Semis da Libertadores podem mudar caso 2 times do mesmo país se classifiquem

Sábado, 12/05/2012 - 09:55

A Conmebol divulgou ontem as datas das quartas de final da Libertadores, com jogos de ida na semana que vem, e os de volta, na outra.

O chaveamento da competição, porém, pode mudar a partir das semifinais. Para evitar confrontos de times do mesmo país na final do torneio, a entidade sul-americana poderá alterar as partidas.

Teoricamente, o vencedor de Corinthians e Vasco, que jogam quarta-feira, no Rio, enfrenta o vencedor de Santos e o argentino Vélez Sarsfield. Ocorre que, caso o outro argentino do torneio, Boca Juniors, também passe de fase -faz o primeiro jogo com o Fluminense em casa na próxima quinta-, a Conmebol vai mudar a posição da tabela e obrigar os dois times da Argentina a se enfrentarem.

Isso também pode acontecer se o Santos for eliminado pelo Vélez, e o Fluminense derrotar o Boca. Neste caso, a Conmebol faria o Fluminense jogar com o vencedor de Vasco e Corinthians na semi.

Tais mudanças podem, por exemplo, colocar a Universidad de Chile, sensação do futebol sul-americano nos últimos anos, no caminho de Corinthians ou Vasco já nas semifinais do torneio.

Caso o Santos vença o Vélez, ao menos um brasileiro estará garantido na decisão da Libertadores. Neste caso, o time de Neymar enfrentará o vencedor de Corinthians e Vasco. O Santos inicia o mata-mata quinta, fora de casa. O jogo de volta será no dia 24.

Ontem, o vice-presidente do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, disse que acredita no título, e brincou com a chance de enfrentar Neymar. Segundo o cartola, são Jorge teria de ajudar a marcá-lo. "Seria um santo contra todos os Santos", declarou.

Fonte: Folha de São Paulo