Juvenil: Tornado fala da decisão da Taça Guanabara contra o Fluminense

Sexta-feira, 26/07/2013 - 23:12

O Vasco da Gama tentará dar fim em 2013 a um incômodo tabu nas divisões de base. Desde o ano de 2000, o Gigante da Colina não sabe o que é conquistar um título estadual na categoria juvenil. A escrita quase foi quebrada em 2011, ano que o cruzmaltino conquistou a Taça Guanabara e disputou a decisão do Campeonato Carioca.

Tornado, um dos responsáveis pela excelente campanha cruzmaltina em 2011, acredita que o atual time vascaíno possui qualidade suficiente para derrotar o Fluminense neste sábado (27/07), às 15 horas, em Itaguaí. Apesar do Tricolor ter vencido a maioria das competições que disputou na categoria em 2013, o ex-treinador do sub-17 não considera o clube das Laranjeiras imbatível:

- Não é surpresa para mim esse momento do Vasco, até porque recentemente nós também ganhamos a Taça Guanabara. O Vasco vem chegando nas finais de competições, não só no juvenil, mas também no infantil. Esse grupo do Vasco possui muita qualidade e por isso acredito que o Fluminense não é o favorito ao título. Vai ser um grande jogo e quem vai ganhar é o torcedor que for ver essa partida. O Vasco tem todas as chances de ganhar esse primeiro turno e conquistar esse Campeonato Carioca, que é uma competição que clube almeja. Já faz um bom tempo que o Vasco não conquistar um Estadual juvenil. Torço muito para que isso aconteça, até mesmo por conta dos profissionais que lá estão. Gosto muito da instituição e nada mudou após minha saída. Eu não nego para ninguém o grande carinho e apreço que tenho pelo Teixeira e por toda a comissão que lá permaneceu. Tomara que tudo dê certo e que o Vasco seja campeão - afirmou ao programa "Só dá Base".

Ainda de acordo com o antigo treinador do sub-17 cruzmaltino, o Fluminense não deverá utilizar na grande decisão os dois principais jogadores de sua geração 96. Destaques da Seleção Brasileira no último Sul-Americano da categoria, os atacantes Robert e Kennedy já treinam com o elenco profissional nas Laranjeiras:

- Eu acho difícil o Robert jogar porque ele já está trabalhando direto no profissional. Eu acho meio complicado, até porque o Fluminense não tem muito esse histórico de descer jogador que está no plantel principal. O grupo que está representando o Fluminense no juvenil está ganhando tudo. Onde ele está indo, ele está ganhando. Por isso acredito que o Fluminense não colocará o Robert e o Kennedy para jogar, até porque a equipe está muito bem sem eles. Não vejo necessidade de trazê-los para esse jogo - disse Tornado ao programa "Só dá Base".

Além de analisar o atual momento do Vasco e o bom time do Fluminense, Tornado relembrou sua passagem pelos dois clubes. O também ex-jogador profissional aproveitou a oportunidade para agradecer ao Gigante da Colina:

- Eu fui para o Vasco com 14 anos de idade. Eu joguei na base do Vasco e iniciei toda a minha carreira na base do Vasco. Sai depois e rodei o mundo. Voltei para o Vasco em 1989 como profissional, disputei o Campeonato Brasileiro e tive a felicidade de conquistar o título após vitória sobre o São Paulo no Morumbi. Eu fiquei no clube até 1991. Depois sai e continuei minha carreira como atleta profissional. Encerrei a carreira e virei treinador. Retornei ao Vasco como treinador em 2008, mas antes de voltar eu treinei a base do Fluminense durante cinco anos. No juvenil do Fluminense eu ganhei todos os títulos que essa categoria pode ganhar a nível do Brasil. Em 2008 eu estava conversando com o Roberto Dinamite, que é da minha cidade, e ele comentou comigo que me levaria para o Vasco no dia que fosse presidente. Ocorreu que ele ganhou e uma das primeiras coisas que ele fez foi me trazer para o Vasco. Fiquei do Vasco de 2008 até setembro de 2012 como treinador do juvenil. Houve essa mudança e acabei saindo. Minha trajetória a nível de Vasco da Gama é até legal, pois fiz muitas amizades no Vasco e passei muito tempo da minha vida no Vasco. Tudo que eu conquistei a nível de vida eu devo ao Vasco. Uma coisa é você ser o Tornado de um time pequeno, outra coisa é você ser o Tornado do Vasco da Gama. Vou agradecer até o resto da minha ao Vasco por tudo que ele me fez - declarou ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco