Basquete Base: Vasco estreia no Estadual Juvenil vencendo o Iguaçu por 50 a 47

Domingo, 07/04/2013 - 01:23

A equipe de basquetebol juvenil (sub-19) do Vasco da Gama estreou com vitória na sua longa jornada no Campeonato Estadual de 2013, organizado pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) e cuja fase de classificação será disputada até o final de outubro (após isto, as oito melhores equipes se classificam para as quartas de final). O Gigante da Colina visitou o Iguaçu Basquete Clube e venceu de maneira apertada e num jogo emocionante pelo placar de 50 a 47 (28 a 20), na noite desta sexta-feira (05/04). O Vasco chegou a abrir mais de dez pontos, porém, devido a um péssimo ultimo quarto (no qual anotou apenas três pontos), sofreu na reta final da partida. O próximo adversário vascaíno é o Flamengo, na próxima quarta-feira (10/04), a partir das 19h. A partida será disputada no ginásio da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ), onde o Vasco manda suas partidas neste Campeonato nas categorias sub-14 e sub-19. Mais cedo, para iniciar a rodada dupla, o sub-14 enfrenta o Rubro-Negro, em sua estreia, a partir das 17:30h.

Vasco e Iguaçu estão fora da lista das equipes favoritas, e a equipe vascaína tinha como grande parcela atletas mais jovens, da categoria infanto-juvenil (sub-17). Tanto é que o principal destaque da partida de ontem é atleta desta categoria: o ala Carlos Eduardo. Entretanto, mesmo diante das dificuldades (sobretudo equipe desentrosada e horas de viagem de São Januário até a cidade da Baixada Fluminense), o time do treinador Christiano jogou melhor durante a metade final do primeiro período e o segundo e terceiro quartos da partida, períodos que fizeram com que se configurasse a vantagem de mais de dez pontos que fez a equipe segurar a vitória mesmo com o fraco quarto período.

O time da casa começou melhor no primeiro quarto, chegando a abrir 11 a 6. Entretanto, a reta final de primeiro quarto vascaína foi muito boa, e o Gigante da Colina, ao final do período, já tinha a seu favor o placar de 15 a 12. A boa atuação do ala Carlos Eduardo se manteve no segundo período, inclusive com algumas bolas de três pontos, e o Vasco da Gama foi para o intervalo com a vantagem de oito pontos: 28 a 20.

Embora no geral a pontuação da partida tenha sido baixa, o terceiro quarto foi o mais intenso neste sentido e o melhor da partida. Com excelente atuação vascaína, cuja equipe marcou dezenove pontos somente no penúltimo período da partida, o último quarto da peleja começou com vantagem vascaína de 13 pontos (47 a 34). Entretanto, o Gigante da Colina, para desespero de Christiano, relaxou e caiu assustadoramente de rendimento no último quarto, sinal da baixa qualidade da equipe, da falta de entrosamento (jogadores importantes chegaram faltando poucos treinos para o Campeonato começar) e do cansaço (por exemplo, Carlos Eduardo teve que sair devido a câimbras durante o último período). Mesmo assim, mesmo com o adversário encostando no final, a vantagem vascaína não baixou mais do que de três pontos. Final de jogo: Iguaçu 47 x 50 Vasco da Gama.

De maneira exclusiva ao “CRVG – Em Todos os Esportes”/SuperVasco, o treinador da equipe juvenil de basquete do Vasco da Gama, Christiano Pereira, analisou a partida. O profissional destaca o baixo número de treinamentos junta da equipe que atuou, ressalta a importância da vitória contra equipes do mesmo nível e deixa claro que essa equipe vascaína não é candidata ao título:

- A nossa equipe está sendo montada no decorrer dos treinamentos. Dois jogadores praticamente titulares chegaram na semana passada à nossa equipe: um armador (Samuel), o pivô que começou que começou jogando e mais o Wagner, que não entrou. Eles estão com quatro treinos juntos com o restante do grupo. Obviamente não temos uma equipe para ser campeã, como eu já falei desde o período de treinamentos, mas com a chegada desses dois jogadores já abre um pouco mais o leque de opções. Armador é uma posição que eu acho importantíssima dentro de uma equipe, é um jogador de qualidade, que tem bom domínio de bola, tem bom arremesso, soube liderar bem a equipe nos momentos da partida. Tivemos um vacilo no final, é normal, pela falta até de muita qualidade da equipe, que não tem muita qualidade. Perdemos o Dudu por câimbra, ele treinou hoje no infanto, e chegamos à conclusão de que não dá para treinar e jogar. A equipe vai perder muito, vai ganhar pouco, mas as poucas oportunidades que tivermos de ganhar não podemos deixar escapar. E uma delas foi hoje. É o que eu falei para eles: se tivermos condições de ganhar de meio ponto, vamos ganhar de meio ponto. Mas a gente tem que fazer valer, quando a gente estiver na frente aproveitar isso – salientou Christiano.

O treinador vascaíno ainda relembrou que o Vasco perdeu quando jogou no ginásio do Iguaçu no ano passado, além de explicar as dificuldades sofridas pela equipe em termos de logística.

- A importância é a seguinte: no ano passado nós viemos jogar a segunda partida do campeonato aqui e perdemos para eles. No returno, nós demos de 50 na ABVRJ. Jogar aqui é complicado, nós levamos duas horas e meia de carro do Vasco até aqui, tivemos que dividir em cinco carros. O Vasco não deu condução, cada um teve que vir no seu carro, trazer um grupo de atletas consigo. Pegamos aquele engarrafamento todo do Vasco até aqui, levamos duas horas e meia até aqui, chegamos faltando cinquenta minutos. Jogadores com fome... Seu Valdir, avô do Alexandre, comprou sanduíche e refrigerante para dar aos garotos, que trocaram de roupa comendo rapidamente. Só esse trajeto é uma viagem, é como se a gente fosse jogar fora do Rio. Só essas coisas que atrapalham muito, e eu acho que valeu pelo sacrifício. Sempre é bom começar com uma vitória, pelo menos a gente mostra agora para eles o que precisa ser melhorado. E os adversários que são do mesmo nível da gente nós não podemos deixar escapar a vitória. E o Iguaçu é um desses – finalizou, com exclusividade ao “CRVG – Em Todos os Esportes”, o treinador vascaíno.

Campeonato Estadual de Basquetebol Juvenil 2013

Local: Iguaçu Basquete Clube
Horário: 20h
Iguaçu Basquete Clube 47 x 50 Club de Regatas Vasco da Gama

Campanha do Vasco da Gama na competição:

05/04 – Iguaçu Basquete Clube 47 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do IBC)
10/04 – 19h: Vasco da Gama x Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco