Dorival: 'Sinceramente, eu espero que o time mostre uma evolução em relação ao jogo contra o Fluminense'

Sábado, 27/07/2013 - 10:33

Uma carinhosa volta para casa. É assim que o técnico Dorival Júnior encara sua primeira partida em São Januário no comando do atual time do Vasco, diante do Criciúma, neste sábado, às 18h30m. O laço de união com o torcedor é forte desde 2009, quando, com uma campanha impecável, conquistou o título da Série B do Brasileiro — e garantiu a volta do clube à Série A. O desejo agora é que a equipe faça boas apresentações, e novo êxito seja alcançado.

Na semana passada, Dorival dirigiu a equipe contra o Fluminense, mas no Maracanã. A vitória por 3 a 1 não só tirou o Vasco da zona do rebaixamento (ocupava a 17ª colocação) como o levou à 11ª posição com 10 pontos, mesmo número conquistado até agora pelo Criciúma.

A torcida ainda viu a reestreia de Juninho Pernambucano. Com maestria, ele comandou o time e facilitou o trabalho de Dorival dentro de campo. A esperança dos dois é ver a equipe mostrando mais evolução hoje contra um adversário considerado difícil e que deve ser encarado com o máximo de atenção.

Na sua segunda semana de trabalho com os jogadores, Dorival acredita em um rendimento melhor.

— Sinceramente, eu espero que o time mostre uma evolução em relação ao jogo contra o Fluminense. Vamos ter pela frente um adversário difícil, mas senti muita aplicação dos jogadores nos treinamentos. Vou repetir o time e a expectativa é que os torcedores em São Januário vejam um bom futebol — afirmou.

Um dos aspectos que fazem Dorival Júnior se sentir confiante é perceber que os jogadores entenderam que é possível encostar nos líderes da competição em poucas rodadas. Muito prático no seu trabalho, ele vê a boa resposta dada pelos atletas nos treinamentos como um sinal de que o clube vai colher bons frutos.

— É no dia a dia que você percebe a reação dos jogadores. Eles estão trabalhando com muita intensidade, e tenho certeza de que alguma coisa boa vai acontecer em algum momento — disse Dorival.

Ao pregar que “titularidade é momento”, o técnico incentiva a disputa sadia por posição no time. Ele deu chance para os jovens Jomar e Henrique e gostou da resposta que recebeu no jogo contra o Fluminense. Resultado: decidiu mantê-los para o jogo com o Criciúma.

— Eles tiveram uma chance de jogar e deram uma resposta positiva. Então, não vejo razão para mudar. Mas repito que futebol é momento. A disputa em alto nível pela posição só traz benefícios para o time. O Campeonato Brasileiro é longo, e todo mundo vai ter uma oportunidade — frisou Dorival.

Para Juninho Pernambucano, o time está em processo de reestruturação. O meia, xodó da torcida, acha que conforme o tempo for passando, e todos estiverem mais entrosados, a equipe vai crescer muito na competição. No momento, o importante, diz ele, é vencer e somar pontos.

— Nós vencemos o Fluminense, a cobrança aumentou, e a expectativa do torcedor é maior. O Criciúma subiu da Série B para a Série A e está mostrando que veio para ficar. Então, é importante nosso time entrar bem concentrado e com muita humildade para conquistar os três pontos, que são muito importantes neste momento — lembrou.

O apoiador de 38 anos, que está fazendo um tratamento ortomolecular, acredita que o Estádio de São Januário vai estar cheio para a partida de hoje.

— Vai ser muito importante para o time que o torcedor compareça e nos apoie. São Januário cheio é um caldeirão que nos ajuda e transmite preocupação a quem nos enfrenta — disse Juninho, que garantiu: sempre que entrar em campo, vai jogar no limite, não importa sua idade. — Todo profissional que se preza sempre deve dar o máximo quando entra em campo para dar alegria ao torcedor que pagou para ver um bom espetáculo. É ele quem nos dá carinho e ânimo para superar todos os obstáculos.

O jogador, já à vontade nessa volta ao clube, acredita que vai estar mais adaptado na nova função de atuar adiantado no meio, sem tanta necessidade de voltar para marcar. O pedido foi de Dorival.

— Não tenho grande problema em jogar dessa forma, mais adiantado no meio. Mas eu me conheço e sei que, na hora, vou ajudar a defender também. No futebol moderno, o jogador de meio campo não só deve cumprir a função de atacar como também de ajudar na marcação. O Dorival quer me poupar, mas o mais importante é o rendimento coletivo. Um time só rende tudo o que pode se todos trabalharem juntos e na mesma batida — afirmou Juninho.

Aplausos para André

Quem anda mais confiante após marcar contra o Fluminense é o atacante André. Ontem, ele chegou a ser aplaudido por bom número de torcedores ao fazer um gol no treino tático realizado no Centro de Treinamento Zico (CFZ), e agradeceu levantando o polegar e com um sorriso.

André acha que o time tem apresentado evolução e está mais entrosado.

— Sinto o time mais confiante. Todo mundo está querendo ajudar, e a equipe começa a tomar forma. Uma vitória hoje será importante para a gente confirmar que está em ascensão, com capacidade de brigar pelos primeiros lugares na tabela do Brasileiro. É uma questão de ajuste para a equipe ter uma sequência vitoriosa — disse André.

Se no caso do atacante a expectativa é de marcar mais gols, a do jovem goleiro Diogo Silva é a de aproveitar a oportunidade que vem tendo como titular.

O jogador chegou ao clube há dois anos em uma negociação com o Nova Iguaçu. Era o terceiro goleiro. Mas não desanimou, treinou com dedicação e, com a chegada de Dorival Júnior, ganhou uma oportunidade, com com o aval do preparador de goleiros Carlos Germano. Na sua avaliação, o fundamental é manter uma regularidade capaz de conquistar de vez o torcedor.

Para o jogo de hoje, o Vasco ainda não terá o volante argentino Guiñazu e o apoiador colombiano Montoya. Como a Federação de Futebol do Rio antecipou os feriados da Jornada Mundial da Juventude e da visita do Papa Francisco, os dois jogadores não puderam ser registrados a tempo de participar da partida.

Fonte: O Globo online