Em 1989, Vasco venceu Corinthians por 1 a 0, gol de Sorato, no Morumbi

Domingo, 25/08/2013 - 11:54

Quando se fala do Campeonato Brasileiro de 1989 para os vascaínos, a lembrança imediata é do gol de Sorato, no Morumbi, na decisão contra o São Paulo, que rendeu ao clube seu bicampeonato nacional. Porém, antes da histórica partida, o Vasco teve alegrias no mesmo estádio na competição contra outro clube paulista. No dia 13 de dezembro daquele ano, pela segunda fase, o Cruz-Maltino bateu o Corinthians por 1 a 0, mesmo placar da final.

As coincidências não pararam por aí. O herói da partida também foi Sorato. E a jogada também foi parecida com a do gol do título. Luis Carlos Winck avançou pela direita e cruzou, porém, a conclusão foi de pé direito, diferente da decisão, quando o cruzamento foi pelo alto e o centroavante marcou de cabeça.

O resultado deixou o Vasco precisando vencer o Internacional na última rodada e torcer para o Corinthians superar o Palmeiras, o que acabou acontecendo. Na ocasião, o Cruz-Maltino chegou a 13 partidas sem ser derrotado pelo Corinthians em Campeonato Brasileiro.

Corinthians vence em São Januário

Em 2005 foi a vez do Corinthians ir até o Rio de Janeiro e superar o Vasco, em São Januário. A partida só foi decidida aos 38 minutos da etapa final, com vitória dos paulistas por 3 a 2, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, aumentando para seis o número de jogos sem perder para o Cruz-Maltino na competição.

O Timão começou bem a partida e abriu o placar logo no início, em jogada iniciada por Gustavo Nery, que passou para Rosinei e recebeu dentro da área para concluir. A resposta veio de forma rápida, com cruzamento de Alex Dias para Romário, de cabeça, deixar tudo igual. Ainda no primeiro tempo, Marcelo Mattos acertou chute de canhota para deixar o Corinthians em vantagem antes do intervalo.

Em busca da virada, o Cruz-Maltino contou com a ajuda do goleiro Fabio Costa no começo da etapa final, quando Morais arriscou de fora da área e conseguiu empatar. Tudo se encaminhava para terminar em igualdade, mas aos 38 minutos, Roger recebeu no meio de campo, arrancou e serviu Abuda, que deu números finais ao jogo. No mesmo ano, o Timão sagrou-se campeão brasileiro, alcançando o tetracampeonato nacional.

Clique aqui e veja o vídeo

Fonte: Sportv.com