Vasco e Corinthians estão entre os mais disciplinados do Brasileirão

Sexta-feira, 03/08/2012 - 06:31

Vasco e Corinthians adotam estratégias semelhantes quando estão sem a bola. A regra é buscar desarmes sem falta para propiciar contragolpes rápidos e evitar cartões. Adversários neste domingo, em São Januário, as duas equipes estão entre as mais disciplinadas e as que mais roubam bola no Brasileirão.

O clube carioca lidera o ranking do “fair play”: nenhum cartão vermelho, e apenas 15 amarelos recebidos em 13 jogos, a menor média do torneio, conforme levantou o Datafolha.

O Corinthians também é disciplinado: 1 vermelho e 20 amarelos em 13 jogos, estando entre os 4 clubes menos advertidos.

Mais violento do Brasileirão, o Coritiba, por exemplo, levou 38 amarelos. Já o Grêmio é o recordista de expulsões: 4 vezes.

Com média de 18 faltas no Brasileiro, o Vasco modificou a maneira de jogar, destaca Cristóvão Borges. Da Libertadores tirou-se a lição de que era necessário aumentar a dinâmica e intensidade da marcação, mas sem cometer faltas.

São cinco jogos sem sofrer gol. Vasco e Corinthians estão entre os 5 clubes que mais desarmam.

“Os titulares e reservas já estão adaptados à forma do time trabalhar e se posicionar. Isso ajuda para diminuir os espaços e fazer menos faltas", afirmou o lateral direito Auremir.

No Corinthians, Ralf traduz o perfil “roubar a bola sem falta”. Principal desarme no meio-campo, o volante jamais levou cartão vermelho no clube. Aos 28 anos, foi expulso apenas uma vez, quando defendia o Barueri.

Tite frisa que o atual esquema tático corintiano necessita de desarmes sem falta para que propicie respostas rápidas ao adversário. Ele citou os gols de Douglas contra o Flamengo em desarmes sem infração.

“Pegar a bola no ataque sem falta deixa o time mais perto do gol deles e tira a sobrecarga da nossa defesa. O Douglas roubou a bola contra o Flamengo e fez o gol. Depois ele recuperou a bola do Renato e fez”, explica Tite.

Fonte: UOL