Remo: Argentinos do Vasco disputam etapa da Copa do Mundo neste fim de semana; Cristian Rosso comenta

Sexta-feira, 12/07/2013 - 12:31

Ariel Suárez deu mais um grande passo na sua volta à atividade no remo após uma grave infecção bacteriana que sofreu próximo ao osso esterno (perto do pulmão) em meados de março e que o afastou até de treinamentos por mais de dois meses. Após viajar a Eton Dorney (GBR) para a segunda etapa da Copa do Mundo, mas não competir em virtude de ainda não estar em condições ideais, fazendo com que seu parceiro Cristian Rosso competisse no single skiff (prova na qual, embora não costume disputar, conquistou o excelente resultado de ficar na sexta colocação numa competição que reuniu os melhores remadores do mundo, chegando à final A da competição), desta vez Ariel participará na terceira etapa da Copa do Mundo, que será disputada desta sexta-feira até domingo (12 a 14 de julho), em Lucerna, na Suíça. Eles competirão juntos na prova em que são referência mundial: double skiff. Eles, inclusive, ficaram em quarto lugar nas Olimpíadas de Londres, em 2012, nesta prova.

Neste período em que não pôde contar com seu "fiel escudeiro", Cristian Rosso deu sequência aos bons resultados. No dia 28 de abril, no Campeonato Sul-Americano, disputado na raia do Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, ele conquistou dois ouros: no double skiff, ao lado de seu irmão, Brian Rosso, e no four skiff. A Argentina conquistou a competição, suplantando o Brasil. Na segunda etapa da Copa do Mundo, disputada de 21 a 23 de junho em Eton Dorney, mesmo local da disputada das provas de remo dos últimos Jogos Olímpicos, ele chegou à final do single skiff, terminando na sexta colocação. Ambos são atletas do Club de Regatas Vasco da Gama no Brasil (na Argentina, Ariel é do Teutonia e Cristian, do Atlantis), e desfalcaram o clube na segunda regata do Campeonato Estadual (dia 19 de maio), na qual foi disputado o double skiff. O Vasco, que contava como certa a vitória nessa prova, desistiu da prova (na categoria aberta, como símbolo da fase do remo vascaíno, só possui esses dois atletas), que foi vencida pelo Botafogo. Os dois disputaram, com Ariel já debilitado, o four skiff na primeira regata (em 24 de março), ao lado de Marcos Ibiapina (atleta sub-23 ainda) e Oswaldo Kuster Neto, o Vaval (atleta master, de 46 anos). Eles terminaram na terceira colocação, e depois da prova Ariel ficou o dia inteiro sob cuidados numa clínica, já tendo treinado durante a semana e competido com muitas dores, inclusive para respirar. Ele dormiu na sede náutica vascaína, e no dia seguinte viajou a Buenos Aires para se tratar da grave enfermidade detectada.

Já na Suíça, Cristian Rosso comentou sobre o retorno da dupla multicampeã às competições. Em entrevista à "Télam", agência pública de notícias da Argentina, o remador declarou quais são os objetivos para a etapa da Copa do Mundo, destacando que trabalham com vistas sobretudo ao Campeonato Mundial, que será disputado de 25 de agosto a 01 de setembro na cidade de Chungju, na Coréia do Sul:

- Com Ariel faz apenas duas semanas que estamos treinando juntos devido a uma lesão que ele teve. Assim, a expectativa para esta etapa da Copa do Mundo é somar tempo e confiança no barco e medirmos forças contra todos os que vão ser candidatos no Mundial da Coreia do Sul, em agosto. Queremos aproveitar esta Copa para melhorar e voltar a ter boas sensações depois de tanto tempo sem competir juntos. Se não tivermos um posto a que visamos, queremos competir de igual para igual com Itália, Nova Zelândia, Noruega e Lituânia, que cremos que vão ser os que lutarão por medalhas no Mundial da Coréia.

Nesta sexta-feira, acontecem as eliminatórias (que funcionarão como semifinais, afinal são apenas duas baterias porque são onze barcos inscritos); no sábado, as repescagens; e, no domingo, as finais da competição suíça. Ariel Suárez e Cristian Rosso vão à água para disputar as eliminatórias às 13:24h (primeira eliminatória) ou às 13:30h (segunda bateria), a ser definido pela Federação Internacional de Remo (no horário de Brasília, 15:24h ou 15:30h), na sexta-feira.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco