Cris enfrenta o Corinthians, time onde começou a carreira

Domingo, 25/08/2013 - 10:00

Cris encara a chegada ao Vasco como um recomeço. E, logo neste início de caminhada, terá pela frente o Corinthians, clube no qual começou a carreira. O reencontro será neste domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A história de Cris no Corinthians começou aos 11 anos de idade. Passou por quase todas as categorias de base do clube, até chegar ao profissional.

– Sou velho jogador do terrão, que hoje nem existe mais. De lá para cá, muita coisa mudou. Cada um seguiu seu caminho. Lógico que por ser meu clube formador, tenho ótimas lembranças. Mas agora estou no Vasco e vou me doar completamente – garantiu Cris, que ainda é muito amigo de Edu Gaspar, que subiu para o profissional com ele e atualmenté é diretor do Corinthians.

Em 1999, Cris foi negociado com o Cruzeiro. Depois, rodou pela Europa, ganhou títulos e retornou ao Brasil. No Grêmio, porém, foi mal e acabou sendo liberado para o Vasco.

Aos 36 anos, ele começa a escrever um novo capítulo de sua vitoriosa carreira. O início não foi como esperado, com uma derrota diante do Grêmio e falha no primeiro gol. Com a personalidade adquirida nos anos de futebol, o zagueiro admite o erro, mas garante que isso não o abateu.

– Tem toda uma história. Nem estava programado de jogar. Soube que jogaria no vestiário, pois Jomar ficou gripado. E a preparação é diferente. Além disso, estava há três meses sem participar de um jogo oficial. Isso não justifica, eu errei. Mas não me abateu e nem vai me abater. Mesmo aos 36 anos, a gente aprende com os erros – ressaltou o zagueiro.

Cris será titular neste domingo. Ganhou a confiança do técnico Dorival Júnior, apostando que, com uma boa sequência, ele voltará a ser aquele xerifão dos tempos de Corinthians, Cruzeiro e Lyon.

Cris conhecia força da torcida através de Juninho

Nos tempos do Lyon (FRA), Cris não se destacava somente para segurança defensiva. Ele também gostava de se arriscar no ataque e fazia seus golzinhos de cabeça. Claro, com uma ajudinha de Juninho. Agora, o zagueiro espera repetir a dose no Vasco, mas sem pressa, acredita que na hora certa vai sair.

– Jogamos várias vezes juntos e tivemos momentos inesquecíveis. O gol virá na hora certa. O importante é ajudar o Vasco. Conheço bem o Juninho, sei como ele bate na bola, onde vai colocar a bola. É só ter paciência que vai sair – disse o zagueiro. E foi convivendo com o Reizinho na França que o zagueiro passou a saber mais da história do Vasco, assim como a força da sua torcida:

– Ele sempre comentava nas concentrações e em encontros sobre esse aspecto do futebol brasileiro, que a torcida do Vasco comparecia com força nos jogos. Isso motiva o jogador, porque aonde vamos, a torcida está presente. É importante ter esse contato e, nesse momento, depende só da gente trazer o torcedor de volta para o nosso lado.

Vaz também já passou pelo rival

O atual companheiro de zaga de Cris também já vestiu a camisa do Corinthians, adversário de hoje. Rafael Vaz passou pela base do Timão, mas não teve o mesmo sucesso e sequer virou profissional por lá. Curiosamente, ele acabou virando profissional justamente no arquirrival do Corinthians.

Em 2007, Rafael Vaz teve as primeiras chances no Palmeiras B. Com certo destaque na base, subiu para os profissionais, mas acabou não se firmando. Após passagens por diversos clubes, fez ótimo estadual pelo Ceará e acabou sendo contratado pelo Vasco.

Do atual elenco, o lateral-direito Fagner também tem um passado corintiano. O camisa 23 começou sua carreira no clube paulista, mas foi vendido ainda muito novo para o futebol europeu, logo quando teve as primeiras chances no time principal.

Em duas temporadas no futebol do velho continente, conquistou alguns títulos e despertou a atenção da diretoria cruz-maltina, que fez um esforço considerável e conseguiu concretizar a sua contratação.

Fonte: Lancenet