Remo: Treinador e remadores comentam a participação do Vasco na 3ª Regata

Terça-feira, 18/06/2013 - 16:46

O Vasco obteve na manhã deste domingo (16/06), no Estádio da Lagoa, a sua melhor participação no ano no Campeonato Estadual de Remo de 2013, que chegou a sua metade. Na terceira regata, os vascaínos obtiveram, nas oito provas de que disputaram (doze foram disputadas), quatro vitórias, três terceiros lugares e um quarto lugar, ficando, novamente, na terceira colocação. Dentro de suas limitações, o Gigante da Colina manteve seus bons resultados nas categorias de base, aprofundando-os a ponto de se aproximar um pouco mais em relação a Botafogo e Flamengo na classificação da regata, embora ainda distante. Desta vez, após o Alvinegro vencer as duas primeiras regatas, o Rubro-Negro faturou, por apenas dois pontos de diferença (79 a 77). Entretanto, descontando os pontos das duas categorias que não valem ponto para o Campeonato, apenas para a regata (infantil e master) os botafoguenses ampliaram em quatro pontos sua larga vantagem na luta pela quebra um longo jejum: desde 1964 o clube de General Severiano não vence o Estadual, só dando Vasco e Flamengo desde então. O Vasco, após marcar, respectivamente, 44 e 33 pontos nas duas primeiras regatas, nesta fez 55. Como venceu as duas provas que não valem pontos para o Campeonato, serão descontados 20 pontos destes para somar aos 54 que o clube já possuía, ficando com 89. A próxima regata será disputada após daqui a mais dois meses, no dia 25 de agosto. O Vasco assume a liderança da categoria Aspirante e se mantém na frente no Junior B, além de ultrapassar o Flamengo para liderar o Master. O balanço, tendo em vista todas as limitações do remo vascaíno, foi bastante positivo, com destaque para duas vitórias tidas como complicadíssimas que foram conquistadas, o four skiff aspirante e o single skiff sub-23..

Duas das doze provas, ambas da categoria Peso Leve Sub-23, sem participação vascaína, foram adiantadas para sábado. Ambas foram vencidas pelo Botafogo, com o Flamengo ficando na segunda colocação. Desta maneira, o Quatro Com da categoria Junior A abriu o domingo, às 9h, sendo vencido também pelo Alvinegro. O Vasco optou por não participar desta prova, uma vez que boa parte dos atletas é aspirante, decidindo colocar força na outra prova de Junior A, o Oito Com, que fecharia a regata. No double skiff feminino aspirante, o barco vascaíno, composto por Sarah Ramos Reis e Rita de Cassia Queiroz de Oliveira, não foi bem e terminou na quarta colocação.

Na sequência, veio uma das provas aguardadas pelos vascaínos: o four skiff aspirante. Após, na regata anterior, vencer, na categoria, o single skiff e ficar em segundo no dois com, o Vasco estava apenas a dois pontos do líder do campeonato da categoria, o Botafogo. E Matheus Cardoso da Silva Paulino, Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza e Alan Henrique Meira dos Santos fizeram um excelente prova, numa belíssima disputa com o barco alvinegro na parte final da prova. O Vasco largou bem, abrindo uma certa vantagem, que no final foi reduzida pela guarnição botafoguense. Mas nada que arriscasse muito a vitória vascaína. O Flamengo ficou em terceiro. Com o resultado, o Vasco assume a liderança da categoria, apenas dois pontos à frente (30 a 28) do Alvinegro. A próxima regata promete ser bastante quente no Aspirante, uma vez que terá as provas do quatro com e do double skiff.

Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, um dos componentes da guarnição vencedora, Matheus Paulino, comentou sobre a prova, além de projetar o restante do campeonato, demonstrando otimismo e bastante expectativa:

- Achei que foi uma prova dura, até porque ontem na eliminatória o barco do Botafogo se mostrou muito forte. E tinha a preocupação com a Escola Naval, mas nosso barco, por mais que tenha passado por dificuldades de entrosamento e pouco tempo de treino (teve uma mudança de integrante, um dos nossos acabou perdendo a vaga e entrou um que soube manter o bom trabalho), se saiu bem. Achei que foi um resultado ótimo, meu primeiro ouro no aspirante, foi excelente. Eu creio que não vai parar por aí não, na próxima regata nós vamos para ganhar também. Está bom, mas com certeza pode melhorar. E vai melhorar. Na próxima regata, tem um quatro com e o double skiff, vamos disputar essas. Estou no Vasco há um ano, comecei a remar um pouco tarde, mas estou aí para fazer o que for possível.

O treinador Marcelo Neves, que aguardava a prova com expectativa e esperava muitas dificuldades, fez uma análise bastante positiva, já percebendo a possibilidade de disputa do campeonato da categoria:

- Considerava a prova muito difícil, é uma categoria em que o nível é muito igual em todos os clubes. Além dos três clubes grandes (Vasco, Flamengo e Botafogo), ainda temos a Escola Naval e o Rema Campos. É uma categoria sempre muito disputada. O skiff e o dois com foram assim na regata passada, quando tiramos segundo no dois com e primeiro no skiff, e agora o four. A gente para essa categoria pode começar a pensar em buscar o título, como no junior B, mas precisamos trabalhar muito para que isso se torne uma realidade.

Enquanto os vascaínos comemoravam a vitória e se encaminhavam à premiação, já acontecia o single skiff infantil feminino (mulheres com treze ou quatorze anos). E o Vasco emendou outra vitória. Isabela Beatriz Ferreira, que é vista como uma atleta bastante promissora pelo Departamento de Remo do Vasco, prorrogou por mais alguns minutos a festa vascaína na Lagoa. Após abrir vantagem na ponta, a reta final da prova foi bastante emocionante. A atleta do Flamengo se aproximou nos metros finais, chegamdo a diminuir a vantagem de Isabela para menos de um barco. Talvez, se tivesse mais alguns metros, a rubro-negra passasse. Mas a vascaína cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Na próxima regata, a prova da categoria será o single skiff masculino. Ela ressaltou que o resultado é fruto de muito treinamento no cotidiano:

- Gostei da minha prova, treinei para isso. Agora é ir para a minha próxima prova do infantil, o four skiff [na quinta regata, em 29 de setembro].

Marcelo reiterou o quanto Isabela é promissora:

- Outra vitória veio no skiff feminino infantil. A Isabela é uma promessa nossa, ela vem sendo tratada com muito carinho, com muita tranquilidade. E a gente espera no futuro muito sucesso para esse atleta. É trabalhar com calma, não queimar etapas com ela, que eu tenho certeza de que ela vai se tornar uma grande atleta.

Na sequência, em prova dominada pelo Flamengo, com o Botafogo na sequência, Catharina Mota e Jéssica Mudier dos Santos ficaram na terceira colocação no double skiff da categoria junior A. Logo depois, mais uma belíssima vitória vascaína. Marcos Eduardo Ibiapina Lopes liderou a prova desde o começo, com seu companheiro de Seleção Brasileira, atleta do Botafogo, ficando na segunda colocação. A Escola Naval completou o pódio. Embora no final o alvinegro se aproximasse, Ibiapina manteve a prova o tempo inteiro em seu controle. Ele comentou sobre sua vitória:

- Foi difícil, mas eu consegui fazer uma prova boa. Já parti na frente, fui controlando o segundo. No final, toda vez em que ele aumentava eu aumentava junto para poder chegar no final bem e ter o sprint para garantir a primeira colocação. Para o restante do Campeonato é seguir treinando, agora vou para a Seleção para treinar para o Mundial na Áustria.

O atleta agora vai, ainda mais credenciado e motivado após esta belíssima vitória no Campeonato Estadual, ao lado do remador botafoguense que ficou na segunda colocação, treinar num double skiff para o Mundial, que será na Áustria, em setembro. Ir para o Mundial é um plano de Ibiapina, que possui excelentes resultados e recentemente viveu uma má fase, com problemas pessoais.

- Meus planos são treinar. Nesta segunda já tenho treino, às 7h, no double para o Mundial de Senior B, que será realizado em Linz, na Áustria, com o garoto que ficou em segundo hoje. Ainda não estamos com a vaga, vamos disputar ainda, porque a Confederação não está com dinheiro para nos levar.

Marcelo Neves comentou sobre a fase atual de Marcos, que teve problemas recentemente. Ao lado do four skiff aspirante, essa era a outra prova que atraía mais a expectativa dos vascaínos:

- O Marcos de um mês e meio para cá vem se motivando, treinando bastante, e o atleta do Botafogo que ficou em segundo tem bastante experiência. A gente via essa prova como muito difícil para nós. E o Marcos se superou, com um bom teste ergométrico, fez o melhor teste da vida dele, melhor do que quando ele ganhou o Mundial em Boston. Hoje em ele confirmou essa ascensão que ele vem tendo. Foram vários fatores, pensou até em parar de remar, queria voltar para casa, saudades. Isso causou uma desmotivação muito grande do final do ano passado para o início deste ano. A gente vem trabalhando, procurei motivá-lo em relação à Seleção. Ele está com boas chances agora de ir ao Mundial de Sênior B (Sub-23). E essa vitória o credencia ainda mais para que isso aconteça.

Na sequência, foi disputada a única categoria na qual o Vasco tinha vencido todas as provas predecessoras. Após vencer o double skiff na primeira regata e o single skiff na segunda, foi disputado o four skiff do Junior B. O barco vascaíno foi composto pelos dois principais atletas da categoria (Igor Nunes Cunha e Thiago Francisco da Silva, que venceram juntos o double), além de dois garotos oriundos da escolinha. João Marcos Soares e Gabriel Morais, inclusive, tinham disputado em 25 de maio a regata Remo do Futuro, que foi vencida pelo Gigante da Colina e reúne atletas das escolinhas. O Vasco disputava a vitória com os barcos de Flamengo e Botafogo, inclusive chegando a liderar boa parte da prova. Mas um erro exatamente do atleta que melhor havia se saído até agora no ano causou a terceira colocação. Thiago "enforcou" a remada, o que fez com que o Vasco perdesse posições na reta final. Ainda assim, o clube permanece na liderança da categoria, agora com 24 pontos. Marcelo ponderou a falha de Thiago, além de projetar a quinta regata (na quarta não há provas de Junior B), na qual serão disputaos o single skiff e o double skiff novamente:

- Houve um acidente, um erro nosso. Um dos nossos atletas, o nosso voga, "enforcou" faltando mais ou menos cinquenta metros. Nesse momento da prova nós, da minha visão, já tinha alguma diferença no primeiro lugar, mas com uma disputa muito acirrada com os dois adversários (Flamengo e Botafogo), e infelizmente o nosso atleta errou. Acontece, não é para acontecer, mas, principalmente com esses garotos, que são muito novos, a possibilidade desse acontecimento é maior. Vamos trabalhar agora, dar força para ele. Ele foi o vencedor nas duas regatas anteriores, no skiff e no double. E nós vamos ter agora na quinta regata, na quarta não tem prova dessa categoria, o double e o skiff na mesma regata. A gente tem que trabalhar muito bem para que a busquemos a vitórias nessas duas provas. Se conseguirmos, por antecipação eu acredito que a gente consiga a vitória no Campeonato desta categoria.

Depois, sem participação vascaína, o Flamengo venceu o double skiff sub-23 feminino, deixando o Botafogo com a segunda e a terceira colocações. Logo depois, em outra categoria que não conta pontos para o Campeonato, o Vasco conquistou mais uma vitória. O four skiff master foi vencido com muitas tranquilidade pelos vascaínos. O Gigante da Colina abriu larga vantagem, deixando o Flamengo com a segunda colocação e o Botafogo, com a terceira. Como sempre, o lendário remador vascaíno Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, liderou de maneira maestral o barco, fazendo a diferença. Assombra o preparo físico do remador, que, tendo em vista a escassez de atletas na categoria aberta, chegou a remar o four skiff na primeira regata. Vaval já conquistou diversos títulos com a camisa vascaína (a única de clube que usou em toda sua carreira), além de, pela Seleção Brasileira, ser campeão sul-americano, medalhista pan-americano e participante de Olimpíada. Este verdadeiro ídolo do Club de Regatas Vasco da Gama fez questão de puxar o casaca no pódio após a belíssima vitória, além de, enquanto o hino era tocado, bradar quanto chegava no verso "no remo és imortal". Marcelo Neves comentou sobre a vitória:

- O master é uma prova em que no masculino a gente tem uma força bem grande, somos capitaneados pelo Vaval, um grande remador, um monstro, com 46 anos ainda tem uma condição física que muito atleta novo não tem, na primeira regata participou no aberto. Ele capitaneou esse barco de uma maneira muito positiva.

Para fechar a regata, como sempre acontece, o oito com da categoria Junior A. Só Vasco, Flamengo e Botafogo compuseram a prova. Os três estavam perto, mas na reta final da prova o Botafogo abriu vantagem. O barco vascaíno era composto por atletas muito novos, alguns até em primeiro ano de competições oficias. Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Alan Henrique Meira dos Santos, Matheus Freitas de Souza, Vinicius da Silva Marques, Carlos Henrique dos Santos Gomes Machado, Felipe Holanda Junqueira, Caique Pereira das Chagas Guedes e Alisson Hermann Pereira eram os atletas (oito remadores, mais o timoneiro). Na próxima regata, o oito será da categoria Master, com chance de vitória vascaína. Marcelo Neves, comentou a participação nessa prova:

- O Oito nós utilizamos três garotos que remaram o four skiff aspirante. Nós de 2011 para cá perdemos alguns atletas, novos inclusive, para outros clubes. Esses atletas são muito novos, três dos componentes do oito estão participando pela primeira vez no Campeonato, correndo pela primeira vez numa prova de dois mil metros. Então, no meu entender, foi um resultado bastante satisfatório. Temos que trabalhar para evoluir mais ainda, temos um grupo bom na mão. Um grupo muito novo, mas com potencial muito grande.

Marcelo finalizou o contato exclusivo com o Blog CRVG - Em Todos os Esportes reiterando que, por faltar tanto tempo para a próxima regata (mais de dois meses, uma vez que será em 25 de agosto), não dá para projetar muita coisa:

- Para a quarta regata é trabalhar, temos um intervalo de mais de dois meses. Ainda é cedo para dizer alguma coisa, mas a gente quer ver se consegue manter esse padrão de três ou quatro vitórias por regata. Vamos ver se conseguimos. É difícil, mas não é impossível.

Classificação da 2ª regata do Campeonato Estadual de Remo de 2013:

1) C.R. Flamengo, 79 pts
2) Botafogo F.R., 77 pts
3) C.R. Vasco da Gama, 55 pts

Classificação do Campeonato Estadual de Remo de 2013 após três regatas disputadas:

1) Botafogo F.R., 245 pts
2) C.R. Flamengo, 206 pts
3) C.R. Vasco da Gama, 89 pts



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco