Remo: 3ª Regata do Estadual acontece neste domingo, a partir das 9h

Sábado, 15/06/2013 - 19:56

A terceira regata do Campeonato Estadual de Remo de 2013 será realizada no Estádio da Lagoa na manhã deste domingo (16/06), a partir das 9h. Duas provas da categoria Peso Leve Sub-23 foram adiantadas para este sábado (o dois sem e o quatro sem); desta maneira, serão disputadas dez provas no domingo. Novamente, o favorito para a regata é o Botafogo. Só que desta feita com uma intensidade maior, devido à crise do remo do Flamengo, que, embora ainda tenha uma boa equipe de atletas, perdeu recentemente seu treinador e vive brigas internas. O Vasco, por sua vez, espera melhorar a pontuação em relação à segunda regata (33 pontos), em que participou de apenas cinco provas. Desta feita, os vascaínos participam de oito. Como vem se dando em todas as regatas neste ano, o Gigante da Colina participa com força apenas nas categorias de base, apostando sobretudo no Junior B. Nesta categoria, os vascaínos venceram as duas primeiras provas e, portanto, lideram na classificação geral. Também atrai expectativa vascaína as provas da categoria Aspirante, na qual o Vasco está na segunda colocação e, na regata passada, venceu o single skiff e ficou em segundo no dois com. O trabalho na base, como passo na reestruturação do esporte fundador vascaíno, vem sendo bem feito. Emblema disto é a conquista da regata Remo do Futuro, que envolve atletas da pré-equipe (escolinha) e foi disputada no dia 26 de maio.

O líder da equipe de treinadores do remo do Vasco, Marcelo Neves, falou, antes de se aprofundar prova a prova, sobre sua expectativa para a segunda regata do Campeonato Estadual:

- Continuamos sem participar em algumas categorias - as de cima. Esperamos novamente um bom resultado no Junior B, disputar novamente o aspirante, que é uma categoria muito difícil. Nós ganhamos o skiff na última regata, mas é uma prova muito difícil onde não existe favorito. Eu acredito que a pontuação seja maior por uma maior participação.

Marcelo Neves comentou cada uma das provas que terão participação vascaína com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco. As provas que tinham mais de seis barcos inscritos, número máximo, chegaram ao número com as eliminatórias e desistências. O Vasco decidiu não participar da primeira prova do dia, o Quatro Com Junior A para privilegiar o Oito Com, prova que fechará a regata (a outra prova de domingo da qual o clube da Colina não participa é o Double Skiff Sub-23 Feminino):

- Foi uma opção, porque esses garotos de Junior A são aspirantes também. O que ganhou a prova de skiff aspirante na regata passada é Junior (Vinícius da Silva Marques). Como tem duas provas de Junior A, resolvemos ir com força no Oito, que é a última prova.

2ª prova - 9:15h: Double Skiff - Aspirante / Feminino - 2.000m

Barco vascaíno: Sarah Ramos Reis e Rita de Cassia Queiroz de Oliveira

"No meu entender, o Flamengo é o favorito, até com uma atleta que era nossa e que foi embora no ano passado."

3ª prova - 9:45h: Four Skiff - Aspirante - 2.000m

Barco vascaíno: Matheus Cardoso da Silva Paulino, Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza e Alan Henrique Meira dos Santos

"Viemos de um bom resultado: na regata passada fizemos segundo lugar no 2 com e primeiro no skiff. Temos boas chances nessa prova, mas não nos coloco como favorito, não posso colocar, porque é uma categoria que é muito nivelada. Não somente pelos três grandes clubes, mas também por Escola Naval e Rema Campos."

4ª prova - 10h: Single Skiff - Infantil / Feminino - 500m

Barco vascaíno A: Isabela Beatriz Ferreira

Barco vascaíno B: Bruna Gisele Alves da Silva

"No infantil vamos com boas chances com a Isabela. No meu entender, é uma promessa. Ela já demonstra uma capacidade física comparada a atletas das categorias de cima - junior B e junior A. Vejo uma possibilidade de resultado muito bom nessa prova."

5ª prova - 10:20h: Double Skiff - Junior - A / Feminino - 2.000m

Barco vascaíno A: Catharina Mota e Jéssica Mudler dos Santos

Barco vascaíno B: Sarah Ramos Reis e Rita de Cassia Queiroz de Oliveira

"Prova em que o Flamengo é favorito, mas tem chance de pegar um pódio."

6ª prova - Single Skiff - Sub-23 - 2.000m

Barco vascaíno A: Marcos Eduardo Ibiapina Lopes

Barco vascaíno B: Lucas Kreitlow

"Ibiapina tem chances de disputar. Para mim a disputa dele é com o atleta do Botafogo. O Lucas também é um atleta com bons resultados, mas, infelizmente, no final do ano passado teve um acidente de bicicleta (fratura de clavícula) que foi agravado com problemas na cirurgia, tendo que fazer uma segunda cirurgia. Demorou muito nesse processo de recuperação, e hoje ainda não se encontra em 100% de sua forma. Acredito que na próxima regata, que será daqui a dois meses, tenhamos o Lucas com 100%."

7ª prova - Four Skiff - Junior - B - 1.000m

Barco vascaíno: Thiago Francisco da Silva, Igor Nunes Cunha, Gabriel Morais de Souza e João Marcos de Lima Soares

"Temos boas chances de vitória. Não considero favoritismo, é uma categoria com atletas muito novos. Por exemplo, na regata passada o Thiago, que em todos os treinos não tinha a melhor performance (o Igor sempre estava vencendo nos treinos, mas no dia não trabalhou bem), conseguiu a vitória."

Marcelo ainda comentou sobre como está Igor depois do enorme desolamento após o resultado ruim na prova single skiff:

"É muito difícil para um garoto, mas o esporte é isso: são vitórias e derrotas. Ganhar sempre é bom, ninguém gosta de perder. Mas a gente aprende muito mais com as derrotas do que com as vitórias. Estas sempre mascaram algumas limitações que a gente tem. As vitórias muitas vezes, principalmente nos atletas mais novos, faz subir à cabeça, achar que é imbatível, que é invencível. No meu ver, para ele, especificamente, apesar de nunca querer que um atleta nosso perca, foi bom ter acontecido. Colocou os pés no chão, começou a treinar muito mais. E hoje considero ele mais forte em comparação com a regata passada. Por isso, ele vai ser importantíssimo dentro desse barco de quatro, especialmente para passar a tranquilidade e a experiência dele para os dois garotos que estão chegando, que saíram da nossa pré-equipe. Participaram da regata do futuro e foram absorvidos pela equipe, é um processo natural, normal, que acontece aqui."

9ª prova - 11:20h: Four Skiff - Masters - E - 1.000m

Barco vascaíno A: Marcos Pandolfo Fiuza de Melo, Oswaldo Kuster Neto, Paschoal Luiz Salgado Chrispim e Roberto Santinoni

Barco vascaíno B: Jorge Sahione Neto, Benílton Alves Barbosa, Álvaro Ribeiro de Souza e Mário Stratievsky

"Junto com o Flamengo, disputamos a prova, como não aconteceu na 2ª regata (four skiff feminino). Ou dá Vasco (com o barco A) ou dá Flamengo. Se bem que o barco B tem se portado muito nos treinamentos. De repente pode até surpreender."

10ª prova - 11:35h: 8 Com - Junior - A - 2.000m

Barco vascaíno: Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Alan Henrique Meira dos Santos, Matheus Freitas de Souza, Vinicius da Silva Marques, Carlos Henrique dos Santos Gomes Machado, Felipe Holanda Junqueira, Caique Pereira das Chagas Guedes e Alisson Hermann Pereira

"Resolvemos ir com força no Oito. O próximo oito disputamos também, o de master. Da quinta regata, vamos disputar ainda com mais chances, vai ser o de aspirante. A gente deve participar desses três oitos. Não acredito que tenhamos condições de fazer um oito para a última regata, que será de senior A (aberto), vou tentar, mas vai ser muito difícil."

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco