 Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - Associação Macaé de Basquete 96 x 46 Vasco da Gama (ginásio do Tênis Clube Macaé)
09/09 - Vasco da Gama 78 x 47 Club Municipal (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 36 x 52 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 89 x 54 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - Vasco da Gama 62 x 67 Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)
13/10 - 10h: Jacarepaguá Tênis Clube x Vasco da Gama (local: ginásio do Jacarepaguá Tênis Clube)










Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco (texto), Facebook CRVG - Em Todos os Esportes (fotos)