Juvenil: Mauro Galvão fala sobre a eliminação vascaína na Copa do Brasil Sub-17

Quinta-feira, 25/07/2013 - 18:41

A eliminação da equipe juvenil na primeira fase da Copa do Brasil frustrou os planos do Vasco da Gama de conquistar em 2013 uma competição nacional na categoria. A saída cruzmaltina do torneio organizado pela CBF ocorreu graças ao resultado obtido na última terça-feira (23/07) no Estádio de São Januário. O time vascaíno não conseguiu aproveitar a vantagem adquirida no jogo de ida e acadou perdendo para o Coritiba pelo placar de 2 a 1.

O insucesso do Gigante da Colina contra o time paranaense surpreendeu o diretor das categorias de base, o ex-jogador Mauro Galvão. Apesar de elogiar o Coxa pelo futebol apresentado no Rio de Janeiro, o dirigente acredita que a classificação não foi conquistada devido a atuação ruim do time sub-17 dentro do Caldeirão:

- Me surpreendeu o resultado. O Vasco tinha o 0 a 0 a seu favor e a oportunidade de utilizar isso, principalmente utilizando contra-ataques. A equipe fez um primeiro tempo normal, mas nosso segundo tempo foi bem abaixo do que a gente esperava. Explicar o que aconteceu é muito difícil. São muitas situações. O Coritiba veio para cima e querendo fazer o gol de qualquer jeito. Eles tomaram a iniciativa e nós não conseguimos ter a posse de bola e deixar. Deixamos o Coritiba chegar muito perto da nossa área e eles tentaram fazer o gol até conseguir. Ele acabaram conseguindo num lance muito bobo, num lance infantil, onde a bola quicou e ninguém afastou. Faz parte do futebol. Depois conseguimos o mais difícil, que era empatar o jogo rapidamente, e criamos oportunidades de fazer o segundo gol, mas não fizemos. Um jogador nosso estava com a bola e não passou para os dois jogadores que estavam livres dentro da área. No futebol geralmente quem não faz leva. Isso aconteceu e o Coritiba achou o seu segundo numa bola parada. Nem sei bem o que dizer. A gente está ali vendo o jogo e esperando que as coisas saíssem da forma que a gente planejou, mas dentro de campo são os jogadores que resolvem. São eles que tem a capacidade de decidir o jogo, de marcar o adversário, se impor em campo e fazer o gol quando surge a oportunidade. Nós não fomos capazes de fazer tudo isso. Não tivemos um dia bom e enfrentamos um time de qualidade. Não faltou nada, não dá para reclamar de nada, até porque jogaram todos os jogadores que poderiam jogar. Isso aí é Copa do Brasil. Copa do Brasil é para time que estar esperto, ligado. Você não pode entrar em campo dizendo 'vamos ver o que acontece', mas se impor e fazer o gol. Fizemos o mais difícil que foi empatar o jogo por 1 a 1 fora de casa. A tendência é você perder ou empatar em 0 a 0. Conquistamos um melhor resultado, que foi o empate de 1 a 1, mas acabamos deixando o Coritiba nos derrotar em São Januário. O que passa pela cabeça dos atletas é realmente difícil de saber. Nós realmente ficamos surpresos com o fato do nosso time não ter jogado tudo que pode. O primeiro tempo foi bom, mas no segundo tempo nosso time apenas acompanhou o Coritiba. Quando quis jogar fez o gol e quase chegou ao segundo. Por qual motivo não jogou o tempo todo? É uma coisa difícil de explicar - afirmou o ex-zagueiro ao programa "Só dá Base".

O ídolo afirmou ainda que o desentrosamento não pode ser utilizado como desculpa, pois todos os jogadores que entraram em campo possuem qualidade para defender muito bem as cores do Gigante da Colina. Na opinião dele, o time vascaíno não jogou a Copa do Brasil da maneira que ela deve ser jogada:

- O Coritiba tem um trabalho bom e a gente sabia disso. Essa Copa do Brasil é disputada apenas por times de qualidade. Não tem ninguém bobo e a gente sabia disso. Pegamos um adversário forte logo de início. Essa competição não permite erros e nem cochilos, você tem que entrar rasgando. Não se pode dar moleza para ninguém. Se aparecer a oportunidade, você tem que fazer o gol. Tem que jogar firme e não deixar os caras chegarem. Tomar dois gols de bola parada é dose para leão. Dentro de campo você tem que dar seu jeito, tem que se impor. Eu não acredito que um jogador de qualidade prejudica o time. O fato da gente ter jogado com um time em Curitiba e com outro em São Januário não muda nada. São todos jogadores do Vasco e jogadores de qualidade. O que acontece é que essa competição é diferente e os atletas precisam entender isso. Ela é uma competição diferente e até mesmo por isso o time tem que buscar sempre fazer o gol. A única forma de você conquistar a Copa do Brasil é fazendo gols no adversário em casa e fora. Nós fizemos fora, mas demoramos muito para fazer em casa. O Coritiba veio para cima, marcou o primeiro e nós empatamos, mas dormimos no segundo gol. Tomar um gol na Copa do Brasil muda toda a história da partida. Todo mundo sabe disso. Todo mundo foi avisado, todo mundo sabe do regulamento e todo mundo é grandinho, até porque eles já tem 16 ou 17 anos. Não tem desculpa. Tem que jogar bola para avançar na Copa do Brasil. No segundo tempo nós deixamos a desejar e o Coritiba acabou vindo para cima. Eles devem ter pensado: 'se os caras estão deixando, vamos para cima'. Nós permitimos o crescimento do Coritiba, que veio e acabou fazendo os gols. Serve de lição para os atletas. Eles precisam entender que não pode dar moleza nesse tipo de competição. Tem que estar concentrado o tempo todo, pois os adversários possuem qualidade - disse Mauro Galvão ao programa "Só dá Base".

A equipe juvenil voltará a jogar neste sábado (27/07) pelo Campeonato Carioca. O time comando pelo técnico Cássio Barros enfrentará o Fluminense pela decisão da Taça Guanabara. A partida acontecerá às 15 horas no Centro de Treinamento de Itaguaí.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco