Fisiologista comenta trabalho especial feito com Carlos Alberto

Sábado, 28/07/2012 - 11:38

No fim de março, Carlos Alberto foi reintegrado ao elenco vascaíno. Sem a antiga camisa 19 que o acompanhou por toda a carreira, recheada de títulos, lesões e confusões, o jogador reconstruiu sua imagem de dentro para fora. Com a ajuda de uma dieta que ele vem seguindo rigorosamente, além de toda preparação específica para ele, o Carlos Alberto que entra em campo hoje, contra o Internacional, no Beira-Rio, às 18h30m, tem tudo para ser melhor do que aquele que era principal nome do Vasco na Série B de 2009.  

Do tempo que voltou a treinar no clube, no início do ano, até hoje, Carlos Alberto já perdeu 5 kg. Com 83,5 kg, ele está mais próximo do peso que tinha no início da carreira - no Porto, em 2004, beirava os 80 kg - do que estava na campanha da Segundona, quando tinha 86 kg.

Tudo começou perto da reintegração ao grupo. Carlos Alberto se queixava da que tinha dificuldade para perder peso quando voltava de férias ou de longo tempo de inatividade - como era o caso, já que nos últimos dois anos, o jogador atuou em apenas 57,6% dos jogos (72 partidas disputadas de 125 jogadas) de suas três equipes (Vasco, Grêmio e Bahia). Em um exame de sangue, ele descobriu que tinha alergia a alimentos derivados de leite.

- Não era nada que uma pessoa normal não conseguisse conviver, mas como sou atleta isso fazia diferença. Aí cortei leite, fermento, quando vou comer doce na concentração, é só com leite de soja. Claro que não é isso que vai me fazer jogar bem, mas são detalhes que fazem me sentir melhor e dão uma sobrevida. Não sou mais nenhum garoto - diz o jogador, de 27 anos.

Nutricionista do Vasco há nove anos, Mildre de Souza acompanhou de perto todo tratamento de reequilíbrio do organismo do jogador. Com tratamento de medicina ortomolecular, o atleta cortou tudo que continha lactose e fermento.

- Ele é muito interessado, pergunta tudo. A digestão é muito melhor, ele se sente mais tranquilo, mais disposto. Isso reflete na hora do jogo também. Carlos me disse que até o sono melhorou - conta a nutricionista Mildre, que até leite condensado de soja arranjou para servi-lo.

- Sempre brinco que ele tem que tem que aprovar a comida nas nossas refeições. Porque os outros podem comer outras coisas, né?

Trabalho de potência parecido com de Diego Souza

Embora considere que o jogador ainda pode "secar mais", o fisiologista Daniel Gonçalves do Vasco diz que Carlos Alberto já está no peso e no percentual de gordura ideal - abaixo de 11%.

- Nosso objetivo agora é aumentar a potência dele, como fazíamos com o Diego Souza. Ele gosta de arrancar com a proteção da bola, procurando o choque com o adversário, porque dificilmente ele se desequilibra. Hoje, ainda não está na forma física ideal. Em forma, vai conseguir arrancar mais - explica Daniel, que coloca em estágio parecido o meia Wendel.

O trabalho coordenado da preparação física, nutrição e departamento médico busca evitar novas lesões.

- Ele pode manter aquele ótimo primeiro tempo contra o Botafogo por 90 minutos - afirma o fisiologista.

O novo cardápio de Carlos Alberto

No café da manhã
Pão sem fermento, com geléia diet, leite de soja, suco de soja e frutas.

Demais refeições
Nada de suflê ou de frango à parmegiana na concentração. Arroz integral, bifes e massas liberados.

Resultados
Melhor digestão, recuperação mais rápida e perda de peso.



Fonte: Extra online