Juvenil: Conheça a história de Renato Kayser, mais nova contratação do Vasco

Terça-feira, 09/04/2013 - 08:15

Um mês foi o suficiente para Renato Kayser de Souza justificar a insistência do técnico Cássio Barros em sua contratação junto ao Desportivo Brasil. Logo em suas primeiras semanas no clube de São Januário, o atacante conquistou a confiança de todos de fora de campo e conseguiu conquistar uma vaga no grupo de jogadores que disputou nos últimos dias a Copa Rio sub-17.

Apesar do enorme talento, todos na Colina não esperavam que o garoto de 17 anos fosse obter sucesso com a camisa cruzmaltina logo em seu primeiro campeonato. Na Copa Rio, Kayser foi o principal jogador do Vasco da Gama e até mesmo por isso foi um dos nomes mais falados pela torcida vascaína na última semana. Nos seis jogos que o time carioca disputou na competição, Renato participou de todos e marcou oito gols, terminando assim como o artilheiro isolado da competição.

O excelente desempenho tornou Renato conhecido da torcida vascaína, que já sonha em ver o contrato firmado até o início do próximo ano estendido por mais um longo período. Para que isso aconteça o Gigante da Colina precisará negociar com os donos do passe. Cientes das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Vasco, os representantes do atleta , Tadeu Cruz e Alexis Malavolta, irão sentar com o Desportivo Brasil pra ver uma possibilidade de estender o contrato de empréstimo por mais um longo período.

A primeira vitória da vida e o início no futebol

A trajetória de Renato, porém, não é só repleta de felicidades. Natural de Jotaesse, distrito da cidade paranaense Tupãssi, o jovem venceu sua primeira batalha na vida ainda bebê. Nesse período, o novo xodó da torcida sofreu uma parada cardiorrespiratória e ficou em coma por alguns dias. Todos médicos diziam na época que seria impossível o garoto sair dessa situação sem sofrer nenhum tipo de sequela. Demonstrando força e superação já no início de sua trajetória nesse mundo, Renato conseguiu superar o problema sem sofrer nenhum tipo de complicação.

O apoio familiar foi algo que não faltou para Renato nos anos que sucederam esse acontecimento. A maior prova disso foi que sua família largou tudo em 2008 para morar na cidade de Santos, local onde se localiza a sede do primeiro clube da vida do talentoso jogador. No Peixe, segundo pessoas próximas, ele não foi valorizado e não teve a oportunidade de mostrar todo o seu talento, apesar de nos treinos sempre se destacar e fazer gols.

A excelente passagem pelo Desportivo Brasil

Em 2011, quando estava em seu último ano de infantil, Renato trocou o Santos pelo Desportivo Brasil. Apesar de tido na época propostas de outros grandes, o jogador optou por permanecer em São Paulo conta do apelo da família, que o queria por perto e temia por sua segurança. A mãe do jogador, a senhora Cácia Regina Kayser, chegou inclusive a conhecer as dependências do Desportivo Brasil e se encantou com o que viu.

Logo em seus primeiros momentos no novo clube, Renato demonstrou todo o seu talento e participou da vitoriosa campanha do Desportivo Brasil no Campeonato Paulista sub-15, chegando inclusive a marcar onze gols nesse torneio. No ano seguinte, o atacante se destacou na equipe sub-17 do time de Porto Feliz durante a conquista de um Torneio Internacional na Irlanda do Norte e do Campeonato Paulista da categoria. Nesse mesmo ano, 2012, Kayser conseguiu ser artilheiro da Copa Ouro, competição que antecede o Campeonato Paulista. O apoio dos técnicos Fábio Henrique e Lucas Goes foi fundamental durante esse periodo.

O acerto com o Vasco

O bom desempenho pelo Desportivo Brasil fez com que Renato despertasse o interesse de dois dos maiores clubes do futebol brasileiro: Vasco da Gama e Grêmio. Segundo uma das maiores incentivadoras da promessa, o atacante optou pelo Gigante da Colina por achar que poderia fazer história em São Januário:

- Ele estava em uma ótima campanha na Copa Ouro desse ano quando surgiu a oportunidade de defender a camisa do Vasco. Ele também recebeu uma oferta de ir para o Grêmio, mas o coração falou mais alto pelo Vasco. Ele e nós da família sentimos que no Vasco ele faria história. É difícil explicar isso, apenas sentimos no coração. Inclusive sou de uma família gaúcha e extremamente gremista. Agora estamos nos tornando vascaínos - afirmou a mãe do atleta.

Se o maior objetivo da vida de Renato Kayser no momento é fazer história com a camisa do cruzmaltino, sua trajetória não poderia ter começado melhor. O jovem de 17 anos terminou sua primeira competição pelo Vasco como artilheiro e ao longo dela demonstrou todo o seu repertório. Marcou gol de calcanhar, de oportunismo, de fora da área, de dentro da área e ainda serviu aos companheiros mais bem colocados.

Até mesmo por conta desse desempenho, há quem diga que nenhum jogador poderia ter perdido o pênalti que colocaria o Gigante da Colina na Copa Rio Juvenil, só Renato. Por qual motivo? O erro poderia fazer com que qualquer outro atleta ficasse marcado pelo erro. Parece loucura, mas é como diz o lendário ditado: "Deus escreve certo por linhas tortas". Ou você imaginava que um garoto que sofreu parada cardiorrespiratória superaria esse problema sem sequelas e estaria hoje encantando o Brasil com a camisa vascaína?

Um palavra utilizada com frequência pelo escritor Paulo Coelho em seus livros explica todos esses acontecimentos: Maktub, ou seja, estava escrito. O 'Mago' vascaíno também costuma dizer que "quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo". Portanto, continue querendo e acreditando Renato, pois sua hora vai chegar.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.




Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco