Vasco volta com esquema sem centroavante, bem sucedido no início do Estadual

Sábado, 23/02/2013 - 10:01

Forçado pelas lesões de Tenorio e Leonardo, o técnico Gaúcho repetirá contra o Duque de Caxias o sistema ofensivo que ajudou o Vasco a emplacar três vitórias consecutivas no início da Taça Guanabara. O treinador terá uma equipe sem o tradicional “camisa 9”, aquele centroavante de área especializado em fazer gols. Com Bernardo, Eder Luis e Carlos Alberto no setor ofensivo, o Cruzmaltino espera ganhar maior dinamismo em seu ataque no confronto das 16h deste domingo, no Moacyrzão.

O maior rendimento da equipe com o esquema sem uma referência na área pode ser comprovado pelos resultados. Nos três primeiros jogos, quando utilizou esse tipo de distribuição em campo, o Vasco teve vitórias sobre Boavista (3 a 0), Macaé (4 a 2) e Resende (4 a 2). Quando passou a apostar nos “camisa 9” Tenorio e Leonardo, a equipe venceu apenas um de quatro jogos. O único triunfo veio no último domingo, sobre o Audax, por 2 a 0.

A expectativa é que o esquema dê mais mobilidade à equipe. Apesar de ter escolhido a formação por conta dos desfalques, o técnico Gaúcho reconhece suas qualidades. O comandante não descarta até mesmo que esta seja a melhor opção para o time. Nos jogos anteriores, o treinador barrou Bernardo para escalar Carlos Alberto, decisão que admite rever caso o Vasco apresente um bom futebol no domingo.

“O time fica mais dinâmico. Tendo um jogador como referencia a equipe fica diferente. Mas esse esquema [sem referência] também deu certo. Essa equipe ainda está em formação. Ainda não temos um caminho pronto. Acredito que eles [Bernardo e Carlos Alberto] podem jogar juntos, vamos ver com o tempo”, disse Gaúcho.

Curiosamente, nas partidas em que atuou sem um homem de área a equipe produziu a maior parte de seus gols. Ao todo, o Vasco marcou 68% de seus tentos nos três primeiros jogos. Depois, quando Leonardo e Tenorio se alternaram no ataque, a equipe produziu menos da metade em números absolutos, isso apesar de ter uma partida a mais na conta, quatro.

Outra curiosidade é que, do trio que será responsável por marcar os gols do Vasco contra o Duque, o único atacante de origem é o que menos balançou as redes em 2013. Eder Luis tem dois gols no Estadual, enquanto Bernardo é o artilheiro vascaíno com quatro. Já Carlos Alberto contribuiu com três tentos.

Os dados, no entanto, não impressionam Gaúcho. O treinador acredita que um centroavante dá uma opção segura para a equipe na busca do gol. O comandante lembrou os casos de Fluminense e Grêmio, dois dos principais times brasileiros na atualidade, para provar a importância da função.

“Os grandes times, à exceção do Barcelona, tem uma referência na área. Você tendo uma referencia você pode tocar nesse jogador, tem sempre uma opção. Quando não tem, você precisa buscar outras formas de chegar ao gol adversário. o Fluminense tem uma referência fortíssima [Fred], o Grêmio foi buscar [Barcos]. Isso é algo muito importante”, encerrou o treinador.

Fonte: UOL