Com promessa da base do Vasco, Triângulo disputa Olimpíadas Escolares

Sexta-feira, 14/09/2012 - 15:29

Renovado há cerca de um ano, o time de futsal masculino do Colégio Triângulo conta com um elenco de peso nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG). Reforçado por atletas das categorias de base de Vasco, Flamengo e Botafogo, nos gramados, e do Fluminense, nas quadras, o Rio de Janeiro garantiu a vaga na semifinal contra o Salesiano Dom Bosco (MS), nesta sexta-feira, às 14h. Com direito a atleta observado pelo Barcelona, a equipe somou duas vitórias e uma derrota na etapa nacional do torneio. Os boleiros fazem parte de um projeto social que revelou nomes como Diego Maurício, Luis Antônio, Guilherme Camacho e Muralha.

- Fazemos parte do projeto social "Futuro ao alcance de todos", uma iniciativa que passou do Colégio Percepção para o Triângulo há um ano. Temos uma parceria com a escola e os clubes do Rio. Captamos os atletas em comunidades, que recebem bolsas estudos e um treinamento especializado. Eles pagam uma mensalidade de R$90, ganham material didático e uniforme. Muitos jogadores de sucesso já passaram pelo projeto, que disputou Mundiais na Turquia, no Chile e na Dinamarca. O Luis Antônio, por exemplo, participou duas vezes das Olimpíadas Escolares - apontou o técnico William Fonte.

Lucas Silva, mais conhecido por Robinho, é o rei da pedalada. A técnica e a habilidade do menino despertaram a atenção de um olheiro do Vasco, que o convidou para uma peneira composta por três etapas: física, tática e coletiva. Sem dificuldades, o menino de Irajá passou no teste. Feliz com a vida que leva em São Januário, ele só troca o clube da Colina se receber uma boa proposta no exterior. Recentemente, o meia disputou um campeonato em Portugal, onde enfrentou adversários de alto calibre, como Real Madrid, Paris Saint-Gernain, Benfica, Sporting e Porto. Apesar de a equipe ter ficado em quarto lugar, a boa atuação rendeu frutos para o carioca, que passou a ser observado pelo Barcelona.

- Tenho um estilo de jogo rápido e habilidoso, dou minhas pedaladas, mas não tenho nada a ver com o Robinho, ele é muito melhor do que eu. O Éder Luís disse para eu não desistir do meu sonho de ser um jogador de futebol. Quero jogar na seleção brasileira e tenho vontade de ir para fora do país no futuro, mas preciso pegar mais força, tamanho e experiência. Recebi uma proposta do Flamengo, mas estou feliz no Vasco. É uma alegria pisar no mesmo gramado que os profissionais.

Após passar pelo Jararepaguá no futsal e pelo Bangu nos gramados, Douglas Alves, de 14 anos, foi contratado pelo Flamengo no mês de janeiro. Natural de Cascadura, o lateral esquerdo treina no Ninho do Urubu, assim como os ídolos da torcida rubro-negra Wagner Love, Léo Moura e Adriano. Mas o preferido é uma das revelações das categorias de base do time de coração.

- Tenho contato com todos os jogadores, mas o Negueba é o que eu tenho mais amizade - contou Douglas, que destacou o intercâmbio cultural e a descoberta de talentos no torneio estudantil.

Porta de entrada para a profissionalização do esporte, as Olimpíadas Escolares são uma vitrine para aqueles que sonham despontar na carreira. É o caso de Eisequiel Santos, jogador do Botafogo. Com jeito de boleiro e um corte de cabelo moicano, à la Neymar, ele se espelha no craque santista em busca do sucesso.

- Há pouco tempo atrás, o Neymar era só um moleque da Vila Belmiro, e eu também sou um moleque, posso me tornar um bom jogador no futuro. Gosto da ousadia dele, e me considero uma pessoa irreverente. As Olimpíadas Escolares são um campeonato de visibilidade e eu quero ser reconhecido. Daqui a 10 anos, me vejo como um profissional famoso, com meu dinheirinho no bolso e namoradas. Hoje mesmo, a gente estava paquerando umas meninas, tudo brincadeira, mas dá um ânimo na hora de entrar em quadra - comentou o jovem de 14 anos, bem-humorado.

Quem também defende o Glorioso nos gramados é o companheiro Diego. Mas não para por aí. Campeão invicto da seletiva estadual fluminense, o Triângulo ainda conta com o reforço de Gabriel, que atua pelo Fluminense no futsal. A modalidade tem uma das disputas mais equilibradas nas Olimpíadas Escolares, com três divisões.

Lucas Silva, também conhecido como Robinho, é o destaque do Triângulo nas OEs


Confira as semifinais do futsal masculino nas Olimpíadas Escolares:

1ª Divisão:

15h15m - Colégio Amorim (SP) - BJ Colégio & Curso (PE)
16h30m - Colégio Recriarte (SC) x Colégio Londrinense (PR)

2ª Divisão:

11h - Colégio Batista Mineiro (MG) x Colégio Darwin (CE)
14h - C. Salesiano Dom Bosco (MS) x Colégio Triângulo (RJ)

3ª Divisão:

8h30m - E.E. Terezinha de Jesus (PA) x La Salle de Águas Claras (DF)
9h45m - E.M. Marechal Cândido Rondon (MT) x Colégio Sant' Anna (RS)

Fonte: GloboEsporte.com