Departamento infanto-juvenil completa 70 anos

Quinta-feira, 18/04/2013 - 18:39

O papel social que o Vasco teve em toda sua história não é segredo para ninguém, e a preocupação com jovens e adolescentes também sempre foi grande no Clube. Em 1933 surgiu a primeira ideia de se criar um Departamento Infanto-Juvenil no Clube, ainda na gestão de Vitor Moraes, mas a ideia não pôde sair do papel, já que o Clube possuía dívidas a serem pagas devido à construção do Estádio de São Januário. A ideia surgiu, porque na época o Vasco possuía o professor Levy de Magalhães, que ensinava basquete para grupos escoteiros no Clube e é o primeiro registro Infanto-juvenil do Vasco.

A ideia permaneceu anos inativa, até que em 1941, devido às mudanças ocorridas no Estatuto do Clube, foi criado o Departamento Infanto-Juvenil, ao menos no papel. Em 1942, o presidente Cyro Aranha, criador da eterna frase “enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”, nomeou para diretor do Departamento, Aníbal Ferreira de Souza, que indicou para a sub-diretoria, o professor Levy de Magalhães.

Mas o que motivou a criação desse Departamento? O Vasco na época criava seus primeiros times de basquete e vôlei, e apesar de ter cerca de 10.000 sócios, sendo grande parte deles com idade apta a prática esportiva, o Clube não conseguia montar times para disputar campeonatos, e sendo assim, tinha que buscar em outros Clubes atletas para formar sua equipe. Um grande sucesso, logo nos primeiros meses, diversos sócios se inscreveram e participaram das equipes do Vasco nos esportes olímpicos que o Clube mantinha, inclusive no Remo, seu esporte fundador.

Em 1943, exatamente no dia 18 de abril, foram enfim inauguradas as dependências do Departamento Infanto-Juvenil. Começando com apenas três esportes, o Departamento cresceu ano após ano, formando atletas que trouxeram títulos, vitórias e glória para o Vasco e, acima de tudo, formou grandes cidadãos, ser-humanos de caráter que cresceram aprendendo a amar o Club de Regatas Vasco da Gama.

Em 1956, mais precisamente no dia 23 de setembro, foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo de São Januário, onde esses atletas teriam um local apropriado para seus treinamentos, em diversos esportes.

O quadro atual do Departamento Infanto-Juvenil é precário. Com os esportes presentes na atualidade do Clube, sofrendo com a falta de investimento, falta de local físico para trabalho e falta de atletas para formarem suas equipes. A principal causa disso pode ser refletida com o estado de conservação do nosso Ginásio. Hoje, ele é visto como abandonado, sem a mínima condição de uso para treinamentos e partidas, logo, afasta patrocinadores, equipes não podem treinar e jogar em casa, o que consequentemente afasta os atletas e a formação do esportista e do cidadão fica cada vez mais na precariedade. A importância do Departamento é grandiosa no Clube e tem que ser preservada.

A CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco parabeniza à todos que um dia participaram e ajudaram o Departamento Infanto-Juvenil ser tão glorioso e bem-sucedido. Nós, torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, seremos eternamente gratos por todos os seus feitos, e por toda a sua história que começou embrionariamente na década de 1930.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes