Com gol de Romulo, Brasil vence Coreia do Sul e vai à final olímpica: 3 a 0

Terça-feira, 07/08/2012 - 17:35

O Brasil demorou a engrenar nesta terça-feira no Old Trafford, em Manchester, e contou um pouco com a sorte, mas mostrou superioridade contra a Coreia do Sul e, principalmente, poder de decisão. Acabou por fazer 3 a 0 na equipe oriental, e voltou à final olímpica no futebol masculino depois de 24 anos. Rômulo e Leandro Damião (duas vezes) marcaram os gols da Seleção que fez três gols em todas as partidas até agora.

A final será disputada em Wembley no próximo sábado contra o México, às 11h (de Brasília), que eliminou o Japão também nesta terça. As duas seleções asiáticas disputam a medalha de bronze na sexta-feira no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, às 15h45 (de Brasília).

O JOGO

No início, Neymar buscava muito jogo, principalmente do meio para a esquerda, mas sem ser tão aberto como costuma. Muito por causa do reforço de Alex Sandro por este lado, surpresa de Mano Menezes na escalação. Ele tirou Hulk, que cai pela direita, e adiantou um pouco o volante Rômulo pelo lado do atacante barrado, deixando Sandro mais plantado na frente da zaga.

Mas a Seleção demorou a achar seu jogo e as primeiras boas chances foram da Coreia. Ainda no início, bola na área do Brasil e uma verdadeira bagunça. Nam driblou como quis, e no rebote o goleiro Gabriel não saiu bem. No cruzamento, a defesa conseguiu tirar no sufoco.

Logo depois, mais perigo. Cruzamento de Ji, Gabriel volta a sair mal, Kim cabeceou de volta para a área, o atacante que botou lá dentro foi na jogada outra vez, e Thiago Silva tirou de qualquer forma. Dois minutos depois, novo chute do mesmo jogador, que foi perto.

Em seguida, nova besteira do goleiro. Deu a bola no pé de Ji, mas Thiago Silva foi um gigante e desarmou. O Brasil não conseguia trocar passes e estava recuado. Os poucos lances de perigo vinham de erros das sul-coreanas ou jogadas individuais, como nas duas vezes em que Leandro Damião teve oportunidades, que não conseguiu concluir.

Mas pelo menos serviram para acordar o Brasil. A primeira chance veio com Sandro, que experimentou de longe, e quase que Damião aproveitou o rebote. A Seleção diminuiu o ímpeto dos rivais e começou a tocar a bola. Quando surgiu uma grande chance, saiu o gol. Jogada em velocidade, Oscar, quase da entrada da área, viu Rômulo entrar ao seu lado, e o volante recebeu para chutar no cantinho e abrir o placar já na reta final da etapa.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, a Coreia do Sul voltou atacando e forçando os erros brasileiros. Juan tirou de forma atabalhoada no início, e pouco depois, Bokyung Kim caiu na área após dividida com Sandro, mas o árbitro mandou seguir. E a Seleção voltava a não conseguir tocar a bola. E assim como na etapa inicial, foi só conseguir fazer alguma jogada, que os gols apareceram.

Neymar e Marcelo invadiram a área em conjunto, o atacante foi à linha de fundo, tocou para trás, passou por Younggwon Kim, o lateral furou, e sobrou para Damião, que chutou com firmeza para aumentar o placar e dar segurança. E se o atacante do Internacional teve sorte neste lance, voltou a ter sete minutos depois.

Oscar recebeu de Neymar, que fez jogada na área, e tocou para dentro da área. A bola desviou e sobrou para Damião, que deu um bico providencial para fazer o terceiro gol do Brasil, e ultrapassar o senegalês Konaté na artilharia do torneio olímpico.

Daí para o fim, a Coreia do Sul entregou os pontos, e mais nada conseguiu fazer. O Brasil apenas cozinhou o jogo, e os jogadores já estavam se poupando para a decisão de sábado, que vai garantir uma medalha de ouro inédita, seja para quem for.

FICHA TÉCNICA

COREIA DO SUL 0 X 3 BRASIL

Local: Old Trafford, Manchester (ING)
Data-hora: 07/08/2012, às 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Pavel Kralovec (RTC)

Gols: Rômulo (37'/1ºT), Leandro Damião (11'/2ºT), Leandro Damião (18'/2ºT)

Cartões amarelos: JI (CDS)
Cartões vermelhos: Nenhum

COREIA DO SUL: Lee, Oh, Yun, Y. Kim e Hwang; Ki, B. Kim, Ji (Baek, 31'/2ºT), Nam e Koo (Jung, 13'/2ºT); H. Kim (C. Park, 25'/2ºT). Técnico: Myung Bo Hong

BRASIL: Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan (Bruno Uvini, 37'/2ºT) e Marcelo (Hulk, 30'/2ºT); Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato, 32'/2ºT). Técnico: Mano Menezes

Gol de Romulo


Melhores momentos


Fonte: Lancenet (texto), R7 (vídeos)