Na chegada da bandeira olímpica ao Rio, autoridades focam no legado

Segunda-feira, 13/08/2012 - 22:07

A chegada da Bandeira Olímpica no Rio de Janeiro marcou nesta segunda-feira um momento de “virada histórica” da cidade, segundo o prefeito Eduardo Paes. Foi Paes quem recebeu e trouxe o símbolo da Olimpíada à cidade e, logo no seu primeiro discurso com a bandeira em solo brasileiro, prometeu que os Jogos de 2016 terão o maior legado da história.

“Esses serão os Jogos do legado”, disse o prefeito, após desembarcar no Aeroporto do Galeão. “Vamos fazer da Rio 2016 a Olimpíada com o maior legado da história.”

Segundo Paes, a Olimpíada do Rio vai revolucionar o sistema de transporte do Rio de Janeiro, revitalizar a região portuária da cidade e levar desenvolvimento para toda cidade. “Há intervenções em quatro grandes áreas. Os investimentos não ficarão localizados em um só local, como foi em Londres.”

O prefeito reconheceu que famílias terão de ser removidas por causa da preparação para o evento. Porém ressaltou que isso será feito dentro da lei e sem violência. “Sabemos que a Vila Autódromo [bairro ao lado da área do Parque Olímpico] vai ter que sair, mas todas as famílias serão levadas para um novo bairro a 500 metros dali. Não haverá violência.”

Paes também aproveitou a cerimônia de chegada da bandeira para rebater as cobranças do Comitê Olímpico Internacional (COI) a respeito do orçamento da Rio 2016. Segundo ele, o valor total dos investimentos que serão feitos para os Jogos só será divulgado no ano que vem para que não haja “um chute” a respeito do custo da Olimpíada.

“Nós não vamos ser irresponsáveis”, afirmou. “Depois do custo divulgado no dossiê de candidatura, só podemos divulgar o valor final. Devemos fazer isso no segundo semestre de 2013.”

Na chegada da bandeira ao Rio, o prefeito esteve acompanhado do governador Sergio Cabral. Cabral falou sobre a “transformação” do Rio para 2016 e agradeceu ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, à presidente Dilma Rousseff, e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tive a oportunidade de falar com ele [Lula] ontem por telefone e agradecer pela sua dedicação ao projeto”, afirmou Cabral.

Nuzman falou que a chegada da Olimpíada ao Rio será uma oportunidade única para o esporte brasileiro. Também disse que, na cidade, o evento terá uma dos mais bonitos cenários da história. “O cenário da Bandeira Olímpica será um dos mais raros em seus 115 anos de história.”



Fonte: UOL