Vasco é o time mais disciplinado do Campeonato Brasileiro 2012

Sexta-feira, 03/08/2012 - 19:40

Troféu FAIR PLAY 2012

Conforme prometemos ontem, hoje é dia de conferir como anda a parte disciplinar da sua equipe no Brasileirão 2012. Sua equipe faz muitas faltas? Recebe muitos amarelos?

Ano passado levei até a CBF uma proposta para que a equipe com melhor disciplina fosse premiada na festa dos melhores do brasileirão no fim do ano. Como não recebi a resposta, segui tabulando os dados para nós (galera blogueira) termos uma noção de como anda a parte disciplinar do campeonato.

Para aqueles que não acompanhavam o blog desde o ano passado (por sinal, muito obrigado pelas 200.000 visitas que recebemos durante Julho de 2012), dentro da proposta do troféu “fair play” utilizamos os seguintes critérios:

1. A menor média PP (média de pontos perdidos) é que indica quem leva o fictício troféu no final do campeonato;

2. Está média PP é alcançada dividindo o número de PP (pontos perdidos) divididos pelo número de jogos das equipes na competição;

3. O número de pontos perdidos (PP) é encontrado na seguinte fórmula: Número de cartões amarelos (AM) x 1,0 somado ao número de cartões vermelhos (VM) x 2,0 somado ao número de expulsões de técnicos (ET) x 3,00 somado ao número de expulsões de membros da comissão técnica (ECT) x 2,00 e, finalmente, somados ao número de faltas cometidas (FALTAS) x 0,1.

Você pode não concordar com os critérios, mas foi o que pensamos ser mais justos para definir quem está “jogando limpo” na competição.

Veja o quadro abaixo e a classificação das equipes que têm a frente o VASCO DA GAMA com a menor média de pontos perdidos:



Aqui, cabe ressaltar que apenas duas equipes ainda não tiveram jogadores expulsos na competição: Vasco e Bahia. Do outro lado, Grêmio e Figueirense já tiveram 4 expulsões nestes 13 jogos.

Quanto ao número de faltas, impressiona o fato do CRUZEIRO ser a equipe mais faltosa da competição com 54 faltas a mais do que os segundos colocados (FIGUEIRENSE e FLUMINENSE). Outro dado interessante é o SANTOS que lidera com uma certa folga o menor número de faltas cometidas, 173. É praticamente a metade das faltas cometidas pelo Cruzeiro.

NAUTICO e VASCO são as equipes menos advertidas (20 amarelos cada) e os mais advertidos são CRUZEIRO e FIGUEIRENSE (39 cartões, cada). Mais um amarelo e teríamos o dobro de advertências.

Fonte: Blog do Gaciba - GloboEsporte.com