Dedé diz que Vasco tem que se impor, mesmo jogando no Olímpico

Quarta-feira, 29/08/2012 - 11:12

O estádio Olímpico será palco de um jogo que promete. Trata-se de Grêmio x Vasco, que jogam nesta quarta-feira, às 22h, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes seguem bem cotadas para brigar pelo título, mas precisam somar pontos para não deixar os favoritos Atlético-MG e Fluminense ganharem terreno.

O time gaúcho, terceiro colocado, com 37 pontos, vem embalado por uma classificação dramática na Copa Sul-Americana e uma vitória no Gre-Nal do último domingo. Os cariocas, que estão em quarto, com 35, perderam para os rivais Flamengo e Fluminense em sequência e vêm em queda.

A vitória por 1 a 0 sobre o Internacional no Beira-Rio fez o Grêmio, enfim, superar o Vasco e assumir a terceira colocação, perseguida pela equipe desde a metade do primeiro turno. Com a vitória, o Tricolor chegou a 37 pontos na virada do certame, atingindo a meta estabelecida pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para se manter entre os candidatos ao título.

Apesar do ótimo astral no Olímpico, há problemas para escalar a equipe para o confronto desta quarta. O principal deles é Elano. Autor do gol da vitória no Gre-Nal, o meia sentiu dores na coxa e desfalcará a equipe não apenas nesta quarta, mas também sábado, contra o Palmeiras. Marquinhos assumirá vaga na criação, ao lado de Zé Roberto.Embora Elano seja um dos principais jogadores da equipe neste Brasileirão, o atacante Kléber acredita que a equipe não cairá tanto de rendimento sem seu articulador principal. "O Marquinhos entrou bem nos últimos jogos. Acho que dá para manter a dinâmica no meio, mas muda um pouco o estilo", avalia o Gladiador.

Na defesa, o desfalque é o zagueiro Gilberto Silva, que levou o terceiro cartão amarelo no clássico e cumpre suspensão. Naldo jogará em seu lugar. Werley, que deixou o Gre-Nal após levar uma pancada na cabeça, não sofreu qualquer tipo de trauma e foi liberado nesta segunda pelo departamento médico para atuar. Vílson, que é o primeiro reserva da defesa, está lesionado e não poderá jogar.

Já os vascaínos demonstram a pressão de quem não pode perder para não ver a crise se instalar em São Januário."Se levarmos em consideração essa reta final de primeiro turno, temos motivos para ficarmos preocupados, pois estamos fazendo algumas partidas em que fica até difícil reconhecer o nosso grupo, como aconteceu no empate por 2 a 2 com o Coritiba.

Mas temos condições de reagir e repetir o grande desempenho do turno, que no geral foi bom. Não deixamos de acreditar nos nossos objetivos, mas sabemos que precisamos vencer o Grêmio", disse o técnico Cristóvão.

Para a partida desta quarta, o treinador perdeu dois jogadores importantes: o meia Juninho Pernambucano e o volante Fellipe Bastos, suspensos. Além da dupla, outros atletas de destaque, como o atacante Eder Luis e os zagueiros Renato Silva e Rodolfo, seguem no departamento médico.

Mesmo com todos esses problemas, o zagueiro Dedé garante que há chances de o Vasco sair de Porto Alegre com um resultado positivo. "Não podemos nos intimidar com o fato de jogarmos no Olímpico, pois é isso o que o Grêmio espera, para que eles possam pressionar desde o começo e conquistar a vitória. Temos que nos impor sempre, atuando de maneira compacta e para a frente, tentando a vitória desde os primeiros minutos", analisou.

Fonte: IG