Dorival aposta em novo esquema com atacantes marcando os laterais

Domingo, 08/09/2013 - 10:53

Mesmo sem muito tempo para treinar, o técnico Dorival Júnior vai apostar num sistema novo de jogo no Vasco. Contra o Atlético-PR, neste domingo, às 18h30m, no Rio, o treinador mudou a formação do meio de campo. O meia Pedro Ken, que ora era o mais avançado do setor, ora compunha o lado direito, dando assistência a Fagner, recua e fica ao lado de Baiano, o estreante do dia. Juninho vai ficar mais solto, mas também caindo mais pela direita, como de costume. Dorival ainda pediu movimentação de Marlone e Willie pelas pontas, com constantes idas e vindas.

A ideia do treinador é fechar bem o meio de campo e ainda pressionar os avanços dos laterais do Atlético-PR pelas duas alas. Marlone e Willie se transformam em atacantes quando o Vasco tem a bola no pé, mas recuam e fazem papel semelhante ao que Eder fazia nas laterais, um de cada lado. Durante o treinamento deste sábado, o técnico pedia que Pedro Ken, que foi mantido na equipe, fechasse mais o meio e jogasse em coordenação com Baiano. O estreante será o principal combatente do meio de campo, com a missão de diminuir os espaços e acompanhar os meias de criação do Furação.

No treino de sábado, Dorival pediu para o time reserva atuar semelhante ao Furacão, com dois jogadores mais pelas pontas e um meia flutuando, no papel que o veterano Paulo Baier faz. Edmilson, Tenorio e Reginaldo pressionaram a defesa, que saía para o jogo com Cris e Jomar. A revelação vascaína barrou o zagueiro Rafael Vaz, que era um dos destaques do Vasco no Campeonato Brasileiro até aqui.

No fim da atividade, Juninho chamou o setor de meio de campo para conversar e orientou a todos o melhor posicionamento. Ele também cobrou de André empenho na marcação dos zagueiros e meias do time adversário. O lateral Fagner comentou a importância dos mais experientes orientarem os jogadores na nova formação.

- O Juninho e o Cris sempre vão tentar ajudar os mais jovens. Tivemos a entrada do Willie e do Marlone, dois garotos que querem se firmar, e é bom que recebam orientação, às vezes até uma chamada mais dura, para que possam ajudar o máximo possível todo o time - disse o lateral vascaíno.

Fonte: GloboEsporte.com