Infantil: Confira entrevista com o zagueiro Ruan Nascimento

Sexta-feira, 22/02/2013 - 14:46

A equipe mirim campeã estadual em 2012 apresentou para o torcedor vascaíno alguns jogadores de enorme qualidade. Além de Linnick, Robinho, Cayo Tenório e Gabriel Norões, atletas que já apresentamos aqui neste blog, destacou-se também o zagueiro Ruan Nascimento.

Natural do Espírito Santos, o atual titular da categoria infantil começou no futebol aos sete anos, mas só chegou ao Vasco da Gama em 2011. A distância da família foi a maior dificuldade que o jovem enfrentou no início de sua trajetória na Colina.

Isso, porém, não impediu que Ruan evoluísse como jogador e se tornasse peça fundamental da geração 99, campeã do Campeonato Carioca de 2012. As palavras de Adriano Barreto, técnico do sub-13, evidenciam a qualidade e a importância do jovem:

- É muito tranquilo tem muito boa técnica e usa mais força do que o Gabriel Norões, o que faz a zaga completa. Um ia mais na força e o outro diminuía os espaços. O Ruan, além da força, é canhoto e tem uma boa qualidade na saída de bola. Justamento por isso ele possui a condição de jogar como volante também. Ele vinha fazendo essa função quando necessário e dava muito certo. No jogo contra o Fluminense, na semifinal, ele jogou o segundo tempo como volante junto com o Ronaldo e a zaga praticamente não trabalhou, pois dificilmente alguém passava por eles. Isso foi excelente - disse o antigo treinador do defensor.

Quem também se rendeu ao talento do capixaba foi Luiz Felipe, treinador do Infantil. O profissional destacou a bela participação de Ruan na Copa Votorantin, sua primeira competição na nova categoria:

- O Ruan foi titular nas três partidas que a gente disputou e foi muito bem. Demostrou confiança e condição para estar trabalhando, desenvolver seu potencial e obter um crescimento - destacou Luiz Felipe.

Bate-papo com Ruan Nascimento, zagueiro da Geração 99:

Conta um pouco sobre sua trajetória no futebol. Quando você chegou ao Vasco?

“Sou de Vitória do estado do Espirito Santo e comecei a jogar com sete anos de idade. Participei de muitas competições no meu estado no futebol de campo e no futsal. A minha primeira competição importante foi aos nove anos, quando atuei pela categoria sub-11. Quem sempre me apoiou foi a minha família (meu pai, minha mãe e minhas irmãs)”.

Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

“Cheguei ao Vasco em março de 2011. Tinha onze anos e ia fazer doze anos. A minha maior dificuldade foi ficar no Rio de Janeiro sem a minha família e batalhar muito para ser titular do time, permanecer como titular, além da dificuldade financeira”.

Como tem sido sua trajetória no Vasco até agora? Quais títulos você conquistou?

“Minha trajetória no Vasco. Tem sido muito boa, mas acho que posso melhorar”.

Você sempre atuou nessa posição de zagueiro? Quem foi o treinador responsável por ter colocar nessa posição?

“Eu sempre fui zagueiro. Sempre tentaram me colocar lá na frente, mas eu sempre recuava para tirar a bola. Isso acontece desde os meus sete anos. Mais sempre jogo também como volante e lateral”.

Quais são suas características, como você gosta de jogar?

“Jogo sempre sério. Procuro tirar todas as bolas”.

Como você avalia sua última temporada?

“Acho que fui bem”.

O que você espera da próxima temporada na categoria infantil?

“Espero conseguir uma vaga no grupo principal”.

O que representa o Vasco para você?

“O clube que me deu uma oportunidade de realizar meu sonho. É um time muito grande “.

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

“Estou treinando sério e aproveitando as oportunidades que estão me dando. Estou focando buscando chegar ao profissional”.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco