Vasco foi campeão em todos os anos em que um Papa visitou o Rio de Janeiro; em 1997, houve até gol com a 'mão de Deus'

Sábado, 27/07/2013 - 10:19

A visita de um Papa ao Rio de Janeiro geralmente traz bons fluídos para o Vasco. Em todos os anos em que a Cidade Maravilhosa recebeu visitas papais, o Gigante da Colina ganhou pelo menos um título oficial:

1980 - Pela primeira vez na história um Papa (no caso, João Paulo II) visitou o Brasil. Ele esteve no Rio de Janeiro entre 1º e 3 de julho. Em 30 de novembro, o Vasco derrotou o Americano por 3 a 1 e conquistou o 2º turno do Campeonato Estadual, ganhando a Taça Gustavo de Carvalho (a Taça Rio só seria adotada em 1982).

1982 - Novamente o Papa João Paulo II esteve no Rio de Janeiro. Desta vez foi uma rápida passagem, numa escala rumo a Buenos Aires, no dia 11 de junho. Em 5 de dezembro, o Vasco derrotou o Flamengo por 1 a 0 e conquistou o Campeonato Estadual após 5 anos de jejum.

1997 - Neste ano João Paulo II realizou sua visita mais longa ao Rio de Janeiro, de 2 a 5 de outubro. Em 21 de dezembro, o Vasco empatou com o Palmeiras por 0 a 0 e conquistou seu 3º Campeonato Brasileiro.

Essa última visita de João Paulo II traz uma curiosidade. No dia em que Papa deixou o Rio de Janeiro de volta a Roma, o Vasco enfrentou o Atlético-PR em São Januário, e só conseguiu vencer a partida por 2 a 1 graças a um gol de mão Edmundo. Os mais bem-humorados chegaram a dizer que o gol havia sido feito com "a mão de Deus" (veja, abaixo, o video do lance).



Fonte: NETVASCO (texto), Youtube (vídeo)