Basquete Base: Vasco vence o Botafogo no Sub-14 e perde no Sub-19

Sábado, 27/04/2013 - 03:35

Basquete: Sub-14 do Vasco vence o Botafogo pelo Estadual

Uma partida muito parelha e emocionante foi disputada entre as equipes sub-14 de Vasco da Gama e Botafogo no começo da noite desta sexta-feira (26/04) no ginásio da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ), localizado na Praça da Bandeira. Esta categoria e o juvenil mandam seus jogos neste ginásio em virtude da falta de horários do Forninho, em São Januário, durante a semana para essas partidas. O ginásio principal está interditado desde dezembro de 2011. O time vascaíno venceu sua primeira partida no Campeonato Estadual após perder para o Flamengo na estreia, no mesmo ginásio. Era o primeiro jogo alvi-negro na competição. A partida terminou com o placar de 59 a 55 a favor do Gigante da Colina.

Os vascaínos Luis e Valquécio foram os grandes destaques da partida. Aquele pegando muitos rebotes e sendo preciso no garrafão adversário, com muitos pontos; e este armando o time vascaíno com muita velocidade na transição defesa/ataque.

A partida foi muito equilibrada até o quarto final, quando oVasco disparou. O Gigante da Colina apresentou muitos problemas em fundamentos. Por exemplo, a conversão de lances livres foi baixíssima. O Botafogo até o terceiro quarto manteve-se quase sempre à frente no placar, mas sem abrir muito. O máximo que o Vasco conseguia era raramente empatar ou abrir um ou dois pontos. O primeiro quarto terminou com vitória alvinegra por 13 a 11.

O quadro se manteve no segundo quarto, quando o time considerado ideal do Vasco começou a jogar mais tempo junto em quadra. O Vasco elevou seu nível de jogo e seu potencial, mas os muitos erros de fundamento fizeram com que o panorama do placar se mantivesse (30 a 28 para o Botafogo ao final do período). O armador Thiaguinho e o pivô Luís, por exemplo, foram figuras que entraram no segundo período e permaneceram até o final da partida. Além deles, também se destacaram os velozes armadores Vitinho e Valquécio, sobretudo este último.

Ao final do terceiro quarto, o Vasco tinha a vantagem que teve em momentos esparsos do jogo: um ponto de diferença (42 a 41). No quarto período, todavia, os vascaínos, comandados em termos de pontuação por Luis e Valquécio, dispararam no placar. Entretanto, no final houve relaxamento, com uma vantagem que chegou a ser de 13 pontos tendo despencado nos últimos segundos para apenas três pontos. Vitinho converteu o lance livre que ampliou a vantagem para quatro pontos e fechou o caixão alvinegro: 59 a 55.

Com exclusividade à equipe do "CRVG - Em Todos os Esportes"/SuperVasco, que esteve presente no ginásio para acompanhar a partida, o treinador da equipe, David Gaglianone, que ainda treinar o pré-mirim, o mirim e o infantil, comentou sobre a partida. Ele elogiou a equipe do Botafogo, criticou erros em fundamentos e não crê que o normal seria que a partida fosse mais tranquila:

- Não acredito que poderia ser mais tranquila, o Botafogo teve uns reforços que vieram da Região das Lagos (menino de Cabo Frio, de Arraial do Cabo). Meninos que eu não conhecia, fiquei sabendo hoje. Esses garotos me surpreenderam durante o jogo. Sabia que seria um jogo difícil, mas sempre confio na minha equipe. Valeu pela vitória, conversei com eles que tivemos muitos erros de fundamento, muito erro de lance livre, de bandeja. Faz falta a gente jogar num jogar num lugar [São Januário] e treinar em um outro [ABVRJ]. É justamente esse o nosso problema. Não treina aqui, o arremesso aqui é totalmente diferente, a maneira de fazer a bandeja é diferente. O aro de um lado é caído, do outro lado é para o alto. Então isso tudo influencia num jogo de uma categoria de 14 anos, quando eu jogo, por exemplo, com três jogadores do mirim, onde um é pré-mirim ainda[Thiaguinho]. Acho que o conjunto de tudo foi bom, valeu pela primeira vitória no segundo jogo. Agora é treinar porque ainda tem muito jogo difícil pela frente.

David ainda comentou com exclusividade sobre qual é a sua meta para a equipe sub-14 vascaína no Campeonato Estadual:

- Eu pretendo muito chegar entre os quatro primeiros, chegar a uma semifinal. O campeonato tem seis equipes, e três equipes que investem já nessa categoria. Com o elenco que eu tenho, o meu objetivo é chegar a uma semifinal.

Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-14
Local: Ginásio da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ)
Dia e hora: 26/04/2013, às 17:30h
Club de Regatas Vasco da Gama 59 x 55 Botafogo de Futebol e Regatas
Arbitragem: Fabio Walsh e Maykel Bruno

Campanha do Vasco no Campeonato:

10/04 - Vasco da Gama 34 x 48 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 59 x 55 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
05/05 - 10h: ABIG/Jequiá x Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)

Vasco pecou muito nos lances livres na apertada vitória sobre o Botafogo


Equipe sub-14 de basquete do C.R. Vasco da Gama após a vitória sobre o Botafogo


Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco

Basquete: Vasco perde para o Botafogo em jogo de baixa qualidade

Início de noite na Praça da Bandeira, as arquibancadas da ABVRJ cheias para acompanhar a partida pelo juvenil (sub-19) entre C.R. Vasco da Gama e Botafogo F.R. Um clássico com pouca tradição no basquete, mais por conta do lado do time da Zona Sul, mas mesmo assim, clássico é clássico.

Mas o que se viu em quadra foi longe do que todos os presentes no Ginásio esperavam. Um jogo de baixa qualidade, com pontuação pequena e erros em demasia. Um primeiro quarto até deu para enganar os torcedores, jogo equilibrado e o Vasco conseguiu terminar na frente: 12 a 10.

O segundo quarto já começou a dar sinais que o jogo iria ser de doer os olhos, com muitos erros de fundamentos básicos, o Vasco só conseguiu marcar 6 pontos no quarto, e o Botafogo fez 13, final: Vasco 18 a 23 Botafogo.

O terceiro quarto veio a confirmação, o período terminou com o placar incrível de Vasco 6x5 Botafogo, as equipes sofreram para pontuar, parecia que existia uma tampa no garrafão que não deixava a bola cair, total: Vasco 24 x 28 Botafogo.

No último quarto, a equipe de São Januário ficou mais de cinco minutos sem conseguir marcar um ponto sequer, com isso o Botafogo abriu larga vantagem, chegou a fazer 35 a 24, até que o técnico Christiano Pereira pediu tempo, mas nem falou mais nada. Cansado de gritar o jogo inteiro, tentar orientar a equipe que se perdeu dentro de quadra, modificou toda a equipe, colocando meninos do sub-17 para jogar. Com isso o Botafogo conseguiu ampliar ainda mais o placar, mas o que foi notado, foi a diferença que a equipe reserva jogou, perdeu, mas jogou com muito mais garra e vontade. O placar final ficou em Vasco 27 x 44 Botafogo.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco