Faltam 2 jogos para o Vasco igualar recorde de 9 sem levar gols no Brasileiro

Sexta-feira, 10/08/2012 - 08:23

Diz a velha máxima que a melhor defesa é o ataque. Mas os números recentes do Vasco no Campeonato Brasileiro podem colocar por terra tal teoria. Afinal, a equipe já soma sete partidas sem sofrer gols, o que contribuiu para chegar aos 34 pontos e disputar a liderança com o Atlético-MG.

Tal sequência invicta já faz o Gigante da Colina se aproximar de recordes na competição. Faltam dois jogos para quebrar a melhor marca de todos os tempos, alcançada pelo próprio Vasco em 1988 e, ao mesmo tempo, igualar a da era de pontos corridos, do São Paulo de 2007.

Fernando Prass já soma 677 minutos sem ver a rede balançar. O último gol foi há um mês, diante do Figueirense, no empate em 1 a 1.

Um dos grandes responsáveis por esta situação, o técnico Cristovão Borges resumiu bem os motivos pelos quais o Vasco vem alcançando estes resultados expressivos.

– Tudo faz parte do trabalho. É uma equipe aplicada, que se posiciona bem, luta e tem um estilo de jogo solidário. Por isso é uma equipe forte – resumiu o treinador.

Até chegar a tal estágio, foi necessária a conscientização de todos os jogadores em relação à disciplina tática. Um dos que mais levou a sério esta questão foi o apoiador Carlos Alberto, que atua quase como um ponta-esquerda e tem ajudado bastante na marcação.

O camisa 84 fez questão de enaltecer esta qualidade da equipe.

– O Vasco está com um comprometimento tático muito grande. A marcação começa lá na frente e isso ajuda muito a defesa. Esperamos que isso seja mantido, pois não sofrer gols já ajuda muito para uma equipe que quer ser regular dentro da competição – disse o jogador, novamente titular.

Além dos sete jogos sem sofrer gols, o Vasco já está há nove sem perder e é o único no Campeonato Brasileiro que ainda não foi derrotado atuando fora de casa.

Sequência culmina com Douglas no time

Pouco aproveitado até o primeiro semestre deste ano, o jovem zagueiro Douglas vê seu ingresso ao time titular caminhando em paralelo à sequência invicta de sete jogos sem sofrer gols.

O jogador entrou na equipe no empate em 1 a 1 com o Figueirense, em Florianópolis, no dia 8 de julho. Logo na rodada seguinte, iniciou-se a invencibilidade e ele participou de todas as partidas.

Das sete, em apenas uma não formou dupla com Dedé. Foi contra o Corinthians, quando o Mito cumpriu suspensão.

Douglas vem sendo muito elogiado pelos companheiros e o próprio Dedé já admitiu que vê semelhanças com seu estilo de jogo.

O curioso é que a entrada de Douglas e as sete partidas sem sofrer gols vieram num período justamente de dificuldade para o sistema defensivo. Isso porque o time perdeu o zagueiro Rodolfo, que teve de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, e também Renato Silva, que ainda não regularizou sua situação depois que rescindiu com o Shandong Luneng, da China, e assinou novo contrato com o Vasco.

Outro que acabou recebendo oportunidade foi Fabrício, que atuou como titular diante do Corinthians suprindo Dedé.

Com a palavra: Acácio

Goleiro do Vasco em 1988

Eles têm tudo para ultrapassar o recorde

"Este time do Vasco tem tudo para bater o recorde, é uma equipe muito solidária, todo mundo se ajuda muito. Nesse aspecto, se parece com a de 1988.

Acho que Dedé e Douglas estão formando a melhor dupla de zaga do Brasil. E, para mim, que trabalhei no Vasco em 2010, não é surpresa a boa fase do Prass.

Não tenho dúvida de que, com a forma com que o Vasco joga, conseguirá essa marca. Como vascaíno, torço que ultrapasse o recorde e alcance a liderança."

Fonte: Lancenet