Lateral do Friburguense relembra duelo decisivo contra o Vasco na semifinal da Taça Rio 2004

Sexta-feira, 05/04/2013 - 13:05

O futebol e suas histórias. A grande maioria dos vascaínos talvez nem lembre o que aconteceu naquele 28 de março de 2004, mas a data está eternizada na memória de Sergio Gomes, lateral do Friburguense, que já era dono da posição no duelo válido pelas semifinais da Taça Rio daquele ano. Primeiro, o céu: Sergio abriu o placar da partida, em um arremate de rara perfeição. Depois, o inferno: na disputa de pênaltis, ele foi o único a desperdiçar a cobrança.

Valdir Bigode, Róbson Luiz, Coutinho, Rodrigo Souto e Donizete eram alguns dos destaques daquele Vasco, que seria vice-campeão do Campeonato Carioca. Favorito contra o razoável Friburguense, o Cruzmaltino foi surpreendido aos 32 da primeira etapa. Sergio Gomes, aniversariante do dia, tabelou com Ziquinha e chutou firme, no ângulo do goleiro Fábio diante de um Maracanã lotado.

- Eu jamais esquecerei aquele gol. Foi no dia do meu aniversario. As lembranças são boas, foi um momento único, quando, com um jogador a menos, superamos as dificuldades e jogamos de igual para igual numa semifinal – lembra o lateral, referindo-se à expulsão de Bidu aos 22 do primeiro tempo.

De tanto pressionar, o Vasco chegaria ao empate no segundo tempo com um gol do atacante Róbson Luiz. O resultado levou a decisão para os pênaltis, onde o destino enxergou o momento perfeito para pregar uma peça em Sergio Gomes. O atleta foi o único a perder a cobrança. De herói, por alimentar o sonho de levar o Friburguense à primeira final de turno da história do clube, a bandido, por acabar com ele.

- Fiquei muito triste naquele momento por ter perdido o pênalti, mas depois passou. O jogo em si foi muito bom, deu para comemorar. Mesmo perdendo a cobrança, guardo com carinho aquela partida na minha memória - garantiu o lateral.

O duelo de domingo

Sem a mesma importância, longe de um Maracanã lotado, Vasco e Friburguense voltam a se enfrentar nove anos depois, em partida válida pela 5º rodada da Taça Rio. Praticamente eliminado, o time cruzmaltino enfrenta um Frizão que ainda sonha com uma vaga nas semifinais, o que não acontece justamente desde 2004.

O Vasco vem de uma derrota significativa para o Botafogo no meio de semana, que decretou a má fase do time. O Friburguense, por sua vez, goleou o Olaria por 5 a 0 na última rodada. Sergio Gomes deu assistência, marcou gol, mas ressalta que a equipe precisa ir a campo com os pés no chão.

- Vai ser um jogo muito dificil, porque mesmo quase sem chances de classificação, eles não vão querer perder mais uma. Mas estamos nos preparando bem pra esse jogo e espero que possamos sair vitoriosos - conclui Sergio.

A partida entre Vasco e Friburguense será às 18h30m, em São Januário.

Fonte: GloboEsporte.com