Eliminação no Estadual pode abrir brecha para jogadores que buscam espaço no Vasco

Sexta-feira, 05/04/2013 - 09:03

Com ínfima chance de classificação para a semifinal da Taça Rio, o Vasco já pensa em sua preparação para as competições do segundo semestre. A partir desta sexta-feira, Paulo Autuori terá exatos 52 dias até a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Este período servirá para que o treinador faça observações e mudanças – tendo os últimos três jogos do estadual como aditivo –, com o objetivo de dar um padrão de jogo. Assim, este período pode servir para que alguns atletas que ainda não tiveram muitas chances ganhem a atenção do comandante.

Michel Alves terá neste domingo a sua primeira oportunidade como titular do Vasco. Por causa da expulsão de Alessandro, o goleiro de 32 anos vai começar atuando na partida contra o Friburguense, em São Januário. A seu favor ele tem mais experiência do que seu concorrente. Dessa forma, pode começar a trilhar o caminho para se firmar no time principal.

Ainda sem disputar um jogo oficial como titular, Elsinho é outro que pode surgir como uma alternativa nesta nova pré-temporada do Vasco. Prejudicado por uma lesão ainda no início de janeiro, o lateral-direito ficou para trás com a chegada de Nei. Mas sua velocidade e a maior presença ofensiva podem ser trunfos a serem considerados por Autuori, de acordo com as preferências do técnico para a formação da equipe.

Titulares nos cinco primeiros jogos oficiais do ano, Bernardo e Fillipe Soutto vão tentar chamar a atenção de Autuori. Os dois perderam suas vagas ainda sob o comando de Gaúcho, sendo que o meia teve oportunidades desde então, mas não conseguiu corresponder. O volante não disputa uma partida pelo Vasco desde a semifinal da Taça Guanabara, quando entrou no segundo tempo, mas voltou a ser relacionado para o banco de reservas.

Correndo por fora, jogadores como o zagueiro Luan, o lateral-esquerdo Yotún e o atacante Romário poderão ter algumas chances de mostrar serviço a Paulo Autuori e provar que podem ser opções viáveis para uma equipe que ainda depende de reforços para se mostrar competitiva no Brasileirão.

- Meu trabalho é criar uma base que possa absorver a qualidade daqueles que ainda virão. Não adianta colocar a expectativa nos reforços sem que haja um modelo de time que joga e pensa coletivamente - disse Autuori.

Vasco e Friburguense se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. Restando três rodadas para o fim da fase de grupo da Taça Rio, o Cruz-Maltino está oito pontos atrás da zona de classificação para as semifinais.

Fonte: GloboEsporte.com