Juniores: Mauro Galvão fala sobre a Copa São Paulo e vibra com a campanha no Estadual

Sábado, 02/02/2013 - 08:12

O Vasco conquistou na última quarta-feira (30/01) uma importante vitória contra o Flamengo no Campeonato Carioca de Juniores. A equipe cruzmaltina derrotou o rival pelo placar de 2 a 1, com gols de Daniel Pessoa e Thalles, e quebrou um tabu de 22 clássicos sem vitória na categoria.

O resultado foi bastante comemorado por todos que fazem parte da 'família juniores', pois mostra que a nova filosofia de trabalho vem fazendo o clube evoluir no que diz respeito ao futebol amador. Um dos responsáveis por essa pequena evolução da base vascaína é o ex-zagueiro Mauro Galvão, atual diretor das categorias de base.

Sem esconder a felicidade, o dirigente fez questão de não enaltecer apenas o resultado conquistado no Centro de Treinamento de Itaguaí, mas também a excelente que os 'Meninos da Colina' vem fazendo dentro da competição:

- Muito bom falar depois de um resultado como esse. A gente sabe que todos os clássicos são importantes, mas esse tinha uma importância para nós pelo fato do Vasco estar muito tempo sem vitória em clássicos e também pela posição na tabela. Era importante para nós vencer esse clássico para continuarmos na liderança do grupo. Estamos próximos de garantir uma vaga para a reta final da Taça Guanabara - disse ao programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'.

Galvão comentou ainda sobre a frustrante campanha vascaína na Copa São Paulo. Para o eterno 'Capitão da América', o cruzmaltino poderia ter ido mais longe na competição:

- Eu acho que nós poderíamos ter feito uma Taça São Paulo um pouco melhor. Mesmo com os desfalques, acho que a equipe poderia ter tido ter chegado um pouco mais a frente. É claro que enfrentamos um time de muita qualidade, pois não foi à toa que o Goiás chegou na final da competição. Foi um time que se mostrou bastante entrosado. A nossa equipe sentiu muito o primeiro gol. Quando você joga um torneio desse tipo, onde tem mata-mata, você tem que estar bem preparado e tem que ter tranquilidade. A nossa equipe naquele dia acabou se desconcentrando, perdeu um pouco as rédias do jogo e acabou facilitando as coisas para o Goiás. Mas isso já faz parte do passado, não podemos ficar lamentando. Acho que isso serve como experiência para que na próxima vez eles tenham um maior controle emocional. Quando você tomo um gol cedo, tem que ter paciência para esperar e empatar o jogo. Tem que esperar o momento certo. Acho que esse foi o maior erro - afirmou ao programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'.

A equipe de Junioes lidera o grupo A da Taça Guanabara com 10 pontos, um mais que o segundo colocado Botafogo. Os comandados do técnico Sorato entram em campo no próximo domingo (03/02) para enfrentar o Bangu. A partida acontecerá no Centro de Treinamento de Itaguaí às 10 horas.

Outros trechos do bate-papo com Mauro Galvão

Você acredita que a campanha do Vasco na Copinha poderia ter sido melhor se o Sorato tivesse a sua disposição os jogadores que foram promovidos para o time profissional (Luan, Dieyson, Jhon Cley e Guilherme Costa)?

"A gente não se preparou, até porque não existe folga para a categoria juniores, que é uma situação bem estranha. Isso é uma situação bem estranha e que deve mudar nos próximos anos. Tem jogador que não tem férias a quase dois anos e isso é um pouco desgastante. Mas a nossa forma de trabalhar é dessa forma. Não podemos ficar lamentando que o jogador não foi ou não pode jogar, a gente tem que valorizar quem está aqui. Se está no grupo do Vasco possui qualidade para jogar. Mas é claro que se a gente tivesse o Guilherme, o Luan, o Jhon Cley e o Dieyson certamente teria um pouco mais de experiência, o que ajudaria bastante. Mas estamos dando oportunidades para jogadores de muita qualidade, como o Daniel Pessoa, o Thalles, o Índio e o Richard. Todos eles estão correspondendo. É ruim por um lado perder esses jogadores, mas é bom por outro. É por conta da ausência deles que estamos dando oportunidades para novos jogadores".

O Vasco vem sofrendo muito com lesões nos últimos tempos na categoria. Gabriel Félix, Gabriel dos Santos, Matheus Batista, Danilo, Jonatas Paulista e Waldir são apenas alguns dos jogadores que vem desfalcando o time. Até mesmo por isso você acredita que o time tem muito a evoluir nesta temporada?

"Acho que sim. O Vasco tem condições de melhorar em termos de entrosamento. Realmente passamos por uma fase bem complicada em termos de lesão. A cada jogo temos um jogador fora. Tivemos o Gabriel Félix na Taça São Paulo, antes o Danilo no Brasileiro sub-20, o lateral-direito Gabriel, o volante Márcio, que foi operado e passa bem, além do Waldir. Isso vai diminuindo o número de opções para o técnico Sorato, mas a gente está procurando solucionar com jogadores que a gente tem. Estamos subindo jogadores do juvenil e acho que está dando o certo o trabalho. Mas esperamos que dê uma acalmada nesse negócio de lesão, pois isso não é bom. Primeiro porque o jogador perde, fica parada, e depois porque prejudica o treinador. Esperamos que isso seja apenas uma coisa passageira e que a gente possa voltar novamente a ter a tranquilidade, a normalidade e possa contar com todos esses atletas importantes. Temos muito campeonato pela frente e sempre que der vamos tentar colocar jogadores novos na equipe, pois é sempre bom dar uma oxigenada no time".

Com informações do programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco