Fred Lopes fala sobre gramado de São Januário e obras no CFZ

Terça-feira, 07/08/2012 - 18:36

O Vasco empatou em zero a zero com o Corinthians no último domingo, 05/08, em São Januário, cujo gramado foi criticado por Juninho Pernambucano.

Para tentar contornar esse problema, o Vasco anunciou que vai alugar o CFZ, ajudando um pouco a descansar o gramado da Colina.

Em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, Frederico Lopes, vice-presidente de patrimônio do Vasco, falou sobre o que falta para os treinos mudarem para o CFZ:

- AS obras no CFZ já estão em andamento há algumas semanas. Era uma exigência do departamento de futebol que o gramado fosse melhorado, porque apresentava ondulações, não estava nas condições ideais. Fizemos uma avaliação e optamos por uma troca parcial da grama e nivelamento do gramado. Replantamos as partes que não estavam boas. O gramado agora começa a se recuperar dessas obras. Ele foi todo retirado, nivelado e replantado. A parte boa foi reaproveitada e a que não estava, substituída por uma grama da mesma qualidade. Quando se fala de grama, de matéria viva, é difícil especificar uma data exata. A tendência é na primeira quinzena de setembro. Nas outras instalações estamos fazendo algumas alterações, coisas não significativas, mas importante para atender com uma condição ideal para o departamento de futebol.

O que vai ser feito em relação à área de musculação?

- A ideia é alugar uma tenda com ar condicionado, para que os atletas treinem com toda a infraestrutura e conforto. Os vestiários estão passando por algumas melhorias. Estamos ajeitando a parte elétrica e hidráulica, botando televisão, climatizando o vestiário. Tanto o vestiário um quanto o dois, como a sala da comissão técnica. Estamos preparando o departamento médico, na parte de baixo, o administrativo, as salas o departamento de futebol. Estamos preparando uma estrutura capaz de atender ao dia-a-dia do futebol. Claro que isso não impede que a estrutura de São Januário continue. Hoje temos o melhor vestiário da América Latina e uma musculação de altíssimo nível. O CFZ é fundamental para nós hoje tanto pelo conforto quanto pela melhora do gramado que precisa de um descanso, sobretudo porque é um gramado novo, e como tal, precisa de um descanso, para que possa enraizar compactar e aí o gramado vai melhorando. Com o CFZ, vamos impedir que o gramado não queime etapas, para que elas aconteçam sem nenhum problema.

Depois do aluguel CFZ, vão acontecer mais melhorias ou apenas o descanso do gramado será suficiente?

- Hoje, São Januário tem toda a infraestrutura necessária. O gramado foi patrocinado pela Brahma. É um gramado que tem uma grama padrão FIFA. Mas não investimos só na grama e também nos equipamentos. Todos os equipamentos necessários a uma manutenção ideal só temos hoje, inclusive sementes. Mas nada disso adianta se a gente não tem tempo de trabalhar, se a gente não tem repouso do gramado. É nisso que vamos trabalhar. Tenho certeza de que o gramado até o final de setembro vocês vão olhar e vai estar numa situação bem diferente.

O fato de o Vasco treinar em São Januário dificultou a estabilização da nova grama?

- Sem duvida. No início, você está plantando uma grama e ela não está enraizada. Você tem dificuldades na raiz, no solo. Você trabalha com o rolo compactador e passa para tirar as ondulações, normais quando você planta um gramado mais recente. O problema é que para trabalhar, você precisa do gramado livre. Você não ter lugar para treinar não é o ideal. A gente já vem buscando há muito tempo não é de agora. Desde que perdemos o Vasco-Barra procuramos uma área para treinar. Agora, com essa parceria com o CFZ, vamos conseguir voltar àquela situação de ter São Januário apenas para treino uma vez por semana e jogo.

Fonte: Supervasco