Libertadores reúne os 8 melhores da 1ª fase nas quartas pela 1ª vez

Sábado, 12/05/2012 - 09:31

A zebra passou longe das oitavas de final da Libertadores de 2012. Pela primeira vez desde 2005, quando o torneio adotou este modelo de classificação para as oitavas, esta foi a primeira vez que os oito times de melhor aproveitamento na primeira fase chegaram às quartas de final sem dar chance para surpresas.

Fluminense, Corinthians, Santos, Universidad de Chile, Libertad e Vélez Sarsfield, líderes dos seus grupos, confirmaram o favoritismo e avançaram. Os outros dois primeiros colocados, Lanús e Unión Española, fizeram campanhas piores que seus algozes, Vasco e Boca Juniors, também classificados.

A configuração das quartas apresenta um curioso formato, como aquele que o torcedor brasileiro acostumou-se a ver até 2003, antes dos pontos corridos no Brasileirão, quando oito times se classificavam com o melhor pegando o oitavo colocado, o segundo, o sétimo; o terceiro, o sexto; e o quarto, o quinto.

O primeiro colocado Fluminense, pega o Boca, com a oitava melhor campanha da fase de grupos. O Corinthians, segundo melhor, pega o Vasco, dono da sétima melhor. Assim como o terceiro, Santos, pegando o Vélez, sexto, e a Universidad de Chile, quarta, contra o quinto, Libertad.

De 2005 a 2012, o único ano em que a maioria dos oito melhores times da competição tinham de fato a melhor campanha foi em 2005, quando sete dos times nas quartas de final tinham os melhores aproveitamentos. Entre 2006 e 2011, muitos favoritos caíram ainda nas oitavas. Em 2006, quatro primeiros colocados avançaram. Em 2007, 2008 e 2011, apenas três dos primeiros colocados avançaram. Em 2009 e 2010, cinco primeiros e três segundos se classificaram para as oitavas.

As maiores "zebras" recentes aconteceram em 2010 e 2011, quando Cruzeiro e Corinthians, donos das melhores campanhas da primeira fase, não passaram pelas oitavas depois de enfrentarem os donos das piores campanhas, Once Caldas e Flamengo, respectivamente. Neste ano, não houve nenhuma grande surpresa.



Fonte: IG (texto), Wikipédia (classificação)