Juvenil: Confira entrevista com o goleiro vascaíno Alexandre Azizi

Quinta-feira, 21/02/2013 - 19:12

Se tem uma posição no futebol em que é necessária muita paciência para seguir na carreira essa é a de goleiro. Embora a grande maioria dos torcedores jamais tenha atuado na pelada de final de semana como arqueiro, todos não pensam duas vezes antes de apontar o camisa 1 como culpado por uma derrota ou o responsável por um insucesso qualquer.

O goleiro pode defender todas as bolas do jogo, fazer mil milagres, mas se falhar num único lance passa ser o responsável direto pelo resultado negativo. Para superar todos esses problemas que surgem ao longo da carreira, o jovem tem que ser preparado desde as categorias de base.

No Vasco, o trabalho em conjunto realizado pelos preparadores de goleiros de todas as categorias e a presença de psicólogas nos treinamentos tem facilitado o amadurecimento técnico e mental dos jovens atletas.

Um dos jovens que mais evoluiu graças a essa metodologia foi Alexandre Azizi, atual goleiro da categoria juvenil. Recentemente, mais precisamente na Copa Promissão, o jovem teve que superar um problema parecido com os citados anteriormente e soube lidar com o mesmo perfeitamente.

Alexandre chegou ao Vasco no final de 2010 após ter sido dispensado pelo Fluminense no final de 2009. Por achar que o jovem não iria crescer, o clube tricolor optou pela manutenção de outros arqueiros. Antes de chegar ao clube das Laranjeiras, Alexandre jogava futsal e no início de sua trajetória nas quadras chegou a atuar com a camisa 10.

A principal virtude de Alexandre é a reposição de bolas, mas os outros fundamentos não deixam a desejar e vem sendo aprimorados nos treinamentos diários com Paulo Vinícius, preparador de goleiros do juvenil, e com Marcelo Pires, preparador de goleiros do juvenil.

Graças a alguns problemas vividos por Juninho, goleiro titular durante a conquista do Campeonato Carioca Infantil em 2011, Alexandre se firmou na meta do juvenil em 2012 e conquistou a confiança da comissão técnica, liderada pelo treinador Cássio.

Conheça um pouco mais sobre Alexandre Azizi, goleiro do juvenil:

Conta um pouco sobre sua trajetória no futebol. Quando você chegou ao Vasco? Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

“Cheguei ao Vasco no final de 2010 e fui federado no inicio de 2011. A maior dificuldade que enfrentei foi sair de um clube para acertar com outro, onde eu não conhecia ninguém. Meu pai e minha mãe sempre me apoiaram”.

De que clube você saiu e por qual motivo?

“Fluminense. Fiquei lá quatro anos e sai por conta da altura. No final de 2009, quando estava no segundo ano de mirim, me mandaram embora alegando que não ia crescer”.

Você guarda mágoa do Fluminense?

“Não, nenhuma”.

Como tem sido sua trajetória no Vasco até agora? Quais títulos você conquistou?

“Como todos jogadores, tive altos e baixos, mas tive mais bons momentos do que ruins. Conquistei a Taça Guanabara e Carioca em 2011, quando estava segundo ano de Infantil”.

Quem foi o treinador responsável por ter colocar nessa posição?

“Não. Na escolinha do colégio eu era camisa 10! O meu primeiro treinador da escolinha de futsal do colégio foi o Ricardo”.

Quais são suas principais características?

“Reposição e as bolas chutadas no alto”.

O que você espera da próxima competição, a Copa Rio?

“Que possa ser melhor do que a Promissão. Que possamos jogar bem e ganhar todos os jogos. Espero que a gente consiga chegar às finais e conquistar títulos para voltar a ter a confiança de todos”.

Como você avalia sua participação na Promissão?

“Os meus dois primeiros jogos foram bons, mas o terceiro não foi tão bom. Poderia ter sido muito melhor a minha participação”.

Como você avalia sua última temporada e o que espera para a segunda no Juvenil?

“Muito boa. Foi nela que conquistei a confiança e o apoio da comissão técnica. Igual diz o nosso treinador Cássio, "se amanhã formos melhor do que hoje sempre vamos ser os melhores". Então, vou trabalhar bastante pra ir muito melhor do que na primeira”.

O que você pode falar sobre a comissão técnica do Vasco?

“A comissão técnica do Juvenil me dá o maior apoio, começando pelo treinador Cássio, que sempre está conversando comigo e dando apoio. Ele é um excelente treinador. Depois vem o Serginho e o Guto, que também sempre estão ali com a gente em tudo. O Paulinho é o cara que sempre tá comigo. É meu treinador de goleiro e sempre está me dando o maior apoio. Sempre tenho o apoio da comissão do Juniores também. O Marcelo Pires sempre me leva para treinar com ele, o Sorato e o Cleytuil, que inclusive foi quem me levou pro Vasco”.

Quais são seus ídolos na posição?

“Júlio Cesar e Fernando Henrique”.

O que representa o Vasco para você?

“Um dos maiores clubes do mundo e que está me dando o maior apoio para seguir no meu sonho, na minha profissão. Foi o clube que me acolheu depois de um momento tão difícil, que foi o de ter saído de outro clube. O Vasco meu deu o maior carinho possível e confiou no meu trabalho”.

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

“Para continuar sendo essa torcida maravilhosa. Quando eles começam a dar show, arrepia dos pés a cabeça. É uma torcida que sempre estará com time no momento ruim e no momento bom, afinal o sentimento não pode parar”.

Com informações do programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'

Alexandre Azizi


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco (texto), Blog de Base (foto)