Mirim: Treinador Adriano Barreto fala sobre o esquema que vem utilizando no time

Terça-feira, 11/06/2013 - 03:22

O fato do Vasco da Gama ter tido a melhor defesa em mais uma competição que conquistou na categoria mirim serve para mostrar que o trabalho desenvolvido pelo técnico Adriano Barreto vem sendo bem absorvido pelos atletas. No comando da equipe sub-13 desde setembro do ano passado, o profissional já levou o cruzmaltino a conquista de um estadual e o fez terminar a Copa Cidade Verde, disputada por grandes equipes do futebol brasileiro, na quinta colocação.

O estilo de jogo implantado por Adriano em suas equipes é bem parecido com o praticado pelos grandes clubes europeus atualmente. O treinador é adepto do sistema tático que obriga os atletas a atuarem sem a bola, ou seja, a jogarem de forma compacta. É importante dizer que esse estilo de jogo não limita o talento do jogador, apenas o faz aprender a utilizá-lo no momento que a equipe mais precisar:

- Eu tenho como referência alguns técnicos que dizem que é preciso aprender a jogar sem bola. E como você vai aprender a jogar sem bola? Marcando. A partir do momento que você tem uma marcação mais efetiva, você tem a possibilidade de ter a bola sempre no teu pé. Quando você tem a bola no seu pé pode pensar em trabalhar o ataque. Essa é a concepção que uso. Primeiramente temos que nos organizar defensivamente para depois ver como vai ser feito o ataque. Graças a Deus eu tenho conseguido implantar isso na maioria das vezes. Eu sempre venho com um bom saldo de gols e com a defesa menos vazada. Espero continuar mantendo essa base. É claro que o padrão da ESCUP era mais baixo, não haviam equipes de tradição ou testes maiores, mas você pode ver pelo comportamento e posicionamento que a equipe já está assimilando aquilo que é passado. Acredito que estamos no caminho para repetir esses números em competições futuras - explicou o técnico do mirim ao programa "Só dá Base".

As boas atuações e o título na Espírito Santo Cup fizeram com que o treinador percebesse como a equipe evoluiu em relação à última temporada e ao início do ano. A intenção de Adriano é fazer com os atletas das gerações 2000 e 2001 entrem em 2014 preparados para encarar seus novos desafios. Os mais velhos serão promovidos para o infantil, enquanto os mais jovens terão a missão de manter o bom rendimento da categoria mirim em mais uma temporada:

- Eu peguei a equipe mirim em setembro e faltavam apenas oito rodadas para terminar o turno. Nós éramos o primeiro colocado, mas numa situação perigosa. Se classificavam quatro e nós estávamos empatados na liderança com o Flamengo e sendo pressionados pelo Fluminense. Uma derrota podia deixar a gente para terceiro ou quarto lugar, estava todo mundo colado. Aconteceu uma derrota para o Artsul e a gente bateu em terceiro. Tivemos que trabalhar para não fugir daquela faixa ou correr risco de sair daquela faixa e ser eliminado antes das finais. Foi um trabalho muito diferente daquilo que a gente pretende fazer nesse ano. Meu objetivo é levar uma base bem forte pronta para poder olhar para o banco e ver jogadores que venham suprir a necessidade no momento que eu precisar. Terei o conhecimento de todos os jogadores, pois estou desde o início do ano trabalhando com eles. Pretendo também focar no grupo 2001, pois existem peças que possuem qualidade para jogar no grupo 2000. Um titular, o Carlos César, foi com a gente para o Espírito Santo. O Lucas, goleiro, também foi conosco. Levei mais uma vez o Roger, que é atacante. Então, estou buscando dentro do 2001 peças que possam ajudar o grupo 2000. Estou trabalhando integrado para que no ano que vem na minha mão ou na mão de que venha a pegar, o Vasco não precise montar o grupo mirim dentro do ano. Quero deixar o grupo 2001 pronto para o ano que vem e o 2000 apto para servir o time infantil - disse o treinador ao programa "Só dá Base".

A Ibercup e o Campeonato Carioca serão os próximos desafios da categoria mirim na temporada. O Gigante da Colina tentará conquistar seu segundo título estadual consecutivo e vencer mais uma vez a competição internacional, que será disputada em Portugal em breve.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco