Futsal Base: Sub-15 e Sub-17 do Vasco vencem Instituto Mangueira do Futuro

Domingo, 07/04/2013 - 03:15

Na tarde deste sábado, os times infantil (sub-15) e infanto-juvenil (sub-17) do Vasco da Gama receberam o Instituto Mangueira do Futuro, em São Januário, pela quarta rodada do Campeonato Carioca de futsal. O Gigante da Colina venceu ambas as partidas: 4 a 0 e 4 a 3, respectivamente. Confira resumos das partidas disputadas na Colina Histórica, além de conferir o que disseram os treinadores de cada categoria após a partida.

Sub-15: C.R. Vasco da Gama 4 x 0 Instituto Mangueira do Futuro

O time infantil de futsal do Vasco da Gama segue de vento em popa no Carioca. Quarto jogo, quarta goleada. Desta feita, vitória por 4 a 0 sobre o time do Instituto Mangueira do Futuro. O treinador Fábio Marcellus mandou à quadra o seguinte time titular: 1. Alberto, 7. Romário, 9. Igor Carvalho, 10. Matheus Bezerra e 19. Patrick.

Entretanto, quem viria a ser o grande destaque da partida, com três gols e uma assistência, entrou durante a partida: Thales Guilherme. A partida começou truncada, com maior posse de bola vascaína, mas com poucas chances de gol criadas. O jogo seguia nesse ritmo até por volta da metade da primeira etapa, quando houve erro numa reposição lateral da equipe visitante e Thales roubou a bola e aproveitou para chutar rasteiro e marcar o seu primeiro tento e o primeiro gol vascaíno na partida: Vasco 1 a 0. A partida seguia calma, sem maiores chances criadas e sem maiores emoções. Entretanto, uma nova falha mangueirense decretou o segundo gol vascaíno: em jogada ensaiada, a bola foi rolada para trás para Thales chutar de muito longe. O goleiro adversário aceitou o chute rasteiro do vascaíno e ficou “com as penas do frango” nas mãos: 2 a 0.

No segundo tempo o ritmo da partida se manteve: maior posse de bola vascaína, mas poucas chances criadas e eventuais contra-ataques mangueirenses desperdiçados. Até que o dueto entre Thales Guilherme e Matheus Bezerra incendiou a partida e decretou a goleada cruzmaltina. Primeiramente, a bola foi retomada pelo Vasco e, em rápido contra-ataque, os dois ficaram frente a frente com o goleiro e Thales serviu para Matheus, na segunda trave, escorar para o gol vazio: 3 a 0. Depois, o gol mais bonito da noite. Matheus e Thales trocaram diversos passes de primeira, até que, na entrada da área, o segundo se desvencilhou do marcador com um belíssimo giro e chutou rasteiro para fechar o placar da tarde: Vasco 4 a 0.

Com exclusividade ao “CRVG – Em Todos os Esportes”/SuperVasco, o treinador da equipe, Fábio Marcellus, analisou a partida e o campeonato:

- A gente está se preparando para a fase final, já imaginávamos alguns jogos um pouco mais fáceis agora, nessa etapa. Hoje tive a possibilidade de botar o time inteiro de primeiro ano na quadra para dar rodagem, e terminar com o time que vai enfrentar o Flamengo na próxima rodada. No final do jogo fizemos modificações para dar mais entrosamento e rodagem para o time titular. A gente espera chegar bem para ficar em primeiro na chave. O campeonato está sendo disputado com equipes com quadra pequena, grande só tem a nossa quadra e a do Flamengo. Então a gente oscila treinamentos entre quadra pequena e quadra grande. Hoje o time sentiu um pouquinho a quadra grande, então tem que preparar agora para jogar em quadra grande também. Um time novo, alguns jogadores inscritos pela primeira vez, que a gente pegou na peneira. Então está no caminho certo – pontuou o treinador.

Com a derrota na rodada do Flamengo para o Mackenzie por 4 a 1, também neste sábado, no ginásio do clube do Meier, o Gigante da Colina assume de maneira isolada a liderança do grupo B. Com todas as equipes com quatro partidas disputadas, o vice-líder é o Flamengo com nove pontos (três atrás do Cruzmaltino). De todo o Campeonato, abrangendo ainda o grupo A, o Vasco é o único time com 100% de aproveitamento. Na próxima rodada, há o esperado e importantíssimo jogo contra o Flamengo, a partir das 14h do próximo sábado (13/04), na Gávea.

Jogos do sub-15 no Campeonato Carioca:

16/03 - Vasco da Gama 8 x 0 Mello Tênis Clube – São Januário
23/03 - Mackenzie 4 x 9 Vasco da Gama – Mackenzie
31/03 – Helênico 1 x 4 Vasco da Gama – Helênico Atlético Clube
06/04 - Vasco da Gama 4 x 0 Instituto Mangueira do Futuro – São Januário
13/04 – 14h: Flamengo x Vasco da Gama - Gávea

Sub-17: C.R. Vasco da Gama 4 x 3 Instituto Mangueira do Futuro

O primeiro tempo da partida do sub-17 foi morno até os minutos finais. O técnico Élcio Fernandes mandou à quadra o seguinte time titular: 36. João, 3. Leonardo, 7. Marlon, 5. Lucas e 10. Flavinho. Num jogo corrido e equilibrado, com poucas chances de gol, Vasco e Mangueira disputavam cada centímetro da quadra. Entretanto, a partida esquentou nos últimos cinco minutos, quando o Vasco marcou dois gols e foi para o intervalo com o placar de 2 a 0. Primeiramente, numa bela jogada que ainda envolveu o Flavinho, Sheldon escorou sem goleiro embaixo da trave para abrir o placar para o Gigante da Colina. Alguns minutos depois, roubada de bola e passe para Lucas, que, cara a cara com o goleiro, tocou por baixo do arqueiro mangueirense e correu para o abraço.

Entretanto, após a excelente reta final de primeira etapa, o Vasco da Gama começou muito mal a metade derradeira. Em dez minutos, o Mangueira aproveitou três erros na transição para o campo de ataque vascaína e virou a partida. Após isto, o Vasco pressionou na metade final dos vinte minutos finais em busca da virada, que seria de suma importância, uma vez que o Vasco vinha de dois empates fora de casa por 5 a 5 (Mackenzie e Helênico) e Flamengo e Mackenzie eram os primeiros colocados do grupo B. Uma derrota e até mesmo um empate complicaria a vida vascaína na busca pelos dois primeiros lugares do grupo.

A equipe visitante errou ao cometer muitas faltas ao longo do segundo tempo, e, antes da metade do período, já havia alcançado o limite de faltas (cinco). Após a virada mangueirense, o Vasco da Gama tinha quase a totalidade da posse de bola e buscava espaços. A marcação adversária era falha, e os espaços apareciam. Até que o gol de Leonardo saísse (o camisa três recebeu na segunda trave após boa troca de passes e completou para o gol), já tinha sido criado um número razoável de chances. Após o empate vascaíno, o que já era esperado aconteceu: o adversário cometeu sua sexta falta e colocou o Vasco na risca do tiro livre de dez metros. O pivô João entrou para efetuar a cobrança e não perdoou: virada vascaína (4 a 3). Depois disto, o Vasco soube controlar a partida sem maiores sustos e ainda teve mais um tiro livre para cobrar (desta vez desperdiçado por João).

O treinador Élcio Fernandes, com exclusividade ao “CRVG – Em Todos os Esportes”/SuperVasco comentou sobre a partida e explicou suas perspectivas sobre o campeonato:

- Mais um jogo difícil, o campeonato está muito igual. E a gente sabe disso, qualquer jogo é clássico. A gente já vinha de dois empates, com duas equipes qualificadas (Mackenzie e Helênico), e hoje mais um jogo difícil. Fizemos dois a zero, fomos buscar um resultado bom. O time voltou do intervalo meio sonolento, erramos três passes, demos três gols para o adversário. Fomos buscar e fomos felizes mais uma ao conseguir buscar o resultado adverso, ao virar o placar para 4 a 3. A gente sabe que tem que melhorar, a gente está desde o primeiro jogo buscando o resultado, foi assim contra o Mackenzie, assim contra o Helênico. E hoje foi assim novamente: estamos tendo que ir atrás do resultado. Isso tem que parar, porque vai ter uma hora em que a equipe vai ser mais qualificada e vai ficar mais difícil tirar essa diferença. Nós sabemos que temos que melhorar e temos potencial para chegar. O campeonato está igual, o Flamengo está jogando com o Mackenzie hoje e a gente está encostando ali. Semana que vem temos o Flamengo para fechar esse primeiro turno e a gente espera vencer para fechar o primeiro turno colado neles lá: Flamengo, Mackenzie, tudo junto. O campeonato está muito igual e temos confiança de que vamos chegar, se Deus quiser, a uma boa classificação [para o mata-mata].

Com a vitória, também neste sábado, do Mackenzie sobre o Flamengo por 7 a 2, o clube do Meier alcança a liderança do grupo B, com dez pontos. O Flamengo, até então invicto, fica com nove pontos. Logo depois, com duas vitórias e dois empates, vem o Vasco da Gama, com oito pontos. Embora os quatro primeiros se classifiquem, é de suma importância ficar pelo menos entre as duas primeiras colocações para fugir de confrontos complicadíssimos já nas quartas de final. O ideal é ficar na primeira colocação, para jogar o segundo jogo em casa e ter a vantagem do empate numa eventual prorrogação também nas semifinais. Diante deste quadro dá para entender a importância do confronto do próximo sábado, contra o Flamengo, na Gávea e que fecha o primeiro turno. Conta a favor do Vasco enfrentar Flamengo e Mackenzie no returno em São Januário. Élcio fala sobre o duelo do próximo sábado:

- É um jogo difícil... Flamengo é difícil aqui, na Gávea, no Exército, em qualquer lugar, sempre é difícil. É clássico: Flamengo, Fluminense, Botafogo, quando tem cruzamento contra o Vasco sempre é um jogo ensaboado para o Vasco. E a gente sabe que a equipe do Flamengo é qualificada, até hoje era o líder, com nove pontos em três jogos. Não sei qual foi o resultado contra o Mackenzie. A gente tem que se preparar, treinar bastante nesta semana. Tem a volta do Arlen, com que a gente não contou por problema de cartão, assim como a do Leandro, contundido. A gente espera contar com os dois para semana que vem estar com a equipe completa e lá na Gávea buscar esse resultado.

Jogos do sub-17 no Campeonato Carioca:

16/03 – Vasco da Gama 8 x 1 Mello Tênis Clube – São Januário
23/03 – Mackenzie 5 x 5 Vasco da Gama – Mackenzie
31/03 – Helênico 5 x 5 Vasco da Gama – Helênico Atlético Clube
06/04 – Vasco da Gama 4 x 3 Instituto Mangueira do Futuro – São Januário
13/04 – Na sequência do sub-15: Flamengo x Vasco da Gama - Gávea

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco