Gaúcho, sobre favoritismo do Fluminense: 'Não tenho dúvida'

Sábado, 09/02/2013 - 13:33

A tabela de classificação ainda segue aberta, mas o resultado do clássico entre Fluminense e Vasco neste sábado, às 17h, no Engenhão, pode ter desdobramentos importantes para as duas equipes. O time das Laranjeiras fará seu 'teste final' antes de estrear na Copa Libertadores - na próxima quarta-feira, contra o Caracas - e tenta chegar embalado para a competição que considera mais importante na temporada. O Vasco, que vem de duas derrotas seguidas, tenta fugir da crise e não se complicar em busca da vaga à semifinal da Taça Guanabara.

Apesar da ansiedade da torcida e do assunto ter sido frequente nos últimos dias nas Laranjeiras, os jogadores do Fluminense dizem que a concentração no Vasco é total. O momento ruim do rival foi minimizado pelos atletas, que declaram pensar na estreia pela Libertadores apenas após o clássico deste final de semana. O Fluminense, segundo colocado com 11 pontos, também não quer deixar o Flamengo, que tem 16, disparar na liderança do grupo B.

"Aqui tem jogadores com bagagem e experiência suficiente para isso, saber focar na partida contra o Vasco. Aqueles que forem iniciar a partida têm motivação e futebol para manter o foco. Esse clássico não vai abalar nosso grupo. O próximo jogo é contra o Vasco, só vamos pensar neles e depois na Copa Libertadores", disse o meia Wagner, que disputa uma vaga de titular com Felipe para a partida contra o Vasco.

O Crulmaltino passa por um momento complicado na competição e o clima já não é de total tranquilidade em São Januário. Terceiro colocado do grupo A, com nove pontos em cinco jogos, o Vasco teve um bom início, mas as duas últimas derrotas ligaram o sinal amarelo e a desconfiança de parte da torcida. O técnico Gaúcho admite que sua equipe ainda está em formação e coloca o Fluminense como favorito para a competição.

"Não tenho dúvida [do favoritismo do Flu]. Não dá nem para discutir. Eles têm jogadores de seleção que vem juntos há muito tempo. É um time que jogará em alto nível sempre. Estamos buscando nosso espaço ainda. Tivemos mudanças grandes, é uma equipe nova. Estamos buscando entrosamento e esperamos que essa turbulência passe o mais rápido possível. Não é um teste, mas podemos ter noção do que somos capazes", disse o treinador do Vasco.

O Fluminense faz mistério na escalação, apesar de Abel Braga confirmar a escalação de Fred e Jean, que disputaram amistoso com a seleção brasileira no meio da semana. Thiago Neves está fora por conta de uma forte sinusite e o treinador tem três opções para substitui-lo: Wagner, Felipe ou Edinho - adiantando Jean para atuar com mais liberdade. O restante da equipe será a mesma da estreia na Copa Libertadores. Nem, que deixou o treino da última quarta-feira após sofrer uma pancada no tornozelo, também está confirmado.

No Vasco, serão três mudanças para que o time volte a vencer. Dedé vive má fase e especulações sobre saída, mas ganha a companhia do Renato Silva, recuperado de dores no joelho direito. Sai o contestado André Ribeiro. Já Bernardo foi barrado depois de uma atuação apagada contra o Bangu. Em seu lugar entra Carlos Alberto, recuperado de estiramento na coxa esquerda. Dieyson entra na lateral esquerda, deslocando Wendel de volta para o meio-campo.

Fonte: UOL