Confira as últimas informações da base do Vasco do Pré-Mirim aos Juniores

Quarta-feira, 10/04/2013 - 12:46

Pré-Mirim

A equipe pré-mirim do Vasco, que foi eliminada pelo Barcelona nas quartas de finais do Mundialito de Clubes de Futebol de 7, voltou aos trabalhos nessa semana visando a tradicional Copa Rio Bonito. O cruzmaltino irá disputar a competição com os atletas nascidos no ano de 2002, que ficaram treinando no Rio de Janeiro durante a viagem do grupo 2003 para a Europa.

De acordo com o treinador da categoria, Fernando China, o Gigante da Colina está analisando a possibilidade de formar outra equipe com os atletas nascidos em 2003 para disputar a mesma competição. A intenção é de dar experiências aos atletas que estão no primeiro ano de categoria.

O Vasco foi campeão da Copa Rio Bonito nos anos de 2009 e 2011.

Mirim

Eliminado pelo Benfica nas oitavas de finais do Mundialito de Clubes de Futebol de 7, o time mirim do Vasco também se reapresentou no início dessa semana. Os representantes da categoria se reunirão com os diretores da categoria de base para discutir a possibilidade do cruzmaltino aceitar um convite que recebeu para disputar uma competição na Espanha.

O foco do trabalho da comissão técnica liderada pelo treinador Adriano Barreto será em cima do grupo 2000, que não viajou para a Europa. Os jovens nascidos nesse ano contarão com o reforço de alguns atletas da geração 2001 que se destacaram durante o Mundialito.

As próximas competições a serem disputadas por essa categoria serão a ESCUP, realizada no Espírito Santo, a IBERCUP, realizada em Portugal, e o Campeonato Carioca, torneio no qual o cruzmaltino conquistou no ano passado.

Infantil

Quinto colocado do Torneio Memorial Stefano Gusella, realizado em solo italiano, o elenco sub-15 também já voltou aos treinos. Os 'Meninos da Colina' irão se preparar sob orientações do técnico Luiz Felipe para a estreia do Campeonato Carioca, que começa no próximo dia 20 de abril. O adversário vascaíno no jogo de estreia é o Duque de Caxias.

O elenco infantil é formado por atletas nascidos em 98 e 99. Vale frisar que o grupo 99 conquistou em 2012 sob o comando do técnico Adriano Barreto o Campeonato Carioca Mirim. Do grupo campeão estadual no ano passado, apenas o lateral-direito Cayo Tenório e o zagueiro Ruan disputaram o campeonato internacional.

Juvenil

O elenco juvenil do Vasco se reapresentou nesta terça-feira (09/04) após uma excelente campanha na Copa Rio Sub-17. Os jogadores cruzmaltinos terminaram a competição na terceira colocação e sem perder nenhuma partida. O próximo desafio da categoria comandada pelo técnico Cássio Barros será o Campeonato Carioca, que também se inicia no dia 20 de abril. O adversário da estreia é o mesmo da categoria infantil, ou seja, o Duque de Caxias.

O Gigante da Colina iniciará a disputa do Estadual, que não conquista desde 2000, com os jogadores da geração 96. Isso porque o grupo 97 embarcará nas próximas semanas para disputar uma competição na Itália. Existe também a possibilidade de alguns jogadores da geração 98 serem relacionados essa viagem. A lista de convocados deverá ser divulgada no Site Oficial do Vasco nas próximas semanas.

O nome do torneio que o clube de São Januário irá disputar é "24º Trofeo città di San Bonifacio". Esse contará com a participação de grandes clubes do futebol mundial, dentre eles Barcelona, Arsenal, Juventus, Milan, Internazionale e Real Madrid. A estreia vascaína no campeonato está marcada para o dia 27 de abril contra a poderosa Juventus. No dia seguinte, o Vasco irá enfrentar o A.C. Sambonifacese (ITA), seu outro rival do 'Grupo B'.

A geração 96 é formada por jogadores como Lorran, Juninho e Renato Kayser, artilheiro da última edição da Copa Rio. Já a geração 97 possui atletas como Caio Monteiro, Cássio Augusto, Marquinhos e Bruno Cosendey.

Juniores

Terceiro colocado no Grupo A da Taça Rio, o elenco sub-20 do Vasco segue trabalhando no Centro de Treinamento de Itaguaí para conseguir a sonhada vaga para as semifinais da competição. Os 'Meninos da Colina' só entrarão em campo no próximo sábado (13/04) para enfrentar o time do Quissamã.

É provável que o técnico Sorato, que fez aniversário na última segunda-feira (08), possa contar com o retorno do meio-campo Guilherme Costa. O jovem, que desfalcou o Gigante da Colina contra o Friburguense, assinou nesta terça-feira (09) a renovação de seu contrato e depende apenas do registro do mesmo no BIRA (Boletime Informativo de Registro de Atletas) para ficar à disposição do treinador.

Outro que está próximo do retorno é meio-campo Danilo. Atualmente com 17 anos, o jogador passou por duas cirurgias no joelho recentemente, mas está clinicamente recuperado e chegou a ser cortado da Seleção Brasileira sub-17 por conta desse problema. O atleta, porém, já voltou a treinar com bola e está à disposição do ex-atacante e atual comandante do sub-20.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco