Duelo entre o remodelado Vasco e Botafogo vale a Taça Guanabara

Domingo, 10/03/2013 - 13:38

Iguais nas cores preta e branca predominantes na camisa, Vasco e Botafogo se enfrentam num duelo de contrastes na tarde deste domingo, às 16h, na final da Taça Guanabara, no Engenhão. Se a diferença no confronto geral a favor do clube de São Januário - 52 vitórias a mais - é a maior entre todos duelos de grandes no Rio, o Alvinegro leva plena vantagem em decisões estaduais: venceu oito vezes e perdeu apenas uma, em 1965, justamente a primeira Taça Guanabara. Outra característica que distingue as equipes é a formação de elenco. No time de Oswaldo de Oliveira, pouquissímas mudanças e contratações para a temporada. Já Gaúcho e Ricardo Gomes, de volta ao clube este ano, receberam 11 reforços, que vieram suprir as perdas importantes, do tamanho de nomes como Juninho e Felipe.

Em baixa no último confronto de 2012 - ano que o Vasco não conseguiu vencer o Botafogo em quatro partidas -, o zagueiro Dedé chega à quinta final com a camisa do Vasco em momento mais favorável. Esta semana o zagueiro voltou a ser convocado para a seleção brasileira, pela primeira vez com o novo treinador Luiz Felipe Scolari. A expectativa é de o clube evitar uma nova decepção em partida decisiva no Carioca. O Vasco chegou a pelo menos uma final de turno nos últimos três anos no Estadual, mas perdeu títulos para Botafogo (2010), Flamengo (2011), Fluminense e novamente o Alvinegro (ambos em 2012). Durante a semana, os jogadores vascaínos evitaram comentar os antigos, porém recentes, insucessos em decisões contra os rivais da cidade.

No Botafogo, há uma série de primeiras vezes. O centro das atenções é Seedorf. Multicampeão na Europa, o holandês disputa sua primeira final com a camisa do clube. Muito se espera dele para iniciar a consolidação de um alto investimento feito pelos dirigentes, apostando em uma mudança de patamar.

Com ele, Oswaldo de Oliveira espera conquistar sua primeira Taça Guanabara e jogar para o alto qualquer irritação da torcida que sobreviva na arquibancada. Rafael Marques ainda busca seu primeiro gol em seu 20º jogo pelo clube, e Jefferson tem a chance de levantar um troféu como capitão pela primeira vez em sua carreira.

Wagner do Nascimento Magalhães, que distribuiu 11 cartões amarelos e um vermelho em apenas três jogos, é o árbitro escalado para a partida. Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Michael Correia são os auxiliares na decisão. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo exibe a final ao vivo para os estados do RJ, RN, AL, PB, SE, MA, PI, DF, Corumbá (MS) e Região Norte. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Gaúcho deve mandar a campo a mesma equipe que venceu o Fluminense na semifinal. Assim, o Vasco continua sem um homem de referência no ataque e lança mão do trio Carlos Alberto, Bernardo e Eder Luis alternando o posicionamento na frente. O técnico deve escalar a seguinte formação: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Bernardo; Carlos Alberto e Eder Luis.

Botafogo: mais uma vez, o técnico Oswaldo de Oliveira deve levar uma dúvida para a hora do jogo. Desta vez, entre o volante Gabriel e o meia Vitinho. Com isso, a formação deve ser a seguinte: se Vitinho jogar, Fellype Gabriel vai atuar mais uma vez como volante: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel (Vitinho), Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: os centroavantes Tenorio e Leonardo estão entregues ao departamento médico. O primeiro tem um edema na panturrilha esquerda e o segundo sente dores nos dois tendões de Aquiles. O elenco ainda tem como indisponíveis o lateral-esquerdo Yotún e o volante Sandro Silva, que serão regularizados para a disputa da Taça Rio.

Botafogo: Oswaldo ainda não pode contar com o zagueiro Antônio Carlos, que sofreu um estiramento na coxa esquerda, o meia Andrezinho, que sofreu uma lesão no púbis no jogo passado, e Renato, que não atua desde o dia 20 de janeiro e teve detectada uma disfunção no quadril.

FIQUE DE OLHO

Vasco: o banco de reservas do Vasco foi decisivo para a vitória sobre o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara. Portanto, jogadores como o meia Dakson e o atacante Romário devem receber atenção especial do técnico Gaúcho na final contra o Botafogo.

Botafogo: ainda sem fazer gols, Rafael Marques completa 20 jogos pelo Botafogo neste domingo, logo em uma decisão. É a primeira vez que o jogador emplaca uma série de jogos como titular.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico do Vasco: "O Vasco pode ser campeão com o empate, mas não vejo vantagem para lado algum. Espero um jogo aberto, mas com forte marcação. Nosso time é novo e está em formação, enquanto o Botafogo está junto há mais tempo".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Minha vida e de qualquer treinador é saber suportar, reparar, comemorar ou se resignar. Jamais vou me afastar disso e procuro me dar bem com essas situações. Seja qual for o resultado, tenho que acordar segunda-feira e seguir em frente".

NÚMEROS E ESTATÍSTICAS

* O Vasco não vence a Taça Guanabara desde 2003, quando empatou por 1 a 1 com o Flamengo na última partida do turno e levou o troféu pela vantagem do empate. No mesmo ano, o clube de São Januário conquistou seu último título Carioca. Em 2004, o Vasco foi campeão pela última vez de um turno (a Taça Rio) no Estadual.

* Há três anos, com Loco Abreu do lado alvinegro, o ex-ídolo botafoguense Dodô com a camisa 10 do Vasco, os dois clubes fizeram a final da Taça Guanabara. Com gols de Fábio Ferreira e do uruguaio, de pênalti, o time de General Severiano venceu por 2 a 0 ainda no Maracanã, que recebeu naquela tarde de 21 de fevereiro de 2010 quase 70 mil pessoas. Ano passado, na decisão da Taça Rio, o Botafogo desbancou novamente o Vasco. Outra vez, Loco Abreu apareceu bem. Com dois do gringo e um de Maicosuel (Carlos Alberto descontou para o Vasco), o Botafogo chegou na final do Carioca.

* Com 19 conquistas, o Flamengo é o maior vencedor da Taça Guanabara. O Vasco, com 11 títulos, é o segundo maior vencedor. Entre os quatro grandes, o Botafogo foi quem venceu menos, com seis vezes troféus.

* No Engenhão, palco da final desta tarde, Botafogo e Vasco se enfrentaram 11 vezes. O confronto é equilibrado, com quatro vitórias para cada lado e três empates.

ÚLTIMO CONFRONTO

Em jogo emocionante, que marcou a ascensão de Bruno Mendes no Botafogo, o Alvinegro venceu o Vasco por 3 a 2 de virada, no dia 18 de outubro de 2012, pela 31ª rodada do Brasileiro. Os dois times ainda lutavam, mas já com pouquíssimas chances, pelo sonho de conquistar uma vaga na Libertadores de 2013. Carlos Alberto - que curiosamente só fez três gols no ano passado, todos eles no Botafogo - deixou o Vasco em vantagem duas vezes no primeiro tempo, mas Elkeson e, na etapa complementar, Bruno Mendes viraram a partida. O último gol, do garoto que veio do Guarani durante o Campeonato Brasileiro, foi aos 47 minutos do segundo tempo.



Fonte: GloboEsporte.com