Vasco tem histórico de ter derrubado os últimos 3 técnicos do Botafogo

Quarta-feira, 17/10/2012 - 09:22

Sete jogos sem vencer, um time com remotas chances de ir à Libertadores e uma torcida irritada com o desempenho na temporada. Se não bastasse o momento delicado, Oswaldo de Oliveira terá pela frente nesta quinta-feira, no Engenhão, o Vasco, time que “derrubou” os últimos três técnicos do Glorioso.

Estevam Soares, Joel Santana e Caio Junior tiveram seus ciclos encerrados no Botafogo após derrotas para o rival. O primeiro foi o que teve a pior despedida. No dia 24 de janeiro de 2010, ainda na terceira rodada do Carioca, o Botafogo sofreu uma goleada impiedosa por 6 a 0. O placar foi tão elástico que não houve clima para a permanência do então comandante alvinegro.

Após a saída dele, Joel ocupou o cargo por 14 meses, até ter pela frente o mesmo Vasco, no dia 20 de março do ano passado, quando perdeu por 2 a 0. Após o revés e os gritos de “burro” vindo das arquibancadas, Joel deixou o comando.

Depois foi a vez de Caio Junior, que permaneceu por oito meses. A derrota também por 2 a 0, no dia 13 de novembro do ano passado, deixou o clima insustentável. Mesmo com o ambiente pesado, a diretoria optou por mantê-lo até o jogo seguinte, contra o América Mineiro. Nova derrota, por 2 a 1, e a chance de ir à Libertadores foi por água abaixo. Resultado: Caio Junior fora do Botafogo.

Para não correr o risco de entrar na estatística contra o rival, Oswaldo precisa reencontrar as vitórias. Porém, o comandante acredita que o time ainda assim está no caminho certo:

– Nada me frustra porque estou trabalhando com lealdade. Pelo que o nosso time vem rendendo e pelo que jogamos, mereceríamos uma posição melhor.

PREOCUPAÇÃO COM ARBITRAGEM

Uma das preocupações do técnico Oswaldo de Oliveira é com a arbitragem. Ele voltou a criticar a atuação de alguns juízes nos jogos recentes do Botafogo e afirmou que o time mantém um nível alto, principalmente contra adversários do alto da tabela de classificação:

– O nosso time tem um nível regular. Em alguns em que não vencemos, atuamos no mesmo nível ou melhor do que o adversário. Não estou dando desculpa, mas acho que os árbitros erraram sim, na maioria dos nossos jogos, e as pessoas esquecem – reclamou Oswaldo, lembrando algumas partidas em que, para ele, o Alvinegro foi prejudicado.

– Se tivesse marcado pênalti contra o Inter, não tivesse marcado a favor do Corinthians e marcado os dois pênaltis contra o Flu, estaríamos em outra situação hoje.

'PREFERIDO' DO ANO É O VASCO

O rival em que o Botafogo se saiu melhor na temporada foi o Vasco. Nos três confrontos, foram duas vitórias por 3 a 1, ambas no Carioca, um deles foi na final da Taça Rio. A derrota foi no Brasileiro, por 1 a 0. Os dois triunfos diante do Cruz-Maltino, inclusive, foram os dois únicos clássicos em que o clube venceu na temporada.

Contra o Fluminense, foram seis jogos, com três empates e três derrotas. Diante do Flamengo, foram dois empates, ambos sem gols. No Campeonato Brasileiro, foram quatro clássicos até agora e nenhuma vitória.

Fonte: Lancenet