Cristóvão relembra melhor e pior momento do time no 1º turno

Quarta-feira, 29/08/2012 - 11:02

A poucas horas de começar o segundo turno, o Vasco contabiliza seus prós e contras na primeira fase do Campeonato Brasileiro. De líder nas primeiras rodadas à recente queda de rendimento, o time oscilou muito, mas a meta é tirar lições dos erros e acertos. Ao fazer uma avaliação da campanha do clube, o técnico Cristóvão Borges elegeu o melhor e o pior momento da equipe até aqui.

Para o comandante vascaíno, o auge do time foi na vitória por 1 a 0 no clássico contra o Botafogo, no Engenhão, pela 12ª rodada. Na época, a equipe já não contava mais com Diego Souza, Fagner, Romulo e Allan, negociados durante a janela de transferências internacionais. O elenco era o mesmo de agora, e jogou com Fernando Prass; Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro. O camisa 9 anotou o gol da vitória (veja os lances do jogo no vídeo ao lado).

- O bom momento começou contra o São Paulo (vitória por 1 a 0 no Morumbi). Mas o melhor jogo foi contra o Botafogo. Deu mais prazer (em ganhar) porque é um adversário difícil, o encaixe (do jogo) é mais complicado para a gente. Nesse jogo, fizemos tudo de positivo e conseguimos vencer no final do segundo tempo - analisou Cristóvão.

Pelo lado negativo, o treinador cita a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, pela 9ª rodada, e o empate por 2 a 2 contra o Coritiba, pela 17ª rodada, ambos em São Januário. Porém, ele faz a pior avaliação em cima da atuação do Vasco diante da equipe paranaense. Na ocasião, o Cruz-Maltino não contou com Dedé, convocado para a seleção brasileira, e Eder Luis, machucado, e jogou com Fernando Prass; Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Felipe; William Barbio e Alecsandro. Wendel e Felipe fizeram os gols do time (confira os momentos da partida no vídeo ao lado).

- Momentos difíceis tivemos contra o Atlético-GO, quando fizemos uma partida irreconhecível. O primeiro tempo contra o Coritiba também, foi a apresentação que menos gostei em todo o tempo que estou no Vasco - criticou.

A meta agora é recuperar a regularidade no campeonato. Com apenas seis pontos conquistados nas últimas sete partidas, e há quatro jogos sem vencer, Cristóvão aposta suas fichas no conjunto vascaíno para se manter na disputa pelo título contra equipes com elencos mais fortes.

- Nos momentos difíceis, aprendemos mais. Só que no futebol tem coisas que independem do seu trabalho. Sofremos por vários motivos, temos noção disso. Nesse cotexto, a maior preocupação é ver a equipe jogar fora do normal. O que pautou nossa trajetória foi a regularidade. Estamos num momento difícil porque não estávamos acostumados (com o baixo rendimento), nossa performance sempre foi o contrário disso. O que faz a diferença é o jogo solidário, a força do grupo. É o que faz a gente ter condição de brigar de igual para igual com equipes com elenco mais forte.

Vasco tem mesma campanha do turno de 2011

O Vasco repetiu a campanha de 2011, na quarta posição com 35 pontos após 19 partidas, a melhor marca do clube no turno na era dos pontos corridos. No ano passado, a equipe disputou o título até a última rodada, terminando em segundo lugar, dois pontos atrás do campeão Corinthians. Aproveitamento que serve de exemplo para reencontrar a boa fase.

- Com o tempo, aprendemos que não dá para comemorar as vitórias e que não se pode potencializar as derrotas. É absorver tudo, aprender, ver o que fez certo e errado, vendo os VT’s com calma e trabalhando em cima. Houve momentos muito bons no turno, mas que não se manteriam para sempre. É com esse equilíbrio que vamos superar essas dificuldades - afirmou o goleiro Fernando Prass.

Cristovão crê em performance mais regular da equipe vascaína no segundo turno do Brasileirão


Fonte: GloboEsporte.com