Vasco tem melhor ataque do Estadual, mas maioria dos gols têm sido marcados pelos meias

Quinta-feira, 21/02/2013 - 14:44

Com 16 gols marcados em sete partidas disputadas, o Vasco possui o ataque mais positivo do Campeonato Carioca até agora. No entanto, os goleadores de origem não são os principais responsáveis pelos bons números adquiridos.

- Atacante vive de gol - disse Leonardo.

A frase é clássica entre os artilheiros, mas no elenco cruz-maltino, os papeis se inverteram.

Entre os setores, o que demonstra ter mais poder ofensivo é o meio de campo. São nove gols divididos em cinco jogadores, sendo que só Bernardo e Carlos Alberto já somam sete tentos juntos.

Os atacantes do elenco têm o mesmo aproveitamento dos defensores, fizeram apenas três gols. Eder Luis balançou as redes adversárias por duas vezes e Leonardo uma. Na zaga, Dedé fez dois e André marcou uma vez.

Enquanto Eder parece não ter concorrentes para uma vaga no time titular, o cargo de centroavante da equipe ainda não tem dono definido. Tenório e Leonardo disputam a posição. Comparados em números, o brasileiro leva a melhor em 2013, mas no ano passado o duelo foi equilibrado.

Com cinco gols marcados em 17 partidas, Tenório possui uma média de 0,29 gol/jogo. Do outro lado, Leonardo disputou mais jogos, entrando em campo 21 vezes e alterando o placar em 7 oportunidades, resultando uma média de aproximadamente 0,3 gol/jogo.

Ambos não tiveram grandes sequências de partidas inteiras. No caso do Demolidor, as lesões, que ainda o assombram, foram determinantes para que o tempo fora de campo atrapalhasse o rendimento anual. O equatoriano chegou a parar por cinco meses após lesionar o tendão de aquiles. Ao todo, foram 922 minutos em atividade na última temporada vascaína.

Já Leonardo soma 1.105 minutos em campo no ano passado. Embora tenha sido titular no Coritiba, no primeiro semestre, tornou-se reserva de Jô quando transferiu-se para o Atlético-MG. Sendo assim, começou muitos jogos entre os suplentes em 2012. Das 13 partidas que jogou pelo Galo, saiu do banco em oito ocasiões.

Em declarações recentes, o técnico Gaúcho afirmou que ainda não definiu a equipe para o resto da temporada. Durante o Carioca, o comandante tem optado por alternar formações e peças, não só no ataque, mas em todos os setores.

Fonte: Lancenet