Vasco e Corinthians farão duelo com as defesas em situações opostas

Domingo, 25/08/2013 - 11:38

A perspectiva é de um jogo equilibrado. Mas os números mostram que, pelo menos em relação ao sistema defensivo, Vasco e Corinthians vivem momentos opostos. A partida deste domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai reunir a segunda pior e a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. As estatísticas de ambas as equipes, aliás, podem ser consideradas históricas, no que se refere à 16ª rodada da competição.

O Vasco, que só tem defesa menos vazada que a do Criciúma, fechou seus 15 primeiros jogos neste Brasileirão com 26 gols sofridos, sua pior marca defensiva desde 2008, ano em que foi rebaixado. É o seu terceiro pior desempenho na era dos pontos corridos (o pior é o de 2005, com 38 gols sofridos até a 15ª rodada). Neste domingo, o técnico Dorival Júnior vai manter Cris e Rafael Vaz, dupla da derrota por 3 a 2 para o Grêmio, mas vai mexer trocando Henrique por Yotún na lateral esquerda.

Já o Corinthians levou somente seis gols até o momento, a melhor marca do Brasileirão de pontos corridos até a 15ª rodada, o que representa um grande desafio para Juninho Pernambucano e companhia, que ocupa a 11ª posição na tabela e está a seis pontos do adversário deste domingo, quarto colocado. Para o jogo, o técnico Tite deve mexer no ataque: Pato sai para a entrada de Sheik.

A Rede Globo transmite a partida para SP, Sul e Costa Verde (RJ), MG (menos Grande Minas e Vales), GO, MT, MS, CE, SE, MA (menos Balsas), TO e Região Sul. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Dorival Júnior ganhou três reforços para enfrentar o Corinthians, em relação à formação que venceu o Nacional-AM, na última terça-feira. Impedidos de disputar a Copa do Brasil pelo Vasco, Rafael Vaz e André estão confirmados, assim como Juninho Pernambucano, que foi poupado. Além disso, o treinador decidiu promover a volta de Yotún à lateral esquerda, no lugar de Henrique. A dúvida é Wendel, que sente dores no joelho esquerdo. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Diogo Silva, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel (Fillipe Soutto), Juninho e Pedro Ken; Eder Luis e André.

Corinthians: Tite surpreendeu ao sacar Alexandre Pato e promover o retorno de Emerson Sheik, reserva na estreia do Timão na Copa do Brasil, na última quarta-feira. Além dele, Douglas também ganha nova chance na equipe, na ausência de Renato Augusto, novamente com dores no joelho. O Corinthians deve começar o jogo em Brasília com a seguinte escalação: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Ibson; Danilo, Douglas e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o departamento médico do Vasco conta com Rodolfo, Luan, Guiñazu, Sandro Silva e Bernardo.

Corinthians : Renato Augusto (dores no joelho direito), Guilherme (recuperando-se de cirurgia na coxa esquerda) e Guilherme Andrade (recuperando-se de cirurgia no tornozelo direito).

PENDURADOS

Vasco: Elsinho, Jomar, Luan, Rafael Vaz, Sandro Silva e Yotún

Corinthians: Danilo, Douglas, Emerson, Gil e Paulo André

O ÁRBITRO

Heber Roberto Lopes (SC) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcelo Bertanha Barison (RS). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro. Heber aplicou 1,8 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 36,8faltas por jogo e assinalou 1 pênalti (0,1 por partida). O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 33,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Vasco: com mando vascaíno, os cariocas levam vantagem no histórico do confronto com nove vitórias, seis empates e seis derrotas. O Vasco é o terceiro time mais punidos com cartões amarelos (38), mas não teve jogador expulso. A nona equipe que menos faltas cometeu (248), mesmo sendo a nona que mais vezes roubou a bola dos adversários (207). É segunda defesa mais vazada do campeonato (26) e a sexta equipe que mais sofreu finalizações (198) e que mais permitiu finalizações certas aos adversários (73). Seu goleiro é o nono que mais defesas difíceis realizou (24). Sétimo pior índice de finalizações sofridas que viraram gol (12,1%). No ataque esse índice é o quarto melhor (12,7%), apesar de seu saldo de gols estar negativo em quatro. É o sétimo time que fez menos finalizações (166) e menos finalizações certas (60). Mas dessa forma já marcou 22 gols, quinto melhor ataque.

Corinthians: quinto ataque que menos gols fez (14), é o terceiro que menos finalizações conseguiu (150) e o quinto que menos fez finalizações certas (59). É o oitavo pior índice de finalizações que viraram gol (9,3%). Ainda assim, se mantém muito competitivo por ter a defesa mais ajustada do Brasileirão. A melhor linha de impedimento do país (68), sofreu apenas seis gols em 15 jogos. Uma eficiência tão grande que seu goleiro realizou apenas 13 defesas difíceis, a segunda menor marca da competição. É o time que menos finalizações permitiu aos adversários (112) e principalmente o que menos finalizações certas permitiu (35 - na média, o segundo melhor desempenho é do Bahia, que sofreu 56). Das tentativas contra o gol do Corinthians, 31,3% foram certas e apenas 5,4% das conclusões entraram no gol.

NA HITÓRIA

O Vasco iniciou o Campeonato Brasileiro de 1992 de forma arrasadora. Mesmo atuando fora de casa, no Pacaembu, ignorou o Corinthians e goleou por 4 a 1. Destaque para a atuação de gala do atacante Bebeto, autor de dois gols. O zagueiro Jorge Luiz e o centroavante Sorato completaram os gols cruz-maltinos. O lateral-direito Giba fez o gol de honra do time alvinegro.

Fonte: GloboEsporte.com