Juniores: Técnico Sorato fala sobre a vitória vascaína no clássico diante do Urubu

Quinta-feira, 31/01/2013 - 00:59

A equipe de Juniores do Vasco conquistou uma grande vitória na última quarta-feira (30/01) pelo Campeonato Estadual. Os 'Meninos da Colina' derrotaram o Flamengo pelo placar de 2 a 1, gols de Daniel Pessoa e Thalles, e encerraram um longo jejum. Isso porque o cruzmaltino não vencia um clássico na categoria desde 2010.

Para falar um pouco sobre o resultado, o programa 'Só dá Base', do grupo Só dá Vasco, ouviu o treinador da equipe, o ex-jogador Sorato. Durante sua participação no programa, o ídolo vascaíno fez uma análise do clássico, um balanço da participação do time na Copa São Paulo e revelou quais são os planos da categoria para o futuro.

Confira a entrevista exclusiva com ídolo:

Feliz com o resultado?


"Foi uma noite feliz para a gente do Juniores. Foi uma excelente vitória sobre o Flamengo. Depois de tanto sem vencer um clássico, a gente voltou a vencer hoje. A equipe jogou muito bem".

O que você poderia falar sobre o grupo de jogadores?

"O grupo que eu encontrei aqui é muito bom. A gente não tem tido problema nenhum e eles estão realmente dispostos a crescer evoluir. O profissional tem olhado bastante para a base nos últimos tempos e todos sabem que precisam evoluir e crescer para ter uma oportunidade no time de cima. Eles têm entendido bem isso e a gente tem conseguido fazer um bom trabalho. A gente espera colher mais frutos lá na frente".

O que você poderia falar sobre o clássico?

"O jogo foi bastante complicado no início. Por ser clássico, foi um pouco truncado. O Flamengo pressionou bastante a nossa saída de bola, mas a gente conseguiu aos poucos ir encurralando e envolvendo a equipe do Flamengo. Tínhamos como válvula de escape o Yago, que é muito veloz. Foi aí que a gente conseguiu um pênalti, através de uma jogada do Yago, e saímos na frente. Na segunda etapa a gente conseguiu dominar o Flamengo, que se expôs um pouquinho mais. Num contra-ataque, o lateral-esquerdo Henrique deixou o Thalles em boas condições para marcar e fazer o 2 a 0. O Flamengo veio para cima, mas a gente passou a jogar na base do contra-ataque e fez uma marcação muito forte no setor do meio-campo. A gente conseguiu alguns contra-ataques, poderíamos ter ampliado o placar, mas eu gostei bastante do desempenho do time. A gente está no caminho certo, vencemos um clássico depois de muito tempo. O importante mesmo é que nós estamos nos mantendo em primeiro do grupo. A gente pega o Bangu no domingo e ganhando a gente tem muita chance de garantir a classificação para semifinal".

Quais mudanças ocorreram desde a eliminação na Copinha? Como você analisa a participação cruzmaltina nessa competição?

"A equipe que foi para a Copa São Paulo é a mesma que disputa esse campeonato. Nós temos alguns problemas de contusão, como é o caso do Paulista, volante que está se recuperando de uma lesão no joelho, mas é praticamente a mesma equipe que disputou a Copa São Paulo. A eliminação na Copinha veio num jogo atípico. A gente sabe que jogou muito mal, mas que raramente acontece esse tipo de resultado. Mas os garotos se recuperaram bem e na mesma semana da eliminação estreou no Carioca vencendo. Já temos quatros jogos, onde vencemos três e empatamos um. Estamos na liderança da nossa chave e isso é importantíssimo".

Você espera conquistar títulos sob o comanda da equipe de juniores apesar de todos os problemas existentes atualmente?

"O nosso trabalho na base é de tentar revelar o máximo possível de garotos para serem aproveitados na equipe de cima. Acho que a gente cumpriu bem isso no último ano, pois temos vários jogadores que estão servindo o time profissional. A gente está remontando a equipe. Hoje temos uma equipe mais jovem e um exemplo é o Matheus Índio, que ainda tem idade de juvenil. Mas eu tenho gostado da resposta que esses garotos tem dado. A gente tem tido algumas dificuldades, mas a equipe está evoluindo e encorpando aos poucos. Hoje a gente já conseguiu um resultado importante e a gente espera que ocorra uma evolulção durante o ano. Nosso primeiro objetivo é ser campeão da Guanabara para garantir uma vaga na final do Campeonato. A gente vai em busca de títulos. Talvez esse objetivo não seja o principal objetivo da base, mas a gente sabe que um clube grande como o Vasco necessita de títulos".

O que você poderia falar sobre o Blendon e o Cadu, jogadores contratados recentemente para a sua categoria?

"O Blendon é um volante que ficou num período de experiência, em teste com a gente. Agora a gente inscreveu ele. O Cadu também. Ele é um zagueiro e hoje nós só temos três zagueiros à disposição. Dois são canhotos e o Cadu foi contratado justamente por isso. Ele é um zagueiro que joga no lado direito ou no lado esquerdo. A gente está procurando incorpar a equipe, o grupo e ter opções de mexida. Isso porque temos um ano cansativo e que disputará várias competições. Precisamos ter um grupo forte para suportar a temporada".

Quem mensagem você deixa para a torcida?

"Eu agradeço o apoio do torcida. Ela tem sido sempre muito carinhosa comigo e com o pessoal da base. A gente fica feliz com essa demonstração de carinho e a gente precisa desse apoio. O trabalho não é fácil na base, mas os garotos estão se dedicando e honrando a camisa vascaína. Só agradeço a torcida pelo apoio".

Com informações do programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco