Corinthians nunca se classificou contra time campeão da Libertadores

Sexta-feira, 11/05/2012 - 11:16

Quando Alecsando converteu o último pênalti do Vasco contra o Lanús nessa quarta-feira (09 de maio), o confronto das quartas de final da Copa Santander Libertadores estava definido. O Gigante da Colina tem pela frente o Corinthians, que fez 3 a 0 no Emelec em pleno Pacaembu. O jogo tem um histórico positivo para a torcida do Timão. O clube paulista nunca perdeu um mata-mata para o time de São Januário. Foram quatro confrontos com quatro vitórias corintianas.

Mas isso não é motivo para deixar a torcida corintiana despreocupada. O time paulista tem outro tabu que pode fazer a diferença. Em confronto decisivo na Copa Libertadores, o Timão nunca venceu um campeão do torneio. E adivinha quem levantou a taça em 1998: O Cruz-maltino.

Foram oito eliminações. Em seis delas, o Corinthians caiu para um vencedor continental. A primeira aconteceu nas oitavas de final, em 1991, contra um Boca Juniors que já era bicampeão, após as conquistas de 1978 e 1979.

Em 1996, o Timão superou o Espoli, que também não tem o nome na taça, nas oitavas de final, mas não resistiu ao campeão de 1983 e 1995. O Grêmio levou a melhor e botou o time para correr ainda nas quartas de final.

A melhor campanha corintiana no torneio aconteceu no ano de 2000, porém não mudou o tabu. O time paulista passou pelo Rosario Central e Atlético Mineiro. Porém, encontrou na semifinal um vencedor recente. O Palmeiras tinha sido campeão do torneio no ano anterior e decepcionou a torcida alvinegra.

É só falar no River Plate que os corintianos se arrepiam. A equipe argentina eliminou o time paulista nas oitavas de final duas vezes. Uma em 2003, e outra em 2006. Mas o Timão não podia fazer nada em campo, o confronto já tinha sido decidido em 1986, quando o River conquistou o primeiro dos dois títulos da Copa Libertadores. O segundo só veio dez anos depois, em 1996.

O confronto contra o Flamengo em 2010 tinha tudo para o Corinthians sair como vencedor. Parecia que nem mesmo o gramado encharcado do Pacaembu atrapalharia a classificação. Só um detalhe esqueceu de ser mencionado: O Rubro-negro é o campeão de 1981. O resultado já estava escrito.

O Timão ainda foi desclassificado duas vezes por times que nunca tinham vencido o torneio. A primeira foi em 1999. Depois de passar pelo Wilstermann nas oitavas, o Corinthians encontrou o o Palmeiras nas quartas de final. O Verdão também não tinha levantado a taça, mas depois de eliminar o rival, seguiu firme na competição e se consagrou campeão.

A eliminação mais recente, e dolorida, aconteceu no ano passado. Um desconhecido Tolima estragou o sonho corintiano ainda na Pré-Libertadores. Foi a pior campanha brasileira da história do torneio. Para completar, o time colombiano pode ser considerado o único carrasco corintiano que não levantou o caneco da competição. Será que vencer o Corinthians traz sorte?

Fonte: Fox Sports