Infantil: Técnico Luis Felipe analisa desempenho do Vasco na Copa Votorantirm

Sábado, 09/02/2013 - 10:07

A equipe infantil do Vasco disputou no último mês de janeiro sua primeira competição na temporada de 2013. Os meninos da Colina foram até o interior de São Paulo disputar a Copa Votorantim e acabaram sendo eliminados ainda na primeira fase após dois empates e uma derrota.

O desempenho cruzmaltino foi considerado frustrante por Mauro Galvão, homem-forte das categorias de base vascaína. Apesar de achar o desempenho abaixo do esperado, o diretor disse ao programa 'Só dá Base' que confia bastante no trabalho da comissão técnica e nos jogadores que estão atualmente na categoria.

Tendo as palavras do eterno 'Capitão da América' como base, procuramos o treinador da equipe infantil, Luiz Felipe, para bater um papo sobre o desempenho do Vasco na Copa Votorantim. A entrevista com o técnico aconteceu na última quarta-feira (06/02) no programa 'Só dá Base'.

Confira uma entrevista com Luiz Felipe, técnico da categoria Infantil:

Como você analisa o desempenho do Vasco na Copa Votorantim?

"A gente sabe da grandiosidade do Vasco e da qualidade da equipe que a gente tem na mão. Até mesmo por isso a gente esperava ter avançado dentro da competição, mas a gente sabia das dificuldades que iria enfrentar. Todas as chaves eram complicadas e a nossa também não foi diferente. Enfrentamos a equipe da casa no primeiro jogo com estádio lotado em Votorantim e tivemos algumas dificuldades a nível de nervosismo pelo fato de ser a estreia na competição. No segundo jogo, que foi contra o atual campeão Coritiba, nosso time surpreendeu e foi muito bem. Melhoramos muito do primeiro para o segundo jogo, pois nosso time foi agressivo e criou muitas oportunidades. Tivemos chance de ganhar o jogo e mostramos que nossa equipe estava muito preparada para a competição. O terceiro jogo, que foi contra o Palmeiras, foi aberto. Só tomamos três gols na competição e todos esses foram de bola parada, de pênalti. Apesar do resultado, acredito que a equipe a nível nacional não está abaixo de nenhuma outra equipe, pois nos portamos muito bem na competição. A gente sabe que ainda temos um trabalho muito grande pela frente, mas a gente está trabalhando para melhorar a cada dia e ter muito êxito nesse ano de 2013. Queremos dar muitas alegrias para a torcida do Vasco".

Como você recebe as declarações do Mauro Galvão, que afirmou acreditar muito no seu trabalho e no elenco do infantil, mas lamentou a campanha na competição?

"O Mauro Galvão está sempre em contato direto. A gente conversa muito. Não só o Mauro, mas todos nós ficamos decepcionados com a campanha. Nos sabíamos que poderíamos ter ido mais a frente, mas dentro do que aconteceu na competição, acho que a equipe se superou. Ficou claro que a nossa equipe está em evolução e para a primeira competição foi bom. Apesar de estarmos num clube da grandeza do Vasco e sabemos que poderíamos ter ido muito além nessa competição. Jogamos contra grandes equipes do Brasil, como Palmeiras e Coritiba. O Palmeiras chegou a semifinal, foi eliminado apenas nos pênaltis contra o São Paulo . Nosso jogo contra o Palmeiras foi muito aberto. Foi 1 a 0 para o Palmeiras, mas poderia ter sido 1 a 0 zero para o Vasco, pois nós tivemos muitas oportunidades. A competição curta é uma competição onde você não tem muito tempo de recuperação. A partir do momento que a gente empatou o primeiro jogo com a Seleção da casa e o segundo com o Coritiba, nós fomos para o último jogo para o tudo ou nada. Sabíamos que qualquer resultado poderia nos obrigar a voltar para casa. Foi o que aconteceu infelizmente. Ninguém ficou feliz com isso, até porque a torcida vascaína merece muito mais, mas a gente está tentando trabalhar para ter êxito nas próximos competições que a gente vier a disputar".

Você acha importante um trabalho em conjunto de todas as categorias? Como vem ocorrendo essa integração dentro do Vasco, mais precisamente na sua categoria?

"Essa integração vem sendo muito produtiva desde o ano passado, que foi o ano que eu entrei no Vasco. No início desse ano a gente tem procurado estar integrado a todas as categorias. A gente procura sempre estar conversando com os treinadores das categorias de cima e também com os treinadores das categorias abaixo. Essa integração é muito importante por facilitar e ajudar todos nós a obtermos um conhecimento melhor de determinado jogador. Hoje o jogador sente menos quando sobe do mirim, pois o Adriano Barreto, técnico da categoria, nos passa as características principais desse jogador. É com base nisso que nós exploramos o que ele tem de melhor. Assim sucessivamente. Eu procuro passar para o Cássio tudo sobre os jogadores que estão subindo para o juvenil. Apesar do Cássio conhecer bem o grupo, pois ele era o treinador do Infantil. Fica fácil para o nosso trabalho essa metodologia, pois permite que a gente extraia de cada atleta o melhor que ele pode render. Essa integração é muito importante para que a gente possa conhecer melhor esses atletas".

O que esperar da sequência da temporada?

"Não era o que a gente esperava sair na primeira fase, como falei. Nós almejavámos chegar mais longe na competição, mas eu tenho certeza que esses atletas fizeram de tudo e deram o seu limite máximo dentro de campo, dentro da programação que foi mantida e foi preparada junto com a comissão técnica. Eles deram o melhor, mas a gente sabe que outras equipes ta mbém tinham planejamento e almejavam chegar longe. A gente espera que nas próximas competições a gente possa obter êxito. Tenho certeza que com um trabalho sério e com a qualidade que a gente tem na nossa equip, iremos obter sucesso nas competições que a gente for disputar".

O fato do Infantil ter viajado para Votorantim com alguns jogadores 99 (primeiro ano de categoria) prejudicou o desempenho do time?

"Em momento nenhum prejudicou. Os dois atletas da categoria 99 que participaram da Copa Votorantim foram o Ruan Nascimento, zagueiro, e o Cayo Henrique Tenório, lateral-direito. Eles foram para essa competição por conta do conhecimento que obtive do potencial técnico deles e por algumas carências que poderiam vir a ocorrer dentro da nossa equipe 98. Mas em nenhum momento isso prejudicou, pois eu sabia a qualidade dos atletas que levei . O Ruan foi titular nas três partidas que a gente disputou e foi muito bem. Demostrou confiança e condição para estar trabalhando, desenvolver seu potencial e obter um crescimento. O Tenório também entrou em algumas partidas e foi muito bem nos jogos. A gente não deixou de passar de fase por conta desses atletas mais jovens, mas é importante dizer que apenas o Vasco e o Flamengo levaram atletas nascidos no ano de 1999. As outras equipes só levaram atletas 98 e com um pouco mais de experiência. Mas isso, como disse, não foi fator determinante. O fator determinante foi o jogo, pois nós tínhamos totais condições de avançar de fase. Tenho certeza que teremos sucesso nas próximas competições e daremos muitas alegrias para a torcida vascaína".

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

"Gostaria de dizer para a torcida que a gente está trabalhando sério e buscando melhorar a cada dia. Estaremos sempre trabalhando no dia a dia com a minha comissão técnica. É uma comissão técnica muito séria e que está dando o máximo do seu trabalho. Eles pesquisam, estudam e nos oferecem condição para que a gente chegue nas competições preparados".

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco